Fazer baixada para mudança de contador para o exterior

F.A
Curioso
Curioso
Registado: 13 nov 2011, 22:22

Fazer baixada para mudança de contador para o exterior

Mensagem por F.A »

:D Olá viva boa noite a todos.
Eu gostava que alguem me esclarece-s algumas duvidas que tenho, já trabalho a 15 como electricista e picheleiro mas a cerca d um ano comecei a trabalhar por conta propria, enquanto trabalhava para o meu ex patrão fiz imensas baixadas e mudanças de contador para o exterior, mas desd q trabalho por minha conta nunca mais fiz uma baixada mas esta semana apareceu-me um cliente pra lhe fazer a mudança do contador para o exterior, e eu ainda lhe disse pa ligar pa edp e pedir a mudança do contador e eu meteria as caixas e tubagens etc...visto que ñ sou cardenciado mas ele foi a um bacão da EDP e perguntou se o electricista q trabalha pa ele que ñ tem a carta profissional podia fazer o trabalho e o que lhe foi dito que podia fazer sim desd q fize-s bem que depois viriam selar. Mas na verdade tenho algumas duvidas, por exemplo o cabo q esta do post a casa chega-m e sobra-m até a caixa de portinhola a minha duvida é eu posso trazer esse cabo até a caixa ou terei de meter outro cabo? Eu lembro-me de fazer varias vezes esse trabalho e a gente aproveitava sempre o cabo desd q ele chega-s, mas como atualmente estou um pouco desatualizado ja ñ sei se poderei fazer isso,ou terei de colocar uma cabo trifasico como se fosse uma nova baixada? (O cabo q esta atualmente a vir a casa é apenas d dois fios.) Outra questão é o cabo que vai do contador a casa de que medida tem d ser? :?:

Peço desculpa se estou a levantar um novo topico com um assunto q ja tenha sido abordado aqui no forum mas tb sou novo aqui...
Agradecia muito se alguem me pode-s esclarecer nestas duvidas...
Obrigado a todos
fil9rn
Curioso
Curioso
Registado: 30 nov 2010, 22:06

Re: Fazer baixada para mudança de contador para o exterior

Mensagem por fil9rn »

boas. Tratando se de uma mudança de contador pode aproveitar o mesmo cabo, desde que não seja daquele branco muito antigo ( tipo VV). Tem claro que colocar portinhola e caixa de contador, colocar o cabo protegido pelo poste acima (hidronil 11/4 por exemplo) e do contador para dentro um cabo antigamente designado por XV 2x6mm^2 protegido por um tudo com diametro minimo de 32.

Cumps
http://pt.beruby.com/promocode/uhtr0m visite e ganhe dinheiro extra em tempos de crise...
F.A
Curioso
Curioso

Mensagem por F.A »

fil9rn Escreveu:boas. Tratando se de uma mudança de contador pode aproveitar o mesmo cabo, desde que não seja daquele branco muito antigo ( tipo VV). Tem claro que colocar portinhola e caixa de contador, colocar o cabo protegido pelo poste acima (hidronil 11/4 por exemplo) e do contador para dentro um cabo antigamente designado por XV 2x6mm^2 protegido por um tudo com diametro minimo de 32.

Cumps

Boas, antes de mais mt obrigado pela ajuda.. é assim colega eu como fazer a baixada sei pois ja fiz imensas , so como ja havia dito para ai a um ano q ñ faço nenhuma e como isto estão cada passo a sair novas normas pode ter saido alguma coisa nova neste sentido e eu conhecer, o cabo q esta é cabo preto em aluminio então vou aproveitar o cabo e fazer a descida em idronil nas devidas condições claro... ja la foi colocar as caixas e passar o tubo do contador até ID meti tubo vermelho corrugado dupla parede de 40mm e medi a distancia aquilo gasta-m 30m de cabo e se ñ estiver em erro as normas mandavam que se for para mais de 26m ja obrigava q s mete-s cabo de 2x16mm^2, será que é isso? pode-m ajudar nesse sentido? A potencia que esta contratada é de 20A ..... se calhar ja terei d colocar o cabo de 16 ñ ?

Obrigado
Até breve
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

F.A Escreveu:
fil9rn Escreveu:boas. Tratando se de uma mudança de contador pode aproveitar o mesmo cabo, desde que não seja daquele branco muito antigo ( tipo VV). Tem claro que colocar portinhola e caixa de contador, colocar o cabo protegido pelo poste acima (hidronil 11/4 por exemplo) e do contador para dentro um cabo antigamente designado por XV 2x6mm^2 protegido por um tudo com diametro minimo de 32.

Cumps

Boas, antes de mais mt obrigado pela ajuda.. é assim colega eu como fazer a baixada sei pois ja fiz imensas , so como ja havia dito para ai a um ano q ñ faço nenhuma e como isto estão cada passo a sair novas normas pode ter saido alguma coisa nova neste sentido e eu conhecer, o cabo q esta é cabo preto em aluminio então vou aproveitar o cabo e fazer a descida em idronil nas devidas condições claro... ja la foi colocar as caixas e passar o tubo do contador até ID meti tubo vermelho corrugado dupla parede de 40mm e medi a distancia aquilo gasta-m 30m de cabo e se ñ estiver em erro as normas mandavam que se for para mais de 26m ja obrigava q s mete-s cabo de 2x16mm^2, será que é isso? pode-m ajudar nesse sentido? A potencia que esta contratada é de 20A ..... se calhar ja terei d colocar o cabo de 16 ñ ?

Obrigado
Até breve
Boas
Aqui fica anexa uma tabela.
Anexos
TABELA DE POTÊNCIAS E SECÇÕES DE CABOS.pdf
(1.06 MiB) Transferido 388 vezes
Cpts.
Energy
F.A
Curioso
Curioso

Mensagem por F.A »

ENERGY Escreveu:
F.A Escreveu:

Cumps

Obrigado
Até breve
Boas
Aqui fica anexa uma tabela.[/quote

Ñ tenho permissão para ver a tabela em anexo, porqué?
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 jan 2008, 17:00
Has thanked: 1 time
Been thanked: 3 times

Mensagem por gemini »

fil9rn Escreveu:boas. Tratando se de uma mudança de contador pode aproveitar o mesmo cabo, ...
Cumps
Atençaõ, por vezes não pode, a EDP não deixa!!
É estúpido mas ainda agora me aconteceu que para efectuar a mudança do interior para o exterior, não aproveitaram o cabo existente (que dava e sobrava!!) e colocaram um novo IGUAL, além de um poste, e paguei tudo...

Mas, ana minha opinião, faça você, e desde que faça tudo bem, ninguém chateia.
Learning is the goal!!
F.A
Curioso
Curioso

Mensagem por F.A »

gemini Escreveu:
fil9rn Escreveu:boas. Tratando se de uma mudança de contador pode aproveitar o mesmo cabo, ...
Cumps
Atençaõ, por vezes não pode, a EDP não deixa!!
É estúpido mas ainda agora me aconteceu que para efectuar a mudança do interior para o exterior, não aproveitaram o cabo existente (que dava e sobrava!!) e colocaram um novo IGUAL, além de um poste, e paguei tudo...

Mas, ana minha opinião, faça você, e desde que faça tudo bem, ninguém chateia.
,

Olá boas...
Obrigada pela opinião gemini, é isso que eu vou fazer...
Quanto ao cabo do contador para dentro ñ me sabe informar s posso meter o cabo xv2x6mm^2 ? a pontencia contratada é de 20A monofasica e tem uma distancia de 30m...

Se poder ajudar nesse sentido agradecia
Abraço
ate breve
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

Não serve %Ud=0,0225x2x30x30/6/230= 2,9%

Calculem o cabo!!

xv 2X16 mm^2
fil9rn
Curioso
Curioso
Registado: 30 nov 2010, 22:06

Mensagem por fil9rn »

boas,
20A não é a potencia contratada..... e não conheço potencias contratadas monofásicas para esse valor de corrente. Mas respondendo à sua questão:
Para potencias contratadas de 6,9KVA (30A) monofásico com 6mm^2 pode ir até 15m, 10mm^2 até 26m e 16mm^2 até 41m.

Penso ser essa a sua duvida, certo?

Assim sendo aconselho a colocar XV2x16mm^2.

caso a sua potencia contratada seja de 3,45KVA (15A) monofásico os 6mm^2 permitem 31 metros.

cumps
http://pt.beruby.com/promocode/uhtr0m visite e ganhe dinheiro extra em tempos de crise...
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

A tabela anterior não está correcta

http://www.eletricidade.net/viewtopic.p ... ensa%C3%B5
Quadro1.1.jpg
Anexos
Quadero2.jpg
F.A
Curioso
Curioso

Mensagem por F.A »

Duzia12 Escreveu:A tabela anterior não está correcta

Quadro1.1.jpg

Ola viva boa noite.
Pois eu ainda ñ consegui ver tabela nenhuma, lol alguem me sabe dizer porque ñ tenho permissão pra ver os axenos que estão adicionados as mensagens? por exemplo as tabelas d q falam.... Quanto a potencia contratada deve ser mesmo 3,45kva , enganei-m ... mas informação a cima estão corretas ñ estão? se estiver corretas foi uma mt boa explicação as minhas duvidas
mt obrigado
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

Lê as regras do forum
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Duzia12 Escreveu:A tabela anterior não está correcta

Quadro1.1.jpg
Boas

Desconhecia que as derivações aos inquilinos ainda se poderiam fazer a 4mm, como consta destas tabelas, deve-se utilizar sempre como minimo 6mm que é o que consta nas tabelas existentes nas RTIEBT, por isso nas tabelas apresentadas eventualmente os comprimentos em relação as secções dos cabos/condutores devem estar desatualizados.
Cpts.
Energy
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

Para garagens individuais, arrumos até 3,45 KVA
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Duzia12 Escreveu:Para garagens individuais, arrumos até 3,45 KVA

Boas
No ultimo seminário da Certiel em que estive, destribuiram o manual de Reabilitação e Remodelação de Instalações Eléctricas, numa das suas tabelas consta que para potências até 6,9Kvas (1,15/2,30/3,45/6,9) em 230V o cabo/condutores a utilizar é de 6mm2.
Cpts.
Energy
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”