Como andavam por ai a falar disto noutro tópico vou deixar aqui um programa que me pareceu interessante. Por falta de tempo ainda não o usei por isso não me venham com perguntas
Havia um tópico mas agora não me recordo qual é sobre um projecto eléctrico, que estava muito bem feito, só discordo dos cálculos da energia reactiva pois estavam a considerar a instalação a 100% e deve ter-se ema tenção o seguinte:
1º A Potência total em KW ou C. V. nem sempre os motores funcionam a 100% mas a 60% ou 70 % e aquecimento tb, além disso há maquinas de grande potência que não funconam tb a 100% mas umas horas por dia, e ainda os coeficientes de simultaneidade
2º Embora se possa prever um pouco a energia reactiva deve ter em atenção que o tarifário permte 6 meses sem se pagar nada, e só depois o técncico é que vê a pontência média em KW e KVAR e calcula a bateria de condensadores necessária, acho que em, relação aos cálculos académicos se bem que o ficheiro estava de 12 estrelas acho que na prática as baterias se calhar nem 50% do valor calculado teoricamente e fica um investimento muito caro a estar já a sobredimensionar