Bom dia Pessoal,
Antes de mais, os meus sinceros parabéns por este fórum!
Actualmente na fábrica onde trabalho temos uma infinidade de motores de indução trifásicos. Li num site que a corrente de fuga deve ser medida periodicamente de forma a vermos o estado do isolamento.
Ao que parece, com o motor a trabalhar normalmente da rede trifásica, valores acima de 400 microA no cabo de terra já indica problemas. O que vos parece este valor? Muito baixo? Depende da potência do motor?
Infelizmente não temos um Megger na Empresa e a única forma que tenho de medir é com um multímetro.
Saudações,
Corrente de fuga em motor trifásico
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 12 jan 2008, 00:53
- Enviou: 17 vezes
- Agradecimento recebido: 14 vezes
- Contacto:
Corrente de fuga em motor trifásico
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Enviou: 23 vezes
- Agradecimento recebido: 201 vezes
Re: Corrente de fuga em motor trifásico
os valores devem ser medidos com um mega-óhmimetro, para encontrar o valor da resistencia de isolamento e relacionam-se com a lei de ohm, para o calculo da corrente de fuga.
A regra é: a resistencia de isolamento minima (em ohm) é de 1000 vezes superior à tensão de funcionamento do referido equipamento.
Exemplo:
A tensão é de 400V, a resistencia de isolamento minima é de 400 000 ohm ou 0,4Mohm
A regra é: a resistencia de isolamento minima (em ohm) é de 1000 vezes superior à tensão de funcionamento do referido equipamento.
Exemplo:
A tensão é de 400V, a resistencia de isolamento minima é de 400 000 ohm ou 0,4Mohm
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Enviou: 3 vezes
- Agradecimento recebido: 220 vezes
Boas
Para se medir o isolamento dos motores, ou se mede com o famoso mega-óhmimetro, ou com um analizador de motores.
Com o mega-óhmimetro só temos medida de isolamento entre a massa e entre fases (isto se motor tiver mais que 3 pontas na placa.
A temperatura tem influencia na leitura dado que com o motor a 80ºC a leitura pode ser de 50 Megas a 1.000V, mas a 20ºC pode dar 500 ou 800 Megas.
Com o analizador de motores, aí a história é outra, dado que injecta diversas frequências na bobinagem e, tambem dá para verificar o estado das barras do rotor, assim como possíveis problemas mecânicos.
Creio que cá, há cerca de 3 ou 4 analizador de motores.
Mas com o mega-óhmimetro se um motor em quente (temperatura normal de funcionamento) estiver acima de 50 megas estará bom.
Se for um motor de 200Kw em frio que tenha só 100 megas é pouco, mas se for de 10 Kw está bom.
Cump.
Mário
Para se medir o isolamento dos motores, ou se mede com o famoso mega-óhmimetro, ou com um analizador de motores.
Com o mega-óhmimetro só temos medida de isolamento entre a massa e entre fases (isto se motor tiver mais que 3 pontas na placa.
A temperatura tem influencia na leitura dado que com o motor a 80ºC a leitura pode ser de 50 Megas a 1.000V, mas a 20ºC pode dar 500 ou 800 Megas.
Com o analizador de motores, aí a história é outra, dado que injecta diversas frequências na bobinagem e, tambem dá para verificar o estado das barras do rotor, assim como possíveis problemas mecânicos.
Creio que cá, há cerca de 3 ou 4 analizador de motores.
Mas com o mega-óhmimetro se um motor em quente (temperatura normal de funcionamento) estiver acima de 50 megas estará bom.
Se for um motor de 200Kw em frio que tenha só 100 megas é pouco, mas se for de 10 Kw está bom.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 12 jan 2008, 00:53
- Enviou: 17 vezes
- Agradecimento recebido: 14 vezes
- Contacto:
Obrigado pelas respostas.
Como ainda não comprei um megaohmimetro devido à famosa contenção de despesas nas empresas. Optei por medir a corrente de fuga pelo cabo de terra nos diversos motores que temos, e a trabalharem em condições normais.
Caso algum dia, algum comece a disparar o diferencial sempre tenho um valor de referência, para esse motor, quando trabalhava normalmente. Penso que assim já me será poder prever o estado do isolamento no motor.
Cumprimentos,
Bruno
Como ainda não comprei um megaohmimetro devido à famosa contenção de despesas nas empresas. Optei por medir a corrente de fuga pelo cabo de terra nos diversos motores que temos, e a trabalharem em condições normais.
Caso algum dia, algum comece a disparar o diferencial sempre tenho um valor de referência, para esse motor, quando trabalhava normalmente. Penso que assim já me será poder prever o estado do isolamento no motor.
Cumprimentos,
Bruno
Atentamente,
Bruno
Bruno