tenho uma motor com 6 condutores (75kw), como devo fazer as medições para saber se está queimada?
ou seja, que valores seriam de esperar
electroBomba de 6 polos, como verificar se está queimada
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Re: electroBomba de 6 polos, como verificar se está queimada
terá que usar um mega-ohmímetro para verificação de defeito de isolamento dos enrolamentos, .....devido á potencia do motor, para verificar se a resistência dos enrolamentos estão iguais ou quase equivalentes, e dentro dos valores de construção terá que usar um micro-ohmímetro....pode com outros equipamentos verificar as indutâncias , pois pode existir, se foi um motor que levou com abrasamentos, alguns efeitos de histerese provocados por descompactamento do ferro(se estiverem muito diferentes altera o eixo magnético do motor e obriga este com o tempo a empenar e encostar o rotor ao estator).....existem no mercado equipamentos(um tanto ou quanto dispendiosos) que lhe podem fazer uma analise ao motor...uns com tensão, outros sem tensão....
a nível mecânico , poderá verificar a existência de empeno do veio num torno.....rolamentos...etc..
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Jaime Reis
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Re: electroBomba de 6 polos, como verificar se está queimada
Penso que estes motores tem 4 ou 8 polos, para funcionar em baixa velocidade ou numa velocidade rápido. Normalmente tem ligação em zig zag.
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Re: electroBomba de 6 polos, como verificar se está queimada
migjac Escreveu:Penso que estes motores tem 4 ou 8 polos, para funcionar em baixa velocidade ou numa velocidade rápido. Normalmente tem ligação em zig zag.
penso que ele se refere aos numero de bornes na caixa de ligação.....
Jaime Reis
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Re: electroBomba de 6 polos, como verificar se está queimada
Não será um motor normal, em que o arranque é pelo método "arraque estrela-triângulo"?trivial Escreveu:tenho uma motor com 6 condutores (75kw), como devo fazer as medições para saber se está queimada?
ou seja, que valores seriam de esperar
E pela potência em causa, mesmo medindo a resitência dos enrolamentos, só lá vai com mili ou micro-ohmimetro, como o colega JaimeReis disse. Tentar tirar conclusões com a função ohmimetro dos multimetros normais, não consegue, por causa do erro deles em baixas resistências e pelo método que usam (só duas pontas de prova e corrente de teste muito baixa).
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Re: electroBomba de 6 polos, como verificar se está queimada
Boas
Mas que confusão.
1- Electrobomba de 6 polos, não digo que não haja, mas não tem capacidade de aspiração. As bombas por norma com menos do que 1900 rpm, não funcionam bem e têm tendência para cavitar. Isto partindo de que a bomba é para agua.
2- Se tens 6 condutores é normal, dado que é de 75kw, mas tens que saber qual a tensão de trabalho, ou é ligada em estrela ou em triângulo, só uma delas.
3-As electrombas por norma são de 2 polos, mas há para líquidos muito viscosos outro tipo de bomba.
4- Para medires a bomba já foi descrito como podes fazer.
Migjac
"Penso que estes motores tem 4 ou 8 polos, para funcionar em baixa velocidade ou numa velocidade rápido. Normalmente tem ligação em zig zag."
Actualmente não se usa a ligação zig-zag em motores. Utilizava-se quando eram ligados a 330 voltes. Usa-se o zig-zag em transformadores de potencia.
Cump.
Mário
Mas que confusão.
1- Electrobomba de 6 polos, não digo que não haja, mas não tem capacidade de aspiração. As bombas por norma com menos do que 1900 rpm, não funcionam bem e têm tendência para cavitar. Isto partindo de que a bomba é para agua.
2- Se tens 6 condutores é normal, dado que é de 75kw, mas tens que saber qual a tensão de trabalho, ou é ligada em estrela ou em triângulo, só uma delas.
3-As electrombas por norma são de 2 polos, mas há para líquidos muito viscosos outro tipo de bomba.
4- Para medires a bomba já foi descrito como podes fazer.
Migjac
"Penso que estes motores tem 4 ou 8 polos, para funcionar em baixa velocidade ou numa velocidade rápido. Normalmente tem ligação em zig zag."
Actualmente não se usa a ligação zig-zag em motores. Utilizava-se quando eram ligados a 330 voltes. Usa-se o zig-zag em transformadores de potencia.
Cump.
Mário
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