Alimentações desde Quadros de Segurança em esquema IT

amfys
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 abr 2008, 11:53
Been thanked: 4 times

Alimentações desde Quadros de Segurança em esquema IT

Mensagem por amfys »

Quando temos um quadro de segurança alimentado em esquema IT e desse quadro alimentamos um quadro de desenfumagem os colegas metem diferencial selectivo de baixa sensibilidade para protecção do 2º defeito ou não metem e protegem o 2º defeito limitando o comprimento dos circuitos?

Pergunto isto porque tenho visto quadros de desenfumagem feitos em projectos da especialidade AVAC com diferenciais de 300mA nas alimentações de ventiladores de insuflação/extracção, já para não falar nos projectos que são analisados pelo LIQ me obrigarem a por diferencial em todos os circuitos que saem do quadro segurança.
danieljpires
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 03 dez 2007, 11:42

Re: Alimentações desde Quadros de Segurança em esquema IT

Mensagem por danieljpires »

Caso no sistema tenha maquinas de 2 velocidades divido o quadro em 2 barramentos 1 barramento sem diferenciais desde o quadro de segurança incluisive ate a maquina sem diferenciais para cumprir o TN-C e outro barramente com diferenciais para maquinas que garantam o sistema TN-S para comprir o estipulado nas RTIEBT que indica circuitos que alimenentem equipamentos em zonas BE2 deverrão ter diferenciais associados e assim posso "calar" com este tipo de argumento
Daniel Silva Pires - Eng.º
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Has thanked: 18 times
Been thanked: 34 times

Mensagem por joaoosvaldo »

danieljpires Escreveu:Caso no sistema tenha maquinas de 2 velocidades divido o quadro em 2 barramentos 1 barramento sem diferenciais desde o quadro de segurança incluisive ate a maquina sem diferenciais para cumprir o TN-C e outro barramente com diferenciais para maquinas que garantam o sistema TN-S para comprir o estipulado nas RTIEBT que indica circuitos que alimenentem equipamentos em zonas BE2 deverrão ter diferenciais associados e assim posso "calar" com este tipo de argumento
No caso dessas máquinas não é TN-C mas sim TN-S. Para ser TN-C implica que existe condutor PEN com funções de neutro e protecção e nesse caso a máquina nem leva neutro. É TN-S mas não leva diferenciais porque consegue-se garantir a protecção com disjuntores ou fusíveis (comprimentos máximos).
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio

amfys Escreveu:Quando temos um quadro de segurança alimentado em esquema IT e desse quadro alimentamos um quadro de desenfumagem os colegas metem diferencial selectivo de baixa sensibilidade para protecção do 2º defeito ou não metem e protegem o 2º defeito limitando o comprimento dos circuitos?

Pergunto isto porque tenho visto quadros de desenfumagem feitos em projectos da especialidade AVAC com diferenciais de 300mA nas alimentações de ventiladores de insuflação/extracção, já para não falar nos projectos que são analisados pelo LIQ me obrigarem a por diferencial em todos os circuitos que saem do quadro segurança.
Na minha opinião e é o que faço não coloco diferenciais. Mas pode colocar tem é de garantir que este não actua no 1.º defeito em caso algum.

No outro tópico quando referi a regra do triângulo em derivações sucessivas é para calcular os comprimentos máximos corrigidos. A ver se consigo explicar:

Do quadro de segurança tem uma canalização que designo de L1 protegida por disjuntor que alimenta o quadro de desenfumagem e do quadro de desenfumagem tem uma canalização L2 que alimenta um ventilador por exemplo (protegido por disjuntor no quadro de desenfumagem). Neste caso deve calcular o L2(max)corr (comprimento máximo da canalização L2 corrigido) da seguinte forma calcula o comprimento máximo protegido da canalização L1 que designo de L1(max) e calcula também o L2(max) e depois calcula o L2(max)corr através da expressão:

L2(max)corr = { [ L1(max) -L1 ] / L1(max) } x L2(max) -> que é a regra do triângulo em derivações sucessivas, neste caso tem apenas uma derivação

O L1 designa o comprimento real da canalização 1.

Não sei se ficou bem explicado :?: :!: Isto está no livro do Eng. Constantino bem explicado.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

amfys
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por amfys »

Eu conheço a regra do triângulo e sei que deveria ser aplicada mas como é possível aplicá-la se os circuitos dos ventiladores fazem parte de um projecto de putra especialidade.
Daí a minha questão inicial, que se devia ter completado da seguinte forma:

Quando temos um quadro de segurança alimentado em esquema IT e desse quadro alimentamos um quadro de desenfumagem, de outra especialidade com circuitos de características que desconhecemos (comprimento, secção, protecçã), os colegas metem diferencial selectivo de baixa sensibilidade para protecção do 2º defeito ou não metem e protegem o 2º defeito limitando o comprimento dos circuitos (indicando em projecto que não devem ter comprimento maior que Xm, coisa impossível de aplicar na prática)?
danieljpires
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 03 dez 2007, 11:42

Mensagem por danieljpires »

Não conhecia a regra do triangulo corrigido nem conhecia a sua aplicação pratica.
Para o calculo do comprimento maximo admissivel da canalização calculo toda a impedancia da cablagem desde a protecção até ao equipamento e aplico a a formula sabendo o ICC max do disjuntor ou fusivel.

Sinceramente não consegui perceber bem qual é o intuito da formula e qual a aplicação pratica....
Daniel Silva Pires - Eng.º
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

Aregra do triângulo aplica-se para assegura o valor de Icc (5 s), para as proteções contra curto circuitos e não como comprimentos máximos contra defeitos na protecção das pessoas!!

Ou não será assim??
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio

amfys Escreveu:Eu conheço a regra do triângulo e sei que deveria ser aplicada mas como é possível aplicá-la se os circuitos dos ventiladores fazem parte de um projecto de putra especialidade.
Daí a minha questão inicial, que se devia ter completado da seguinte forma:

Quando temos um quadro de segurança alimentado em esquema IT e desse quadro alimentamos um quadro de desenfumagem, de outra especialidade com circuitos de características que desconhecemos (comprimento, secção, protecçã), os colegas metem diferencial selectivo de baixa sensibilidade para protecção do 2º defeito ou não metem e protegem o 2º defeito limitando o comprimento dos circuitos (indicando em projecto que não devem ter comprimento maior que Xm, coisa impossível de aplicar na prática)?
Pois o problema é mesmo esse e que evidenciei no outro tópico é a coordenação de Projecto que por vezes simplesmente não existe :!: E aqui não restam muitas soluções se não se sabe o que está para a frente ou utilizam-se diferenciais ou então é possível construir uma tabela com os comprimentos máximos para os vários casos possíveis do tipo:

- Se a canalização for em cabo XZ1(zh, frs) 5G2.5 mm2 e disjuntor de protecção de 16A da curva C o comprimento é X;
- Se a canalização for em cabo XZ1(zh, frs) 5G4 mm2 e disjuntor de protecção de 25A da curva C o comprimento é Y (...) e por ai adiante. Uma tabela em excel com uma coluna com as secções e uma linha com as protecções e os respectivos comprimentos máximos para cada caso (cruzamento da secção com a protecção). Já utilizei esta solução porque realmente não sabia o que estava para a frente.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio

Duzia12 Escreveu:Aregra do triângulo aplica-se para assegura o valor de Icc (5 s), para as proteções contra curto circuitos e não como comprimentos máximos contra defeitos na protecção das pessoas!!

Ou não será assim??
Aplica-se na protecção das canalizações contra os curto-circuitos em todos os esquemas de ligação à terra (TT, TN e IT) e aplica-se também à protecção de pessoas contra os contactos indirectos mas neste caso apenas para os esquemas TN e IT.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

amfys
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por amfys »

joaoosvaldo Escreveu: Pois o problema é mesmo esse e que evidenciei no outro tópico é a coordenação de Projecto que por vezes simplesmente não existe :!: E aqui não restam muitas soluções se não se sabe o que está para a frente ou utilizam-se diferenciais ou então é possível construir uma tabela com os comprimentos máximos para os vários casos possíveis do tipo:

- Se a canalização for em cabo XZ1(zh, frs) 5G2.5 mm2 e disjuntor de protecção de 16A da curva C o comprimento é X;
- Se a canalização for em cabo XZ1(zh, frs) 5G4 mm2 e disjuntor de protecção de 25A da curva C o comprimento é Y (...) e por ai adiante. Uma tabela em excel com uma coluna com as secções e uma linha com as protecções e os respectivos comprimentos máximos para cada caso (cruzamento da secção com a protecção). Já utilizei esta solução porque realmente não sabia o que estava para a frente.
Acho que vou começar a fazer isso mesmo (uma tabela com comprimentos máximos) e a comunicar esse mesmo facto aos projectistas das outras especialidades (AVAC, águas, etc).

Mas pelo que tenho visto, pelo menos nos projectos em que estou envolvido, a maioria das outras especialidades instala diferenciais nos circuitos finais com sensibilidades de 300mA ou menos, que podem disparar no 1º defeito, colocando em causa o esquema IT, o que é principalmente gravoso no caso de ventiladores de desenfumagem.
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio

amfys Escreveu:
joaoosvaldo Escreveu: Pois o problema é mesmo esse e que evidenciei no outro tópico é a coordenação de Projecto que por vezes simplesmente não existe :!: E aqui não restam muitas soluções se não se sabe o que está para a frente ou utilizam-se diferenciais ou então é possível construir uma tabela com os comprimentos máximos para os vários casos possíveis do tipo:

Acho que vou começar a fazer isso mesmo (uma tabela com comprimentos máximos) e a comunicar esse mesmo facto aos projectistas das outras especialidades (AVAC, águas, etc).

Mas pelo que tenho visto, pelo menos nos projectos em que estou envolvido, a maioria das outras especialidades instala diferenciais nos circuitos finais com sensibilidades de 300mA ou menos, que podem disparar no 1º defeito, colocando em causa o esquema IT, o que é principalmente gravoso no caso de ventiladores de desenfumagem.
Pois é isso mesmo acho pouco fiável a instalação de diferenciais porque podem colocar o IT em causa ainda por cima em sistemas afectos à segurança em que o que se pretende é a continuidade de serviço.

Nos documentos deste tópico pode encontrar uma tabela do género de que falo:

http://www.eletricidade.net/viewtopic.php?f=22&t=7842 (Ficheiro "PP-SLT" na página 89 do pdf)
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

amfys
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por amfys »

Estou a ver. Resumindo dever-se-á indicar no projecto e comunicar às outras especialidades o seguinte:

1 - Tabela com comprimentos máximos protegidos contra CC, corrigidos com a regra do triângulo no caso de circuitos derivados de quadros parciais.
2 (opção 1) - Tabela com comprimentos máximos protegidos contra contactos indirectos, corrigidos com a regra do triângulo no caso de circuitos derivados de quadros parciais, caso a protecção contra contactos indirectos seja feita com as protecções contra sobreintensidades (fusíveis ou disjuntores).
2 (opção 2) - Sensibilidade mínima dos diferenciais a instalar nesses quadros (mínimo 2x corrente de 1º defeito), caso a protecção contra contactos indirectos seja feita deste modo.
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio

amfys Escreveu:Estou a ver. Resumindo dever-se-á indicar no projecto e comunicar às outras especialidades o seguinte:

1 - Tabela com comprimentos máximos protegidos contra CC, corrigidos com a regra do triângulo no caso de circuitos derivados de quadros parciais.
2 (opção 1) - Tabela com comprimentos máximos protegidos contra contactos indirectos, corrigidos com a regra do triângulo no caso de circuitos derivados de quadros parciais, caso a protecção contra contactos indirectos seja feita com as protecções contra sobreintensidades (fusíveis ou disjuntores).
2 (opção 2) - Sensibilidade mínima dos diferenciais a instalar nesses quadros (mínimo 2x corrente de 1º defeito), caso a protecção contra contactos indirectos seja feita deste modo.
Sim é isso. Ter em atenção em verificar qual o mínimo dos comprimentos máximos tendo em conta também a q.d.t. máxima admissível.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

amfys
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por amfys »

Por acaso não sabe se softwares como o Ecodial ou outros conseguem fazer estes cálculos?
Eu faço com recurso a excel mas pretendia um modo mais expedito e acima de tudo correcto que me permitisse validar uma instalação completa.
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio

amfys Escreveu:Por acaso não sabe se softwares como o Ecodial ou outros conseguem fazer estes cálculos?
Eu faço com recurso a excel mas pretendia um modo mais expedito e acima de tudo correcto que me permitisse validar uma instalação completa.
Pois não sei :? . Como disse no outro tópico não costumo utilizar nenhum software. Realmente para fazer estas coisas bem feitas e bem dimensionadas dá muito trabalho o problema é que ninguém dá o valor :evil: .
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Responder

Voltar para “Esquemas Elétricos”