Ligar vários estores a um só comando
-
- Curioso
- Registado: 12 mai 2008, 22:25
Ligar vários estores a um só comando
Pretendo comandar 3 estores (brisasolar) com um só comando, dado que se encontram numa só fachada.
Normalmente colocam relés, mas eu ainda não percebi qual é a ideia de se colocarem os relés.
Se os ligar todos em paralelo não é a mesma coisa?
Dado que a bobine do relé é alimentada pela mesma fase que um dos contactos deste relé, qual é a mais valia da utilização deste último?
Pelo que entendo, o contacto do relé fica fechado, independentemente do estore estar completamente aberto/fechado, ou seja é a mesma coisa que ligar dirretamente ao comando, correto?
Normalmente colocam relés, mas eu ainda não percebi qual é a ideia de se colocarem os relés.
Se os ligar todos em paralelo não é a mesma coisa?
Dado que a bobine do relé é alimentada pela mesma fase que um dos contactos deste relé, qual é a mais valia da utilização deste último?
Pelo que entendo, o contacto do relé fica fechado, independentemente do estore estar completamente aberto/fechado, ou seja é a mesma coisa que ligar dirretamente ao comando, correto?
Jorge Moreira
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 18 abr 2010, 12:23
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 50 times
Re: Ligar vários estores a um só comando
Não precisa utilizar relés se o consumo dos 3 estores não ultrapassar o In do inversor, mas quando há necessidade de intercalar contator os comandos devem ser de impulso porque com inversores tem a bobine sempre alimentada o que não é correto.
Cumps.
Cumps.
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 04 abr 2010, 01:41
- Has thanked: 10 times
- Been thanked: 34 times
Ora vivam.
Na minha opinião é de todo desejável aplicar relés para comandar os três estores com um só comando, eliminando eventuais retornos dos motores entre si e potenciais erros de ligações.
Colega JFSMoreira, o comando dos estores é composto por duas teclas que se anulam mecanicamente ou trata-se de uma só tecla com duas posições?
Quanto aos relés ficarem com o contacto ligado, isso acontece também com o comando
do estore.
Cps
A.Castro
Na minha opinião é de todo desejável aplicar relés para comandar os três estores com um só comando, eliminando eventuais retornos dos motores entre si e potenciais erros de ligações.
Colega JFSMoreira, o comando dos estores é composto por duas teclas que se anulam mecanicamente ou trata-se de uma só tecla com duas posições?
Quanto aos relés ficarem com o contacto ligado, isso acontece também com o comando
do estore.
Cps
A.Castro
-
- Curioso
Pois... uma vez que os contactos dos relés ficarem fechados tal e qual ficam fechados se forem usados botões, não percebo como é que um relé evita o retorno!
Para explicar melhor a situação:
O comando é efetuado com botão de pressão de tensão reduzida (24VDC).
Estas saídas entram num autómato.
No autómato é efetuada a rotina de encravamento.
Por sua vez do autómato sai uma saída para subir e uma para descer em 24VDC.
Estes sinais em VDC atuam num relé.
A dúvida é:
Posso ligar todos os estores a este relé?
Penso que se utilizar 3 relés a coisa é a mesma, correto? Ao fim ao cabo um dos contactos de cada relá vão estar shuntados. E como as bobines atrcam em simultãneo, não estou a ver como é que um relé evita o retorno.
No autómato é efetuada a rotina de encravamento.
A dúvida é:
Penso que se utilizar 3 relés a coisa é a mesma, correto? Ao fim ao cabo um dos contactos de cada relá vão estar shuntados. E como as bobines atrcam em simultãneo, não estou a ver como é que um relé evita o retorno.
Jorge Moreira
- nonuke
- Curioso
- Registado: 01 mar 2012, 11:14
- Has thanked: 1 time
Cada saída do PLC deve atuar um relé.
Se cada relé tiver pelo menos 3 contactos, pode utilizar um contacto de cada relé para atuar o motor.
Conclusão: Só necessita de 2 relés.
Se cada relé tiver pelo menos 3 contactos, pode utilizar um contacto de cada relé para atuar o motor.
Conclusão: Só necessita de 2 relés.
-
- Técnico Dedicado
Cpsjfsmoreira Escreveu:Pois... uma vez que os contactos dos relés ficarem fechados tal e qual ficam fechados se forem usados botões, não percebo como é que um relé evita o retorno!
Evita, se usar um contacto por cada ligação de rotação do motor por cada estore
No autómato é efetuada a rotina de encravamento. Este automato é de saída a relés ou a transistores?
A dúvida é:
Penso que se utilizar 3 relés a coisa é a mesma, correto?Pode usar 3 relés de subida, 3 relés de descida; um conjunto de dois por cada estore Ao fim ao cabo um dos contactos de cada relá vão estar shuntados. E como as bobines atrcam em simultãneo, não estou a ver como é que um relé evita o retorno.Pois, com esta "descrição" agora sou eu quem ficou com falta de visão...
A. Castro
-
- Curioso
Ainda não percebi como é que um relé evita o retorno.
Imagine-se que as bobines dos relés são atuadas pela mesma saída do autómato. Ou seja quando contacto NA do relé 1 está fechado, então o do relé 2 e o do relé 3 estão fechados, e que eu saiba os contactos não atuam num só sentido. Ou seja mesmo que o motor 1 chegue ao fim, nada fará com que o contacto NA do respectivo relé deixe de permanecer fechado, pois só a saída do autómato é que o comandará.
Resumindo, penso eu que ter 3 relés ou 1 relé é a mesma coisa. Isto com um desenho deverá ser melhor...
http://postimage.org/image/ocndo5arx/
CF.lda, o autómato atua em relés.
Imagine-se que as bobines dos relés são atuadas pela mesma saída do autómato. Ou seja quando contacto NA do relé 1 está fechado, então o do relé 2 e o do relé 3 estão fechados, e que eu saiba os contactos não atuam num só sentido. Ou seja mesmo que o motor 1 chegue ao fim, nada fará com que o contacto NA do respectivo relé deixe de permanecer fechado, pois só a saída do autómato é que o comandará.
Resumindo, penso eu que ter 3 relés ou 1 relé é a mesma coisa. Isto com um desenho deverá ser melhor...
Jorge Moreira
-
- Técnico Dedicado
Ora viva.jfsmoreira Escreveu:Ainda não percebi como é que um relé evita o retorno.
Agora percebi por que razão o colega diz que não pecebe como um relé evita o retorno!
Só desenhou metade do esquema: esses estores ou só abrem ou só fecham...
Quanto à forma de paragem do estore ou estes têm um fim de curso interno
ou existe um timer na programação do automato. É uma questão de identificar as saídas do automato
e observar se estas estão permanentemente ligadas, alternando abertura/fecho
quando o botão é activado.
Cps
A. Castro
-
- Curioso
Agora quem ficou a "ver navios" fui eu!
O autómato tem 2 saídas por estore (um para subir e outro para descer). Por programação as 2 saídas nunca podem estar ativas em simultãneo, ou seja ou desde ou sobe ou está parado.
O que eu não percebo é porque é necessário um relé, já que este não passa de um contacto... e se a mesma saída do autómato controlo 3 relés, quer isto dizer que os contatos NA dos 3 relés irão estar fechados no mesmo espaço de tempo... ou seja ter 3 em paralelo ou apenas 1, não sei qual é a diferença...
O autómato tem 2 saídas por estore (um para subir e outro para descer). Por programação as 2 saídas nunca podem estar ativas em simultãneo, ou seja ou desde ou sobe ou está parado.
O que eu não percebo é porque é necessário um relé, já que este não passa de um contacto... e se a mesma saída do autómato controlo 3 relés, quer isto dizer que os contatos NA dos 3 relés irão estar fechados no mesmo espaço de tempo... ou seja ter 3 em paralelo ou apenas 1, não sei qual é a diferença...
Jorge Moreira
-
- Técnico Dedicado
[quote="jfsmoreira"]Agora quem ficou a "ver navios" fui eu!
Só o técnico que conhece a obra é que sabe dizer se o automato tem sempre uma saída -- subida ou descida -- activa
O que eu não percebo é porque é necessário um relé, já que este não passa de um contacto... e se a mesma saída do autómato controlo 3 relés, quer isto dizer que os contatos NA dos 3 relés irão estar fechados no mesmo espaço de tempo... ou seja ter 3 em paralelo ou apenas 1, não sei qual é a diferença...[/quote
É sempre necessário um relé porque o automato não está preparado para suportar potência.
De seguida a minha versão com dois relés por estore... espero que se faça alguma luz.
Só o técnico que conhece a obra é que sabe dizer se o automato tem sempre uma saída -- subida ou descida -- activa
O que eu não percebo é porque é necessário um relé, já que este não passa de um contacto... e se a mesma saída do autómato controlo 3 relés, quer isto dizer que os contatos NA dos 3 relés irão estar fechados no mesmo espaço de tempo... ou seja ter 3 em paralelo ou apenas 1, não sei qual é a diferença...[/quote
É sempre necessário um relé porque o automato não está preparado para suportar potência.
De seguida a minha versão com dois relés por estore... espero que se faça alguma luz.
- Anexos
-
- ESTORES.JPG (27.85 KiB) Visto 3770 vezes
-
- Técnico Dedicado
Ora vivam.
De seguida a minha versão três estores e dois relés....e o tal do retorno.
De seguida a minha versão três estores e dois relés....e o tal do retorno.
- Anexos
-
- ESTORES2reles.JPG (21.76 KiB) Visto 3769 vezes
-
- Curioso
Andei um bocado perdido ...
Claro que tem de levar relés... até aí já eu tinha chegado. A questão é que a maioria dos instaladores dizem que tem de se usar um conj. de relés por estore, ou seja não poderia usar a versão com 2 relés apresentada.
E isso é que eu não entendo, porque o comando é o mesmo (saída do autómato) a alimentação é a mesma... então qual é a ideia de se usar um conj. de relés por estore? Quais são as vantagens?
Claro que tem de levar relés... até aí já eu tinha chegado. A questão é que a maioria dos instaladores dizem que tem de se usar um conj. de relés por estore, ou seja não poderia usar a versão com 2 relés apresentada.
E isso é que eu não entendo, porque o comando é o mesmo (saída do autómato) a alimentação é a mesma... então qual é a ideia de se usar um conj. de relés por estore? Quais são as vantagens?
Jorge Moreira
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 29 abr 2012, 22:56
assim de repente quando algo um dos reles queimar o resto fica a trabalhar? , adicionando selectividade ao circuitojfsmoreira Escreveu:Andei um bocado perdido ...
-
- Técnico Dedicado
Boas.
Eu passo a explicar, em minha opinião, as vantagens de ter dois relés por estore, de acordo com o 1º esquema
Assim, quando o comando "abrir" é dado os motores vão rodar para, hipotéticamente, à esquerda, e no 1º esquema não há interacção eléctrica entre enrolamentos dos vários motores não solicitados, porque o contacto do segundo relé interrompe essa mesma interacção;
No segundo esquema, essa interacção não é interrompida e todos os motores estão a fazer retorno entre si, dando origem a forças magnéticas no interir dos motores que poderão entrar em conflito com as forças criadas pelo enrolamento que está em funcionamento.
Cps
A. Castro
Eu passo a explicar, em minha opinião, as vantagens de ter dois relés por estore, de acordo com o 1º esquema
Assim, quando o comando "abrir" é dado os motores vão rodar para, hipotéticamente, à esquerda, e no 1º esquema não há interacção eléctrica entre enrolamentos dos vários motores não solicitados, porque o contacto do segundo relé interrompe essa mesma interacção;
No segundo esquema, essa interacção não é interrompida e todos os motores estão a fazer retorno entre si, dando origem a forças magnéticas no interir dos motores que poderão entrar em conflito com as forças criadas pelo enrolamento que está em funcionamento.
Cps
A. Castro
-
- Curioso
Desculpa lá, mas ainda não entendi isso da interação elétrica.CF,Lda Escreveu:Boas.
Cps
A. Castro
Como se pode ver em anexo, os relés 1,2 e 3 actuam exactamente ao mesmo tempo, dado que a saída do automato é a mesma. Ou seja, sempre que estes estão fechados existe de igual forma o retorno referido, correcto?
Jorge Moreira