Ajuda para regulação de rotação de motor

vr6racer
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 09 mar 2007, 09:42
Contacto:

Ajuda para regulação de rotação de motor

Mensagem por vr6racer »

Boas a todos...
Tinha duvidas se era nesta secção ou na de electrónica. Se acharem que está incorrecto, podem mudar, sff.

O que se passa é que uma cliente minha comprou um jacuzzi industrial...
aquilo sozinho com tudo a funcionar consome quase uns 30A.
Tem:
1 resistência de aquecimento potente.
1 motor de circulação de 2 velocidades - 1HP/3HP
2 motores para os jactos 4HP cada um

O problema é que a instalação é monofásica de 30A e ainda tem mais a habitação...
Volta e meia o quadro vai abaixo...

Os jactos permitem regulação, mas é feita de modo mecânico, isto é, regula-se o caudal de água.
E dificilmente se aguenta aquilo no máximo.
Foi por isso que me lembrei de regular os motores com TRiac, obviamente com outros que aguentam mais corrente...
Mandei vir uns da ST - T2550H que aguentam 25A.

Mas tive a pesquisar por causa de outros métodos alternativos, e num forum americano é que vi uma situação que me tinha escapado.
O triac vai fazer o arranque da fase deslocar consoante o "duty cycle", mas o arranque/direcção do motor é controlado pelo condensador.

A nível do circuito terei de tomar mais algumas precauções?
Triac e condensadores vão funcionar neste caso? Ou terei de ir para outras soluções?

Alguém já experimentou algo do género? podem dar uma ajudinha?

Obrigado por tudo...
Ricardo
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Re: Ajuda para regulação de rotação de motor

Mensagem por Duzia12 »

Consegues regular o valor eficaz. mas não o de pico!!! Pensa bem.
carlos_cfr7
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 11 jun 2007, 15:37
Been thanked: 1 time

Mensagem por carlos_cfr7 »

Esses motores de fase auxiliar com condensador, só precisam do condensador no arranque, ate atingirem a velocidade perto do sincronismo.
A velocidade definida pela frequencia da alimentaçao e nao consegues tirar gande rendimento do motor se ele funcionar muito abaixo dessa velocidade.

no meu ver, tens 3 hipoteses:
ou aumentas a potencia para 10kva(45A) ou 13kva(60A max para monofasico)
ou arranjar outro motor
ou forma de esse motor trabalhar mais livre e consumir menos...

passa na apresentaçao, e podias perguntar-me pessoalmente que eu dizia-te :lol:
Última edição por carlos_cfr7 em 11 abr 2010, 01:49, editado 1 vez no total.
Eng. de electrónica e telecomunicações
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

Eu acho que o máximo é 45 A (Mono)
carlos_cfr7
Quadro de Honra
Quadro de Honra

aqui na minha tabela da certiel tenho 13.8kva - monofasico/trifasico 60A/20A

nestes motores, podes regular a rotaçao do motor variando a frequencia da alimentaçao.. ms nao sei se ganharas mt com isso..

em trabalhos pra outras pessoas, n m aventurava em cenas que comprometem a durabilidade e eficiencia do sistema.
vr6racer
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Contacto:

Mensagem por vr6racer »

Relativamente à potencia máxima que se consegue é 6.9kva em monofásico
a EDP não dá mais.
Alem disso a instalação já tem uns 20 anos, por isso eles não permitem isso...

Mas isso também não é problema, porque alguém anterior a mim "adulterou" o diferencial da EDP para os 45A

O objectivo é mesmo o de reduzir consumo, porque aquilo tem de ter a resistência e a bomba de circulação permanentemente a funcionar 24 horas por dia

A minha duvida será se o triac não causará problemas com o condensador.
E se o circuito normal para "dimmer" de luzes servirá, visto que o motor é bastante indutivo...

Este Triac é do tipo SNUBBERLESS, isto é, reduz imenso os picos nas comutações.
http://www.st.com/stonline/products/lit ... n/3577.pdf
Aqui mostra-se algumas informações sobre este tipo...

Mas alguém já tem alguma experiência com eles?

Obrigado
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas

Se o que consome mais é as resistências e não têm mais potencia livre da Edp para dar, creio que uma hipótese é por o aquecimento a gás, com um dos esquentador dos novos ou caldeira.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
carlos_cfr7
Quadro de Honra
Quadro de Honra

6.9 deve ser a potencia maxima que a instalação está "certificada", ha 20 anos se calhar nao havia disso, mas assumiram esse valor como o maximo. mais que isso talvez só com a substituiçao do diferencial, corte geral, cabos de entrada, e s calhar qs toda a instalação para a certiel certificar para uma potencia a seguir. está fora de questao entao...

a hipotese do aquecimento a gas tambem me parece bem.

estamos a falar de um motor assincrono com campo giratorio auxiliado por condensador, nao de lampadas ou de aparelhos que a saida depende do valor eficaz da corrente.
se fosse um motor universal (com escovas) nao havia problemas. até os berbequins tem isso no botao. esse motor faz a sua propria velocidade com base na repulsao/atracçao a cada volta.

com triacs a sinusoide fica distorcida, o motor pode fazer ruidos, a fase do condensador pode nao ter os ~90º em relaçao a onda original.

ja pensaste com um (auto-)transformador? reduzes a corrente, o motor perde um pco a força, mas mantem a sinusoide.
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma".
carlos_cfr7
Quadro de Honra
Quadro de Honra

ja agora, estamos a falar dum motor de que potencia? se calhar o peso do motor no consumo do jacuzi até é pouco significativo..
talvez até reduzir na potencia da resistencia e ficar com um aquecimento lento seria a melhor aposta (aí ja podias usar os triacs..), pra nao falar do que o "Mario" sugeriu..

ainda sobre aquilo que queres "brincar", assim que a velocidade do motor sai muito fora da velocidade de sincronismo, a velocidade do motor é instavel, uma pequena variaçao da carga pode fazer ganhar toda a velocidade outra vez, ou parar, e queimar.
talvez com um VFD(variable frequency driver) mas precisas reduzir a tensao tambem: em frequencias mais baixas a corrente aumenta.

procura por permanent split capacitor motor speed control.. pode ser que encontres algum esquema especifico para estes motores, ou talvez encontres que é melhor ires por outro lado... depois diz como isso ficou..
vr6racer
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Contacto:

Mensagem por vr6racer »

A hipotese do gás é algo a considerar...

Sim, os triacs distorcem um pouco, especialmente com cargas indutivas.

Relativamente ao desfasamento é que o condensador poderá não aguentar tão bem e aquecer mais... resultando na sua destruição...

Os que lá estavam agora, na bomba de circulação, estoiraram. amanhã é que lá vou ver como estão e quais os valores para os substituir, se conseguir-se ler alguma coisa...
Já tive a ver aqui no forum algumas dicas para calcular o valor deles caso não dê para ler...

O auto-transformador é uma boa hipótese, mas qual é o preço dum que aguente uns 7000VA, pelo menos?
Onde se consegue arranjar algo do género?

Também pensei num transformador redutor de 230-110... mas só experimentando para ver se os motores arrancam e se mantêm uma potência de jactos aceitável

O objectivo de tudo isto é reduzir os custos com a electricidade, porque aquilo vai começar a trabalhar para fora, com serviços de massagem e afins...
Algumas soluções podem ser funcionais, mas com custos muito mais elevados do que actualmente ele faz de electricidade..

Obrigado por tudo
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas

Mas lendo bem
"Tem:
1 resistência de aquecimento potente.
1 motor de circulação de 2 velocidades - 1HP/3HP
2 motores para os jactos 4HP cada um"

Com 4 Hp cada motor em monófásico? Não creio que seja possível... mas se é o que está.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
vr6racer
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Contacto:

Mensagem por vr6racer »

tal como disse no inicio estamos a falar de 3 motores de 2 de 4CV e 1 de 2CV(circulação), ou seja. cerca de 11-12A para os maiores e 5-6A para o de circulação...
Para nao falar da resistencia, mas essa nao cheguei a medir, mas tenho uma vaga ideia de ter lá visto uns 7A...

São consumos bastante elevados...

Aquilo é mesmo um monstro de jacuzzi.. os tubos da água que os motores bombeiam são de 2.5" ou 3"...
carlos_cfr7
Quadro de Honra
Quadro de Honra

E esse monstro nao veio com alimentação trifasica? parece-me descabido isso ser alimentado a monofasico. ou foste tu que ja adaptaste isso pra uma fase só?
é que so esse jacuzi consome quase 10kva. mesmo que isso tudo estivesse numa fase duma alimentaçao trifasica, as 3 fases dariam 30kva.. nao é pra qualquer baixada..

voltando ao que interessa, regulaçao de velocidade/corrente de motores PSC nao é nada de jeito. vais ter ai um burbicacho que provavelmente vai dar problemas a vida toda.
O mais indicado para o que queres é um VFD, que reduz a frequencia e amplitude. isto por PWM.

tens aqui um da microchip, ja que gostas de programar pics..
http://ww1.microchip.com/downloads/en/A ... 00967A.pdf
Mais uma vez aqui tambem diz que estes motores so podem ter controle de velocidade por alteraçao de frequencia e amplitude.
Ao dimensionares o circuito de potencia, lembra-te que se isso nao funcionar no maximo, nao consome os tais 12 ou 6A...
vr6racer
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Contacto:

Mensagem por vr6racer »

Aquilo ja foi instalado à quase uns 4 anos e não foi por mim.
Sim, aquilo ta preparado para trifasico e monofásico.
Mas os motores funcionam sempre a 220V.
Se nao estou em erro, eles distribui os 2 motores de 4CV por L2 e L3 e a resistencia e bomba de circulaçao na L1

PWM em pics é relativamente fácil...
já tenho algumas rotinas para pwm em software e hardware...
O resto vou ter de ver e testar, num simulador...
é uma questão de procurar e testar...
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”