Boquilhas nas caixas obrigatório ou não?

Responder
Carlos Pedreira
Curioso
Curioso
Mensagens: 51
Registado: 03 set 2008, 20:15
Localização: Lisboa

Boquilhas nas caixas obrigatório ou não?

Mensagem por Carlos Pedreira »

Boa tarde a todos;
Agradecia a alguém que possivelmente já se deparou com esta situação, pois um cliente me contactou para lhe terminar uma instalação de habitação que se encontra já em fase de acabamento, ( a obra da casa claro ) feita a minha análise e tendo em conta que o proprietário tem necessidade de pedir aumento de potencia, logo será necessário a certificação, verifiquei que muita coisa terá de ser rectificado o que me (dói ) mais é que nenhuma caixa tem boquilha inclusive o quadro, o que obriga a partir paredes quando já prontas, será que se poderá evitar isso, se alguém poder ajudar desde já agradeço.
Com os meus melhores cumprimentos para toda a camaradagem.
Carlos Pedreira.


ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Boquilhas nas caixas obrigatório ou não?

Mensagem por ENERGY »

Boas
O melhor que tem a fazer é pedir a inspeção e ver o que acontece, se tudo correr bem Ok, senão vai ter de fazer as alterações decorrentes das não conformidades.
Carlos Pedreira Escreveu:Boa tarde a todos;
Agradecia a alguém que possivelmente já se deparou com esta situação, pois um cliente me contactou para lhe terminar uma instalação de habitação que se encontra já em fase de acabamento, ( a obra da casa claro ) feita a minha análise e tendo em conta que o proprietário tem necessidade de pedir aumento de potencia, logo será necessário a certificação, verifiquei que muita coisa terá de ser rectificado o que me (dói ) mais é que nenhuma caixa tem boquilha inclusive o quadro, o que obriga a partir paredes quando já prontas, será que se poderá evitar isso, se alguém poder ajudar desde já agradeço.
Com os meus melhores cumprimentos para toda a camaradagem.
Carlos Pedreira.
Cpts.
Energy
nsilva
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 114
Registado: 20 out 2008, 18:36
Localização: Alcobaça
Enviou: 3 vezes

Re: Boquilhas nas caixas obrigatório ou não?

Mensagem por nsilva »

Pelo que vejo, as boquilhas devem ser o seu menor problema.
Esqueça as boquilhas, desde que esteja garantido a proteção mecânica do isolamento de condutores.
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: Boquilhas nas caixas obrigatório ou não?

Mensagem por nelmindo »

nsilva Escreveu:Pelo que vejo, as boquilhas devem ser o seu menor problema.
Esqueça as boquilhas, desde que esteja garantido a proteção mecânica do isolamento de condutores.
Em instalações embutidas na alvenaria, tive sempre mais problemas nas instalações com boquilhas do que sem elas...
Avatar do Utilizador
orabolas
Curioso
Curioso
Mensagens: 48
Registado: 27 dez 2014, 11:31
Localização: Abrantes
Enviou: 7 vezes
Agradecimento recebido: 4 vezes

Re: Boquilhas nas caixas obrigatório ou não?

Mensagem por orabolas »

Bom dia,

também partilho da opinião de avançar para a inspeção e acabar a instalação de acordo com as normas, se estiver tudo de acordo com as normas passa na inspeção.
Já tive inspeções sem boquilhas que passaram sem problema nenhum.

Cumprimentos
Orabolas
Carlos Pedreira
Curioso
Curioso
Mensagens: 51
Registado: 03 set 2008, 20:15
Localização: Lisboa

Re: Boquilhas nas caixas obrigatório ou não?

Mensagem por Carlos Pedreira »

Agradeço a todos que agradavelmente deram a sua informação/opinião, sobre o meu assunto, mas sobre a opinião de pedir a certificação não é possivel para já visto que a coluna ainda não se encontra certificada nem tão pouco renovada.
A minha preocupação é que quando necessário os contras não sejam piores dos que actualmente, pois também não sei se serei eu a pedir a certificação.
Com os meu melhores cumprimentos, mais uma vez fico grato pela vossa atenção.
Carlos Pedreira.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Boquilhas nas caixas obrigatório ou não?

Mensagem por ENERGY »

Boas
Mas caso queira pode já pedir a Inspeção para a PMA que tem atualmente, depois no futuro e com a Coluna Montante aprovada pede nova Inspeção, pois por vezes é importante para contratar seguros.
Carlos Pedreira Escreveu:Agradeço a todos que agradavelmente deram a sua informação/opinião, sobre o meu assunto, mas sobre a opinião de pedir a certificação não é possivel para já visto que a coluna ainda não se encontra certificada nem tão pouco renovada.
A minha preocupação é que quando necessário os contras não sejam piores dos que actualmente, pois também não sei se serei eu a pedir a certificação.
Com os meu melhores cumprimentos, mais uma vez fico grato pela vossa atenção.
Carlos Pedreira.
Cpts.
Energy
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”