RG-FO
RG-FO
Boa tarde a todos,
Alguém me pode dizer como ser representa o RG-FO e as tomadas e as FO no projecto ITED?
Referente ao calculo da Atenuação, como fazem utilizam os 0,5 dB ou calculam, se calculam como fazem usam cabos pré-conectorizados ou cabos para fazer a fusão ou conectorização mecânica (aí qual o valor considerar de atenuação na conectorização)?
CMP
Xmassas
Alguém me pode dizer como ser representa o RG-FO e as tomadas e as FO no projecto ITED?
Referente ao calculo da Atenuação, como fazem utilizam os 0,5 dB ou calculam, se calculam como fazem usam cabos pré-conectorizados ou cabos para fazer a fusão ou conectorização mecânica (aí qual o valor considerar de atenuação na conectorização)?
CMP
Xmassas
Cumprimentos,
Xmassas
Já dizia um vizinho meu há uns bons anos atrás:
" Aí, ó menino olha que a electricidade é tramada, morde sem nós a vermos"

Xmassas

-
- Velha Guarda
- Registado: 11 jan 2008, 17:00
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 3 times
Re: RG-FO
também estou expectante quanto a uma resposta neste sentido...
Mas isto ajuda:
As contas para a fibra são muito simples (ver o exemplo apresentado no manual ITED)
Basicamente: Σ perdas da fibra + Σ perdas da conectica utilizada (conectores de campo; fusões; etc) + Σ perdas dos alinhadores utilizados.
Por exemplo:
Tipicamente as perdas em termos de alinhadores SC-APC existentes por fracção (4 alinhadores do sec. do RG-FO à tomada de FO da ZAP)à por fibra.
Cada alinhador perde tipicamente 0,2dB = 4x0,2 = 0,8dB
Se utilizar em toda a rede conectores de campo SC-APC a perdas de cada um ronda os 0,3dB (6 conectores do sec. do RG-FO à tomada de FO da ZAP
6 conectores x 0,3 = 1,8dB
Se a fibra perder 0,4dB/Km
100 x 0,4 / 1000 = 0,04dB (para 100 metros de fibra)
Total = 1,8 + 0,8 + 0,04 = 2,64dB
Este é um exemplo académico, para calcular os valores correctos é necessários obter os valores da atenuações dos fabricantes dos equipamentos.
Mas isto ajuda:
As contas para a fibra são muito simples (ver o exemplo apresentado no manual ITED)
Basicamente: Σ perdas da fibra + Σ perdas da conectica utilizada (conectores de campo; fusões; etc) + Σ perdas dos alinhadores utilizados.
Por exemplo:
Tipicamente as perdas em termos de alinhadores SC-APC existentes por fracção (4 alinhadores do sec. do RG-FO à tomada de FO da ZAP)à por fibra.
Se utilizar em toda a rede conectores de campo SC-APC a perdas de cada um ronda os 0,3dB (6 conectores do sec. do RG-FO à tomada de FO da ZAP
Este é um exemplo académico, para calcular os valores correctos é necessários obter os valores da atenuações dos fabricantes dos equipamentos.
Learning is the goal!!
gemini Escreveu:também estou expectante quanto a uma resposta neste sentido...
Mas isto ajuda:
Por exemplo:
como é que contas 6 conectores. Só consigo contar 4.
-
- Velha Guarda
eu recebi isto dum colega, não fui eu quem fez esse exemplo.
mas portanto, devem ser 4 conectores ao invés de 6.. afinal, cada fibra têm inicio e fim (2 conectores) logo 2 x 2 = 4
mas portanto, devem ser 4 conectores ao invés de 6.. afinal, cada fibra têm inicio e fim (2 conectores) logo 2 x 2 = 4
Learning is the goal!!
Ok, até aí está de acordo com o que penso.
E a esquematização como fazem?
E a esquematização como fazem?
Cumprimentos,
Xmassas

Xmassas

Boa tarde,
Já alguém efectuou um esquema que possa partilhar?
Já alguém efectuou um esquema que possa partilhar?
Cumprimentos,
Xmassas

Xmassas

Bom dia
Eu também não encontrei nenhum esquema no manual de ITED, no entanto face às necessidades, eu já fiz um esquema da rede de cabos de fibra óptica.
Segue o esquema Aguardo a vossa análise critica/elogios. Eu não sabia a maneira como fazer, por isso fiz assim.
Cumprimentos
Eu também não encontrei nenhum esquema no manual de ITED, no entanto face às necessidades, eu já fiz um esquema da rede de cabos de fibra óptica.
Segue o esquema Aguardo a vossa análise critica/elogios. Eu não sabia a maneira como fazer, por isso fiz assim.
Cumprimentos
Bom dia,
pareçe-me bem, no entanto penso que não é necessário FO da CEMU ao ATI .
Nos cálculos já consideras-te a atenuação do coteores opticos.
pareçe-me bem, no entanto penso que não é necessário FO da CEMU ao ATI .
Nos cálculos já consideras-te a atenuação do coteores opticos.
Cumprimentos,
Xmassas

Xmassas

-
- Curioso
- Registado: 07 dez 2008, 17:34
Este ITED ao contrário do anterior não tem simbologia. Esta terá de ser criada ou adaptada. Quanto ás ligações a pre-conectorização parece ser uma boa solução, já que a fusão requer máquinas caras, só dá resultado para quem faz muitas fusões e a conectorização manual bem executada será aceitável, mas acho que nem sempre irá sair bem á primeira .......
-
- Velha Guarda
- Registado: 26 fev 2009, 18:21
- Has thanked: 5 times
E como passas fibras pré-conectorizados nos tubos?jose manuel Escreveu:Este ITED ao contrário do anterior não tem simbologia. Esta terá de ser criada ou adaptada. Quanto ás ligações a pre-conectorização parece ser uma boa solução, já que a fusão requer máquinas caras, só dá resultado para quem faz muitas fusões e a conectorização manual bem executada será aceitável, mas acho que nem sempre irá sair bem á primeira .......
Talvez não fosse pior considerares pré-conectorizada numa ponta (no inicio do tubo) e na outra proceder-se a fusão, para que a fibra passe no tubo sem problema...
Abraço.
-
- Velha Guarda
Aumentas a secção do tubo para poderes passar os conectores 
Eu cá estou a projectar com o sistema Easylink da TEKA, pré-conectorizados.
Basta passar o cabo de FO desde a ZAP até ao ATI (os conectores assim não andam dentro dos tubos...), e fazer depois a fusão desse lado.

Eu cá estou a projectar com o sistema Easylink da TEKA, pré-conectorizados.
Basta passar o cabo de FO desde a ZAP até ao ATI (os conectores assim não andam dentro dos tubos...), e fazer depois a fusão desse lado.
Learning is the goal!!
- Varejo
- Team Apoio
- Registado: 14 jun 2007, 01:17
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 12 times
Boas, para a ZAP FO, basta 1 tubo 32mm para os conectores passarem á vontade!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!