Usando Aquecedor em um STC 3028 ?

Responder
VenanBR
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 10 jun 2025, 18:52
Profissão: Vendedor de peças de moto

Usando Aquecedor em um STC 3028 ?

Mensagem por VenanBR »

Prezados, boa tarde.

Estou tentando montar um projeto em uma caixa organizadora, onde basicamente, devo controlar temperatura e umidade.

Os itens a serem utilizados são?
- 1 caixa organizadora de 56 litros
- 1 ventilador (para resfriar)
- 1 aquecedor (para aquecer, obvimente)
- 1 umidificador (para despejar vapor e umidificar)

Para que funcione de forma automatizada (mas não profissional, com itens sofisticados e caríssimos), comprei um termostato STC 3028 (pois tem a funcão de controle de umidade) e um outro termostato simples (considerando que tenho que controlar 3 itens, umidificador, aquecedor e ventilador).

Porem, li (vi no chatgpt na verdade) que não posso ligar o aquecedor da mondial direto no STC 3028 pois (vou explicar o que lembro, pois não entendo do assunto) o rele do STC 3028 suporta até 10A e o aquecedor atinge acho que 12 ou 13A não lembro.

O Chatgpt recomendou o uso de um SSR, porem, a ligação do STC 3028 por si só achei doidera.. fazer jump pra ligar direto os equipamentos com o mesmo fio que liga o termostato, pois as portas de saida do STC são só acionar o rele, ele não tem saida de energia, enfim..

Resumindo.. eu entendi como liga o STC 3028, essa não é a questão... eu vou ligar o umidificador e o ventilador, que posso ligar direto.

Porem, em um outro termostato simples (que comprei por 40 conto no mercado livre, que usa pra chocadeira), ai sim eu vou ligar o SSR 40A que comprei.

Minha duvida é, se atentando SOMENTE a ligação desse SSR 40A.. como eu posso ligar ele?

Seria esse esquema que fiz no PAINT?

Alguem pode me ajudar?

Desisti de ligar o SSR no STC 3028 pois eu tinha acabado de entender a ligação, ai confundi.. então tive a idéia de ligar o aquecedor em um unico pra ser mais facil. Poderiam tirar minha duvida?
Anexos
Capturar.JPG
VenanBR
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 10 jun 2025, 18:52
Profissão: Vendedor de peças de moto

Re: Usando Aquecedor em um STC 3028 ?

Mensagem por VenanBR »

Nada!? Ninguém!?
admin
Admin
Admin
Registado: 02 set 2006, 13:05
Enviou: 123 vezes
Agradecimento recebido: 140 vezes
Contacto:

Re: Usando Aquecedor em um STC 3028 ?

Mensagem por admin »

vamos começar então
temos de ir por passos

o que aparentemente deseja e ligar um termostato digital ao aquecedor com termostato analógico ?

qual é a tensão de trabalho no seu pais e corrente continua o alternada
Continue a participar activamente.
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
Responder

Voltar para “Projetos Elétricos”