leds em comtuação de escada
-
- Velha Guarda
- Registado: 07 abr 2008, 13:20
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 6 times
leds em comtuação de escada
amigos , estou aprender a mexer em led´s , estou a fazer algumas experiencias ...
na minha garagem tenho uma comutação de escada , os comutadores não têm sinalizador , já vi interruptores com uma luze vermelha ...
eu bem sei que se calhar a legrand ou a efapel é capaz de ter comutadores de escada já com led ou outro tipo de sinalização ...
e se calhar também ficava mais barato substituir esses comutadores de escada para aquilo que eu pretendo ...
até pode ser verdade ...
mas não seria a mesma coisa , eu não iria aprender ... eu quero aprender , quero evoluir !!!!!!!!!!!!
ou seja queria por um led em cada comutador de escada , a minhas duvida é a seguinte :
existentem leds que trabalhem a 230v ?
e pergunto isto porque ? porque os tais interruptores do chinocas por exemplo têm o tal led , também já vi lampadas normais que é só colocar no casquilho e vai de 23ov para cima ...
se não existem leds de 230v como dá para dar a volta a situação ?
acreditem , comprar já feito não dá o mesmo gosto e prazer , de pegar no ferro de soldar , fazer ligações , e acima de tudo , olhar ao fim do trabalho feito ( apesar das explosões ) puxa consegui ...
desculpem-me estar sempre aqui a pedir ajudas , mas eu não sei , e quero aprender ,
os meus cumprimentos a todos
na minha garagem tenho uma comutação de escada , os comutadores não têm sinalizador , já vi interruptores com uma luze vermelha ...
eu bem sei que se calhar a legrand ou a efapel é capaz de ter comutadores de escada já com led ou outro tipo de sinalização ...
e se calhar também ficava mais barato substituir esses comutadores de escada para aquilo que eu pretendo ...
até pode ser verdade ...
mas não seria a mesma coisa , eu não iria aprender ... eu quero aprender , quero evoluir !!!!!!!!!!!!
ou seja queria por um led em cada comutador de escada , a minhas duvida é a seguinte :
existentem leds que trabalhem a 230v ?
e pergunto isto porque ? porque os tais interruptores do chinocas por exemplo têm o tal led , também já vi lampadas normais que é só colocar no casquilho e vai de 23ov para cima ...
se não existem leds de 230v como dá para dar a volta a situação ?
acreditem , comprar já feito não dá o mesmo gosto e prazer , de pegar no ferro de soldar , fazer ligações , e acima de tudo , olhar ao fim do trabalho feito ( apesar das explosões ) puxa consegui ...
desculpem-me estar sempre aqui a pedir ajudas , mas eu não sei , e quero aprender ,
os meus cumprimentos a todos
-
- Oficial
- Registado: 27 fev 2008, 20:53
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 17 times
Re: leds em comtuação de escada
Não há leds a 230 V, podes é por uma resistência em série, ou melhor duas de R=230/10/2= 1,2 KOhms cada
SAbes ligá-la?
Comutador de escada luminoso, com um led e uma resistência de 22 KOhms em cada um
SAbes ligá-la?
Comutador de escada luminoso, com um led e uma resistência de 22 KOhms em cada um
Última edição por Duzia12 em 07 set 2010, 18:21, editado 1 vez no total.
-
- Velha Guarda
ligar não sei meu bom amigo Duzia12 ...
eu esquemas só sei ler os multifilar ...
mas sou pessimo de ingles ...
já andei no google a ver , mas não achei nada ...
mas que eu gostava muito de fazer isto , há se eu gostava ...
eu esquemas só sei ler os multifilar ...
mas sou pessimo de ingles ...
já andei no google a ver , mas não achei nada ...
mas que eu gostava muito de fazer isto , há se eu gostava ...
-
- Oficial
Sabes ligar o comutador de escada e sabes identificar cada terminal?
Há por aí esquemas no forum
http://www.eletricidade.net/viewtopic.p ... +o+esquema
http://www.eletricidade.net/viewtopic.p ... +de+escada
Há por aí esquemas no forum
http://www.eletricidade.net/viewtopic.p ... +o+esquema
http://www.eletricidade.net/viewtopic.p ... +de+escada
-
- Velha Guarda
então conforme este esquema , http://www.eletricidade.net/viewtopic.p ... +de+escada nas duas linhas que ligam um interruptor ao outro meto o led com uma resistencia de 23 Kohms em cada perna do led ? é isso amigo ?
fogo , ah coisas ... do caraças , este esquema http://www.eletricidade.net/viewtopic.p ... +de+escada eu já o tinha , mas nunca o vi neste sentido , sempre julguei que fosse necessario para aquilo que quero ter fase e neutro no botão ...
é o que eu digo , quando um gajo não sabe até se pode enfiar lisboa por olhos a dentro que um gajo diz que está no porto ...
que triste é a ignorancia ....
fogo , ah coisas ... do caraças , este esquema http://www.eletricidade.net/viewtopic.p ... +de+escada eu já o tinha , mas nunca o vi neste sentido , sempre julguei que fosse necessario para aquilo que quero ter fase e neutro no botão ...
é o que eu digo , quando um gajo não sabe até se pode enfiar lisboa por olhos a dentro que um gajo diz que está no porto ...
que triste é a ignorancia ....
-
- Oficial
Sim, em paralelo c om os dois terminais que liga cada comutador um ao outro, sem ser no do shunts ou seja o que de um lado liga à lâmpada e no outro á Fase
Tive aqui a confirma nos meus canhanhos "livros" de 1977 e confirma-se isso. Este livrinho não há á venda, há coisas mais avançadas, mas.....a base é tudo!!!
Mas estas coisas não vem nos livros modernos, mas não tem, nada de especial
Resumdo Led em série com a resistência de 22KOms ou aproximado nos ligadores com o n-º 2 e 3
Tive aqui a confirma nos meus canhanhos "livros" de 1977 e confirma-se isso. Este livrinho não há á venda, há coisas mais avançadas, mas.....a base é tudo!!!
Mas estas coisas não vem nos livros modernos, mas não tem, nada de especial
Resumdo Led em série com a resistência de 22KOms ou aproximado nos ligadores com o n-º 2 e 3
-
- Velha Guarda
obrigado amigo , já fui tarde ...
http://imagesocket.com/view/comuta_o_es ... led079.jpg
só para dissipar e confirmar ligo a uma perna do led uma resistencia 23 Kohms ainda no mesmo led mas já na outra perna do led ligo mais uma resistencia de 23 Kohms .. e as pontas da resistencia uma ligo no 2 e a outra no 3 e assim este comutador ficará a bombar ... certo ?
desculpa a minha grande burrice ...
quem não sabe é como não visse...
e aproveito também para agradeçer a tua ajuda e acima de tudo a grande paciencia ...
http://imagesocket.com/view/comuta_o_es ... led079.jpg

só para dissipar e confirmar ligo a uma perna do led uma resistencia 23 Kohms ainda no mesmo led mas já na outra perna do led ligo mais uma resistencia de 23 Kohms .. e as pontas da resistencia uma ligo no 2 e a outra no 3 e assim este comutador ficará a bombar ... certo ?
desculpa a minha grande burrice ...
quem não sabe é como não visse...
e aproveito também para agradeçer a tua ajuda e acima de tudo a grande paciencia ...
-
- Oficial
Não pode ter duas resistências no mesmo comutador
Oteu esquema está confuso se calhar está mal
Se tiveres duvidas diz
vê o esquema o led+resistência liga um ao outro, as duas pernas que sobram ligam ao 2 e 3
São só 1 resistencia de 22 KOhms e um led em cada comutador
Oteu esquema está confuso se calhar está mal
Se tiveres duvidas diz
vê o esquema o led+resistência liga um ao outro, as duas pernas que sobram ligam ao 2 e 3
São só 1 resistencia de 22 KOhms e um led em cada comutador
-
- Velha Guarda
já percebi amigo , penso que sim ...
quando fizer o teste , coloco aqui como teste ...
sabado em principio vou comprar led´s ....
no domingo para fazer o teste abro um comutador e ligo só para testar ...
a obra em si fica para mais tarde , porque depois vou adaptar isto a outras coisas..
se conseguir ainda vou fazer um video explicativo , para ajudar outros burrinhos como eu !!!
para mim o conhecimento , não é para mim , não é só para ficar aqui no pc em pastas ...
Duzia12 , numa derivação simples , como era feita a ligação ? sabes ?
desculpa o abuso ...
quando fizer o teste , coloco aqui como teste ...
sabado em principio vou comprar led´s ....
no domingo para fazer o teste abro um comutador e ligo só para testar ...
a obra em si fica para mais tarde , porque depois vou adaptar isto a outras coisas..
se conseguir ainda vou fazer um video explicativo , para ajudar outros burrinhos como eu !!!
para mim o conhecimento , não é para mim , não é só para ficar aqui no pc em pastas ...
Duzia12 , numa derivação simples , como era feita a ligação ? sabes ?
desculpa o abuso ...
-
- Velha Guarda
o que é que eu posso dizer ? olha se fores daqui perto de alverca , as imperiais ficam por minha conta ...
acho que com o que aprendi hoje o obrigado é pouco ...
obrigado meu bom amigo ...
acho que com o que aprendi hoje o obrigado é pouco ...
obrigado meu bom amigo ...
-
- Velha Guarda
pensei que sei , mas se calhar até não sei ...
se puderes dizer , diz , assim evito explosões ...
e um duvida que tenho a resistencia meto no led no menos ... na perna mais pequena certo ?
obrigadão ...
se puderes dizer , diz , assim evito explosões ...
e um duvida que tenho a resistencia meto no led no menos ... na perna mais pequena certo ?
obrigadão ...
-
- Oficial
Não há risco de exposões só se shuntares a resistência de 22 ou 23 KOms
Tens duas hipóteses que é olhar para a cor dos fios entre o 1 e os outros dois o 2 e o 3 normalmente os fios que ligam ao 2 e 3 são da mesma cor e o outro diferente o que liga ao 1
Outra maneira é usar um ohmímetro tenta as vária hipotese se for 1 e 2 ao ligar e desligar o comutador o Ohmímetro liga e desliga ( zero Ohms) -----se for entre o 1 e o 3 igual, só quando ligado ao 2 e 3 é que o ohmímetro acusa infinito, quer dizer não liga
Tens duas hipóteses que é olhar para a cor dos fios entre o 1 e os outros dois o 2 e o 3 normalmente os fios que ligam ao 2 e 3 são da mesma cor e o outro diferente o que liga ao 1
Outra maneira é usar um ohmímetro tenta as vária hipotese se for 1 e 2 ao ligar e desligar o comutador o Ohmímetro liga e desliga ( zero Ohms) -----se for entre o 1 e o 3 igual, só quando ligado ao 2 e 3 é que o ohmímetro acusa infinito, quer dizer não liga
-
- Velha Guarda
no 1 tenho um condutor castanho - fase ...
como é instalação feita a cabo 3 x 1,5 ...
os condutores que ligação no 2 é o azul ... no 3 o amarelo ...
é no azul e no amarelo que eu vou colocar no dois vou colocar a perna da resistencia que liguei ao led e no 3 vou ligar uma perna do led ...
esta é minha ideia ....
sabado se não tiver que ir trabuquir , vou à niposom buscar leds...
tinha aqui uns leds em casa mas não sei deles ...
como é instalação feita a cabo 3 x 1,5 ...
os condutores que ligação no 2 é o azul ... no 3 o amarelo ...
é no azul e no amarelo que eu vou colocar no dois vou colocar a perna da resistencia que liguei ao led e no 3 vou ligar uma perna do led ...
esta é minha ideia ....
sabado se não tiver que ir trabuquir , vou à niposom buscar leds...
tinha aqui uns leds em casa mas não sei deles ...