Projectos Eléctricos de Urbanização

Responder
ngp
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 446
Registado: 24 mai 2012, 09:39

Projectos Eléctricos de Urbanização

Mensagem por ngp »

Boas pessoal...
Em breve parece que terei de fazer alguns projectos eléctricos de urbanização e por isso quero começar a estudar o assunto. Existem DL sobre esta matéria ou documentos da EDP, em que nos digam exigências, tipo distâncias entre caixas de visita, altura de colocação de cabos, etc?
Já agora, coloco uma dúvida... Imaginemos que tenho de construir um PT num loteamento.. Tenho de me informar antes se existe disponibilidade de alimentá-lo certo?
Por último, vi num projecto grande que num loteamento diziam ter dois PT's, mas na realidade pareceu-me que o local físico dos dois PT's era o mesmo, mas com dois transformadores no seu interior... Isto é possível? E conta como dois PT?

Obrigado desde já! :D


mpinto
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 505
Registado: 24 abr 2009, 00:23
Agradecimento recebido: 21 vezes

Re: Projectos Eléctricos de Urbanização

Mensagem por mpinto »

Existem e estão disponíveis na Net diversas DIT da EDP com os modelos de armários, ramais tubos, cabos e profundidades etc Existe um regulamento de redes e um regulamento de PT (estes não estão na Net creio). Podes descarregar da Net um programa chamado VISUAL PUC (creio que é este o nome, mas pesquisa, depois posso confirmar) da Efacec onde podes simular o posto de transformação completo, gera a memória descritiva e os desenhos que podes importar para Auto Cad. Já agora, sim, podes fazer um PT duplo, dois transformadores, não necessariamente com a mesma potência e dois quadros abertos. Na prática é como se fossem dois PTs. TB estão disponíveis programas para calculo da iluminação pública, Ulisses, por ex entre outros
ngp
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 446
Registado: 24 mai 2012, 09:39

Re: Projectos Eléctricos de Urbanização

Mensagem por ngp »

mpinto Escreveu:Existem e estão disponíveis na Net diversas DIT da EDP com os modelos de armários, ramais tubos, cabos e profundidades etc Existe um regulamento de redes e um regulamento de PT (estes não estão na Net creio). Podes descarregar da Net um programa chamado VISUAL PUC (creio que é este o nome, mas pesquisa, depois posso confirmar) da Efacec onde podes simular o posto de transformação completo, gera a memória descritiva e os desenhos que podes importar para Auto Cad. Já agora, sim, podes fazer um PT duplo, dois transformadores, não necessariamente com a mesma potência e dois quadros abertos. Na prática é como se fossem dois PTs. TB estão disponíveis programas para calculo da iluminação pública, Ulisses, por ex entre outros
mpinto muito obrigado pela pronta respostas!
Vou pesquisar sobre as dicas que me deste :D
mpinto
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 505
Registado: 24 abr 2009, 00:23
Agradecimento recebido: 21 vezes

Re: Projectos Eléctricos de Urbanização

Mensagem por mpinto »

Tens tb gratuito o Dialux para calculo de iluminação
ngp
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 446
Registado: 24 mai 2012, 09:39

Re: Projectos Eléctricos de Urbanização

Mensagem por ngp »

mpinto Escreveu:Tens tb gratuito o Dialux para calculo de iluminação
Sim, esse costumo usar também... A Soneres também penso que tem um para iluminação pública certo?
Mas quanto à alimentação do PT? Tem de se fazer algum pedido especial à EDP e verificar por onde pode ser alimentado certo?
ngp
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 446
Registado: 24 mai 2012, 09:39

Re: Projectos Eléctricos de Urbanização

Mensagem por ngp »

Já agora outra questão... Existe alguma lei que nos indica a distância máxima entre caixas de visita? Neste caso os cabos vão ficar entubados, mas também poderiam ficar se tubo certo? Trata-se de um loteamento que será público...
Avatar do Utilizador
Duarte82
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 175
Registado: 23 jul 2009, 14:24
Localização: V. N. de Famalicão
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Projectos Eléctricos de Urbanização

Mensagem por Duarte82 »

Antes de mais, lê isto de ponta a ponta: http://paginas.fe.up.pt/~ee99047/EDPDIT-C11-010N.pdf
É o guia técnico de urbanizações da EDP, vai responder à maioria das tuas questões. No próprio site da EDP, terás ainda DMA's relativamente aos equipamentos a utilizar e forma de os instalar.
Por partes: Fazer um pedido de viabilidade prévio (o gabinete de arquitectura deverá te enviar plantas do loteamento com quadro sinóptico que descreva cada lote e uma planta da situação actual do loteamento. Deverás provavelmente te deslocar ao local para marcar passagens de linhas de AT/MT, Postos de transformação públicos - com respectivo numero - e ainda fazer uma previsão da potência necessária para abastecimento do lote, entre outros elementos), a EDP é que te vai dizer se tens necessidade de instalar PT ou se podes usar algum PT na proximidade do loteamento.
O arquitecto deverá ter em sua posse as necessidades da câmara para que o processo dê entrada lá. Isso depende de câmara para câmara. Desde orçamento, a condições técnicas e especiais. Este tipo de projectos já são exigentes para quem tem pouca experiência, penso que seria sábio teres apoio de algum colega que já tenha feito algo do género, pelo menos se for a primeira vez para ti.
José Duarte Pereira
(Engenheiro Eletrotécnico)
Projectista Electricidade, ITED/ITUR, Gás
ngp
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 446
Registado: 24 mai 2012, 09:39

Re: Projectos Eléctricos de Urbanização

Mensagem por ngp »

Duarte82 Escreveu:Antes de mais, lê isto de ponta a ponta: http://paginas.fe.up.pt/~ee99047/EDPDIT-C11-010N.pdf
É o guia técnico de urbanizações da EDP, vai responder à maioria das tuas questões. No próprio site da EDP, terás ainda DMA's relativamente aos equipamentos a utilizar e forma de os instalar.
Por partes: Fazer um pedido de viabilidade prévio (o gabinete de arquitectura deverá te enviar plantas do loteamento com quadro sinóptico que descreva cada lote e uma planta da situação actual do loteamento. Deverás provavelmente te deslocar ao local para marcar passagens de linhas de AT/MT, Postos de transformação públicos - com respectivo numero - e ainda fazer uma previsão da potência necessária para abastecimento do lote, entre outros elementos), a EDP é que te vai dizer se tens necessidade de instalar PT ou se podes usar algum PT na proximidade do loteamento.
O arquitecto deverá ter em sua posse as necessidades da câmara para que o processo dê entrada lá. Isso depende de câmara para câmara. Desde orçamento, a condições técnicas e especiais. Este tipo de projectos já são exigentes para quem tem pouca experiência, penso que seria sábio teres apoio de algum colega que já tenha feito algo do género, pelo menos se for a primeira vez para ti.
Obrigado Duarte!
Por acaso já tinha encontrado esse mesmo documento da EDP e já o estou a ler :D
Sim, tenho apoio de um colega experiente mas quero-me informar atenpadamente e estar bem informado sobre este tipo de projectos e aqui no fórum ouvir a opinião e os conselhos dos mais experientes dá sempre jeito :D
Obrigado pelas luzes iniciais, vou dedicar o meu fim de semana a esta leitura :D
Responder

Voltar para “Projetos Elétricos”