bomba monofasica
-
- Velha Guarda
- Registado: 07 abr 2008, 13:20
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 6 times
bomba monofasica
amigos ,
tenho que deixar tubagem - cabo e disjuntor preparados para uma bomba de meio cavalo monofasica ...
como é que eu acho a amperagem para o disjuntor e qual o cabo ?
alguem consegue por favor explicar-me como se chega a este calculo para eu fazer isso em excel ...
não só para achar o valor de meio cavalo bem como calcular outras bombas ....
obrigado
tenho que deixar tubagem - cabo e disjuntor preparados para uma bomba de meio cavalo monofasica ...
como é que eu acho a amperagem para o disjuntor e qual o cabo ?
alguem consegue por favor explicar-me como se chega a este calculo para eu fazer isso em excel ...
não só para achar o valor de meio cavalo bem como calcular outras bombas ....
obrigado
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Has thanked: 18 times
- Been thanked: 34 times
Re: bomba monofasica
1CV=736W aprox.
Logo 1/2CV será 368W. É necessário saber o tipo de arranque da bomba (para essa potência deve ser directo!?), cos fi e rendimento.
Logo 1/2CV será 368W. É necessário saber o tipo de arranque da bomba (para essa potência deve ser directo!?), cos fi e rendimento.
-
- Velha Guarda
vou tentar saber mais dados sobre a bomba ...
estava a pensar passar fio de 2,5mm mas vou então ver as caracteristicas da bomba e ver então se passo 2,5 ou 4mm
obrigados
estava a pensar passar fio de 2,5mm mas vou então ver as caracteristicas da bomba e ver então se passo 2,5 ou 4mm
obrigados
Penso que também se tem que ter atenção que para arranque directo pode-se ter correntes de arranque que podem chegar a 5-6 vezes a corrente nominal do motor.
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 16 mai 2011, 11:48
- Been thanked: 17 times
Sim, deve-se ter em conta esse aspecto, mas não influência a secção do cabo.
Não se dimensiona o cabo para a intensidade de 6*In.
Se o motor for de arranque rápido e pequena cadência de arranque deve-se dimensionar para In
Se o motor for de arranque lento ou grande cadência de arranque deve-se dimensionar pata In+Ia/3
Não se dimensiona o cabo para a intensidade de 6*In.
Se o motor for de arranque rápido e pequena cadência de arranque deve-se dimensionar para In
Se o motor for de arranque lento ou grande cadência de arranque deve-se dimensionar pata In+Ia/3
Cgomes Escreveu:Penso que também se tem que ter atenção que para arranque directo pode-se ter correntes de arranque que podem chegar a 5-6 vezes a corrente nominal do motor.
- ezer
- Velha Guarda
- Registado: 04 jan 2008, 22:56
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 10 times
Supostamente será para montar uma bomba hidrofora de balão ou controlmatic. se for de 1/2HP irá em principio ter um consumo de +/-2.5A, mas o melhor é contar com uma bomba de 1HP com consumos que varaim entre os 4 /5 A, não terá implicação na secção dos condutores, vara estes valores de corrente 2.5mm de secção . No quadro eu poria um disjuntor motor que tem protecção térmica e magnetica incorporada, para regulação e protecção do motor e está preparado para a correntes de arranque.
-
- Velha Guarda
caro ezer ,
por favor pode-me facultar-me a referencia de um desses :
" No quadro eu poria um disjuntor motor que tem protecção térmica e magnetica incorporada, para regulação e protecção do motor e está preparado para a correntes de arranque. "
muito obrigado
por favor pode-me facultar-me a referencia de um desses :
" No quadro eu poria um disjuntor motor que tem protecção térmica e magnetica incorporada, para regulação e protecção do motor e está preparado para a correntes de arranque. "
muito obrigado
- ezer
- Velha Guarda
Pode utilizar os da hager serie MM500, depois depende das correntes de consumo do motor.
Se tiver o manual da Hager, veja em disjuntores motor, para 1/2HP talvez o MM50N, mas isto convêm saber realmente qual o motor e verificar na sua chapa de caracteristicas os consumos nominais de corrente, para depois fazer a escolha que melhor serve de protecção.
Se tiver o manual da Hager, veja em disjuntores motor, para 1/2HP talvez o MM50N, mas isto convêm saber realmente qual o motor e verificar na sua chapa de caracteristicas os consumos nominais de corrente, para depois fazer a escolha que melhor serve de protecção.
-
- Velha Guarda
sim tenho o catalogo da hager ...
é o que está na pagina 4.49 ?
embora lá tenho um desenho do trifasico é deste tipo de disjuntor que estamos a falar ?
http://hager.interactiv-doc.fr/FrmViewe ... ndsession=
é o que está na pagina 4.49 ?
embora lá tenho um desenho do trifasico é deste tipo de disjuntor que estamos a falar ?
http://hager.interactiv-doc.fr/FrmViewe ... ndsession=
-
- Velha Guarda
-
- Velha Guarda
- Registado: 25 out 2009, 17:03
- Been thanked: 18 times
Boas
Só quero acrescentar o seguinte
Os dijuntores para motor que conheço de algumas marcas do mercado são sempre com em 3 "polos".
Quando ligados em trifasico é um polo por fase mas quando ligados em monofasico deve-se ligar igual os 3 polos da seguinte forma:
Exp: Fase liga no 1 e o neutro liga no 5 depois fazer uma ponte entre o 2 o 3 e a saida para a bomba passa a ser fase no 4 e neutro no 6 ( não sei se me fiz entender???)
A Avel tambem têm uns automaticos eletronicos que controlam com muita precisão o consumo dos motores.
Os dijuntores para motor que conheço de algumas marcas do mercado são sempre com em 3 "polos".
Quando ligados em trifasico é um polo por fase mas quando ligados em monofasico deve-se ligar igual os 3 polos da seguinte forma:
Exp: Fase liga no 1 e o neutro liga no 5 depois fazer uma ponte entre o 2 o 3 e a saida para a bomba passa a ser fase no 4 e neutro no 6 ( não sei se me fiz entender???)
A Avel tambem têm uns automaticos eletronicos que controlam com muita precisão o consumo dos motores.
- ezer
- Velha Guarda
Narciso Ferreira Escreveu:Boas
O esquema e ligação que é referido
- Anexos
-
- Disjmotor.pdf
- (2.68 MiB) Transferido 125 vezes
-
- Oficial
- Registado: 27 fev 2008, 20:53
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 17 times
Afinal sabem os cavalos e não sabem quantos Kg pode levar a carroçaº
P=735/2 W =367 W Lopo P=U x I X cosseno fi x rendimento 0,367=230 X I x 0,85 x 0,8 ....I=2,3 A
P=735/2 W =367 W Lopo P=U x I X cosseno fi x rendimento 0,367=230 X I x 0,85 x 0,8 ....I=2,3 A