Ajuda para regulação de rotação de motor
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 09 mar 2007, 09:42
- Contacto:
Ajuda para regulação de rotação de motor
Boas a todos...
Tinha duvidas se era nesta secção ou na de electrónica. Se acharem que está incorrecto, podem mudar, sff.
O que se passa é que uma cliente minha comprou um jacuzzi industrial...
aquilo sozinho com tudo a funcionar consome quase uns 30A.
Tem:
1 resistência de aquecimento potente.
1 motor de circulação de 2 velocidades - 1HP/3HP
2 motores para os jactos 4HP cada um
O problema é que a instalação é monofásica de 30A e ainda tem mais a habitação...
Volta e meia o quadro vai abaixo...
Os jactos permitem regulação, mas é feita de modo mecânico, isto é, regula-se o caudal de água.
E dificilmente se aguenta aquilo no máximo.
Foi por isso que me lembrei de regular os motores com TRiac, obviamente com outros que aguentam mais corrente...
Mandei vir uns da ST - T2550H que aguentam 25A.
Mas tive a pesquisar por causa de outros métodos alternativos, e num forum americano é que vi uma situação que me tinha escapado.
O triac vai fazer o arranque da fase deslocar consoante o "duty cycle", mas o arranque/direcção do motor é controlado pelo condensador.
A nível do circuito terei de tomar mais algumas precauções?
Triac e condensadores vão funcionar neste caso? Ou terei de ir para outras soluções?
Alguém já experimentou algo do género? podem dar uma ajudinha?
Obrigado por tudo...
Ricardo
Tinha duvidas se era nesta secção ou na de electrónica. Se acharem que está incorrecto, podem mudar, sff.
O que se passa é que uma cliente minha comprou um jacuzzi industrial...
aquilo sozinho com tudo a funcionar consome quase uns 30A.
Tem:
2 motores para os jactos 4HP cada um
O problema é que a instalação é monofásica de 30A e ainda tem mais a habitação...
Volta e meia o quadro vai abaixo...
Os jactos permitem regulação, mas é feita de modo mecânico, isto é, regula-se o caudal de água.
E dificilmente se aguenta aquilo no máximo.
Foi por isso que me lembrei de regular os motores com TRiac, obviamente com outros que aguentam mais corrente...
Mandei vir uns da ST - T2550H que aguentam 25A.
Mas tive a pesquisar por causa de outros métodos alternativos, e num forum americano é que vi uma situação que me tinha escapado.
O triac vai fazer o arranque da fase deslocar consoante o "duty cycle", mas o arranque/direcção do motor é controlado pelo condensador.
A nível do circuito terei de tomar mais algumas precauções?
Triac e condensadores vão funcionar neste caso? Ou terei de ir para outras soluções?
Alguém já experimentou algo do género? podem dar uma ajudinha?
Obrigado por tudo...
Ricardo
- carlos_cfr7
- Quadro de Honra
- Registado: 11 jun 2007, 15:37
- Been thanked: 1 time
Re: Ajuda para regulação de rotação de motor
Esses motores de fase auxiliar com condensador, só precisam do condensador no arranque, ate atingirem a velocidade perto do sincronismo.
A velocidade definida pela frequencia da alimentaçao e nao consegues tirar gande rendimento do motor se ele funcionar muito abaixo dessa velocidade.
no meu ver, tens 3 hipoteses:
ou aumentas a potencia para 10kva(45A) ou 13kva(60A max para monofasico)
ou arranjar outro motor
ou forma de esse motor trabalhar mais livre e consumir menos...
passa na apresentaçao, e podias perguntar-me pessoalmente que eu dizia-te
A velocidade definida pela frequencia da alimentaçao e nao consegues tirar gande rendimento do motor se ele funcionar muito abaixo dessa velocidade.
no meu ver, tens 3 hipoteses:
ou aumentas a potencia para 10kva(45A) ou 13kva(60A max para monofasico)
ou arranjar outro motor
ou forma de esse motor trabalhar mais livre e consumir menos...
passa na apresentaçao, e podias perguntar-me pessoalmente que eu dizia-te

Última edição por carlos_cfr7 em 11 abr 2010, 01:49, editado 1 vez no total.
Eng. de electrónica e telecomunicações
- carlos_cfr7
- Quadro de Honra
aqui na minha tabela da certiel tenho 13.8kva - monofasico/trifasico 60A/20A
nestes motores, podes regular a rotaçao do motor variando a frequencia da alimentaçao.. ms nao sei se ganharas mt com isso..
em trabalhos pra outras pessoas, n m aventurava em cenas que comprometem a durabilidade e eficiencia do sistema.
nestes motores, podes regular a rotaçao do motor variando a frequencia da alimentaçao.. ms nao sei se ganharas mt com isso..
em trabalhos pra outras pessoas, n m aventurava em cenas que comprometem a durabilidade e eficiencia do sistema.
-
- Contacto:
Relativamente à potencia máxima que se consegue é 6.9kva em monofásico
a EDP não dá mais.
Alem disso a instalação já tem uns 20 anos, por isso eles não permitem isso...
Mas isso também não é problema, porque alguém anterior a mim "adulterou" o diferencial da EDP para os 45A
O objectivo é mesmo o de reduzir consumo, porque aquilo tem de ter a resistência e a bomba de circulação permanentemente a funcionar 24 horas por dia
A minha duvida será se o triac não causará problemas com o condensador.
E se o circuito normal para "dimmer" de luzes servirá, visto que o motor é bastante indutivo...
Este Triac é do tipo SNUBBERLESS, isto é, reduz imenso os picos nas comutações.
http://www.st.com/stonline/products/lit ... n/3577.pdf
Aqui mostra-se algumas informações sobre este tipo...
Mas alguém já tem alguma experiência com eles?
Obrigado
a EDP não dá mais.
Alem disso a instalação já tem uns 20 anos, por isso eles não permitem isso...
Mas isso também não é problema, porque alguém anterior a mim "adulterou" o diferencial da EDP para os 45A
O objectivo é mesmo o de reduzir consumo, porque aquilo tem de ter a resistência e a bomba de circulação permanentemente a funcionar 24 horas por dia
A minha duvida será se o triac não causará problemas com o condensador.
E se o circuito normal para "dimmer" de luzes servirá, visto que o motor é bastante indutivo...
Este Triac é do tipo SNUBBERLESS, isto é, reduz imenso os picos nas comutações.
http://www.st.com/stonline/products/lit ... n/3577.pdf
Aqui mostra-se algumas informações sobre este tipo...
Mas alguém já tem alguma experiência com eles?
Obrigado
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boas
Se o que consome mais é as resistências e não têm mais potencia livre da Edp para dar, creio que uma hipótese é por o aquecimento a gás, com um dos esquentador dos novos ou caldeira.
Cump.
Mário
Se o que consome mais é as resistências e não têm mais potencia livre da Edp para dar, creio que uma hipótese é por o aquecimento a gás, com um dos esquentador dos novos ou caldeira.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
- carlos_cfr7
- Quadro de Honra
6.9 deve ser a potencia maxima que a instalação está "certificada", ha 20 anos se calhar nao havia disso, mas assumiram esse valor como o maximo. mais que isso talvez só com a substituiçao do diferencial, corte geral, cabos de entrada, e s calhar qs toda a instalação para a certiel certificar para uma potencia a seguir. está fora de questao entao...
a hipotese do aquecimento a gas tambem me parece bem.
estamos a falar de um motor assincrono com campo giratorio auxiliado por condensador, nao de lampadas ou de aparelhos que a saida depende do valor eficaz da corrente.
se fosse um motor universal (com escovas) nao havia problemas. até os berbequins tem isso no botao. esse motor faz a sua propria velocidade com base na repulsao/atracçao a cada volta.
com triacs a sinusoide fica distorcida, o motor pode fazer ruidos, a fase do condensador pode nao ter os ~90º em relaçao a onda original.
ja pensaste com um (auto-)transformador? reduzes a corrente, o motor perde um pco a força, mas mantem a sinusoide.
a hipotese do aquecimento a gas tambem me parece bem.
estamos a falar de um motor assincrono com campo giratorio auxiliado por condensador, nao de lampadas ou de aparelhos que a saida depende do valor eficaz da corrente.
se fosse um motor universal (com escovas) nao havia problemas. até os berbequins tem isso no botao. esse motor faz a sua propria velocidade com base na repulsao/atracçao a cada volta.
com triacs a sinusoide fica distorcida, o motor pode fazer ruidos, a fase do condensador pode nao ter os ~90º em relaçao a onda original.
ja pensaste com um (auto-)transformador? reduzes a corrente, o motor perde um pco a força, mas mantem a sinusoide.
- carlos_cfr7
- Quadro de Honra
ja agora, estamos a falar dum motor de que potencia? se calhar o peso do motor no consumo do jacuzi até é pouco significativo..
talvez até reduzir na potencia da resistencia e ficar com um aquecimento lento seria a melhor aposta (aí ja podias usar os triacs..), pra nao falar do que o "Mario" sugeriu..
ainda sobre aquilo que queres "brincar", assim que a velocidade do motor sai muito fora da velocidade de sincronismo, a velocidade do motor é instavel, uma pequena variaçao da carga pode fazer ganhar toda a velocidade outra vez, ou parar, e queimar.
talvez com um VFD(variable frequency driver) mas precisas reduzir a tensao tambem: em frequencias mais baixas a corrente aumenta.
procura por permanent split capacitor motor speed control.. pode ser que encontres algum esquema especifico para estes motores, ou talvez encontres que é melhor ires por outro lado... depois diz como isso ficou..
talvez até reduzir na potencia da resistencia e ficar com um aquecimento lento seria a melhor aposta (aí ja podias usar os triacs..), pra nao falar do que o "Mario" sugeriu..
ainda sobre aquilo que queres "brincar", assim que a velocidade do motor sai muito fora da velocidade de sincronismo, a velocidade do motor é instavel, uma pequena variaçao da carga pode fazer ganhar toda a velocidade outra vez, ou parar, e queimar.
talvez com um VFD(variable frequency driver) mas precisas reduzir a tensao tambem: em frequencias mais baixas a corrente aumenta.
procura por permanent split capacitor motor speed control.. pode ser que encontres algum esquema especifico para estes motores, ou talvez encontres que é melhor ires por outro lado... depois diz como isso ficou..
-
- Contacto:
A hipotese do gás é algo a considerar...
Sim, os triacs distorcem um pouco, especialmente com cargas indutivas.
Relativamente ao desfasamento é que o condensador poderá não aguentar tão bem e aquecer mais... resultando na sua destruição...
Os que lá estavam agora, na bomba de circulação, estoiraram. amanhã é que lá vou ver como estão e quais os valores para os substituir, se conseguir-se ler alguma coisa...
Já tive a ver aqui no forum algumas dicas para calcular o valor deles caso não dê para ler...
O auto-transformador é uma boa hipótese, mas qual é o preço dum que aguente uns 7000VA, pelo menos?
Onde se consegue arranjar algo do género?
Também pensei num transformador redutor de 230-110... mas só experimentando para ver se os motores arrancam e se mantêm uma potência de jactos aceitável
O objectivo de tudo isto é reduzir os custos com a electricidade, porque aquilo vai começar a trabalhar para fora, com serviços de massagem e afins...
Algumas soluções podem ser funcionais, mas com custos muito mais elevados do que actualmente ele faz de electricidade..
Obrigado por tudo
Sim, os triacs distorcem um pouco, especialmente com cargas indutivas.
Relativamente ao desfasamento é que o condensador poderá não aguentar tão bem e aquecer mais... resultando na sua destruição...
Os que lá estavam agora, na bomba de circulação, estoiraram. amanhã é que lá vou ver como estão e quais os valores para os substituir, se conseguir-se ler alguma coisa...
Já tive a ver aqui no forum algumas dicas para calcular o valor deles caso não dê para ler...
O auto-transformador é uma boa hipótese, mas qual é o preço dum que aguente uns 7000VA, pelo menos?
Onde se consegue arranjar algo do género?
Também pensei num transformador redutor de 230-110... mas só experimentando para ver se os motores arrancam e se mantêm uma potência de jactos aceitável
O objectivo de tudo isto é reduzir os custos com a electricidade, porque aquilo vai começar a trabalhar para fora, com serviços de massagem e afins...
Algumas soluções podem ser funcionais, mas com custos muito mais elevados do que actualmente ele faz de electricidade..
Obrigado por tudo
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boas
Mas lendo bem
"Tem:
2 motores para os jactos 4HP cada um"
Com 4 Hp cada motor em monófásico? Não creio que seja possível... mas se é o que está.
Cump.
Mário
Mas lendo bem
"Tem:
2 motores para os jactos 4HP cada um"
Com 4 Hp cada motor em monófásico? Não creio que seja possível... mas se é o que está.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Contacto:
tal como disse no inicio estamos a falar de 3 motores de 2 de 4CV e 1 de 2CV(circulação), ou seja. cerca de 11-12A para os maiores e 5-6A para o de circulação...
Para nao falar da resistencia, mas essa nao cheguei a medir, mas tenho uma vaga ideia de ter lá visto uns 7A...
São consumos bastante elevados...
Aquilo é mesmo um monstro de jacuzzi.. os tubos da água que os motores bombeiam são de 2.5" ou 3"...
Para nao falar da resistencia, mas essa nao cheguei a medir, mas tenho uma vaga ideia de ter lá visto uns 7A...
São consumos bastante elevados...
Aquilo é mesmo um monstro de jacuzzi.. os tubos da água que os motores bombeiam são de 2.5" ou 3"...
- carlos_cfr7
- Quadro de Honra
E esse monstro nao veio com alimentação trifasica? parece-me descabido isso ser alimentado a monofasico. ou foste tu que ja adaptaste isso pra uma fase só?
é que so esse jacuzi consome quase 10kva. mesmo que isso tudo estivesse numa fase duma alimentaçao trifasica, as 3 fases dariam 30kva.. nao é pra qualquer baixada..
voltando ao que interessa, regulaçao de velocidade/corrente de motores PSC nao é nada de jeito. vais ter ai um burbicacho que provavelmente vai dar problemas a vida toda.
O mais indicado para o que queres é um VFD, que reduz a frequencia e amplitude. isto por PWM.
tens aqui um da microchip, ja que gostas de programar pics..
http://ww1.microchip.com/downloads/en/A ... 00967A.pdf
Mais uma vez aqui tambem diz que estes motores so podem ter controle de velocidade por alteraçao de frequencia e amplitude.
Ao dimensionares o circuito de potencia, lembra-te que se isso nao funcionar no maximo, nao consome os tais 12 ou 6A...
é que so esse jacuzi consome quase 10kva. mesmo que isso tudo estivesse numa fase duma alimentaçao trifasica, as 3 fases dariam 30kva.. nao é pra qualquer baixada..
voltando ao que interessa, regulaçao de velocidade/corrente de motores PSC nao é nada de jeito. vais ter ai um burbicacho que provavelmente vai dar problemas a vida toda.
O mais indicado para o que queres é um VFD, que reduz a frequencia e amplitude. isto por PWM.
tens aqui um da microchip, ja que gostas de programar pics..
http://ww1.microchip.com/downloads/en/A ... 00967A.pdf
Mais uma vez aqui tambem diz que estes motores so podem ter controle de velocidade por alteraçao de frequencia e amplitude.
Ao dimensionares o circuito de potencia, lembra-te que se isso nao funcionar no maximo, nao consome os tais 12 ou 6A...
-
- Contacto:
Aquilo ja foi instalado à quase uns 4 anos e não foi por mim.
Sim, aquilo ta preparado para trifasico e monofásico.
Mas os motores funcionam sempre a 220V.
Se nao estou em erro, eles distribui os 2 motores de 4CV por L2 e L3 e a resistencia e bomba de circulaçao na L1
PWM em pics é relativamente fácil...
já tenho algumas rotinas para pwm em software e hardware...
O resto vou ter de ver e testar, num simulador...
é uma questão de procurar e testar...
Sim, aquilo ta preparado para trifasico e monofásico.
Mas os motores funcionam sempre a 220V.
Se nao estou em erro, eles distribui os 2 motores de 4CV por L2 e L3 e a resistencia e bomba de circulaçao na L1
PWM em pics é relativamente fácil...
já tenho algumas rotinas para pwm em software e hardware...
O resto vou ter de ver e testar, num simulador...
é uma questão de procurar e testar...