Antes de mais deixo-vos aqui um site de um fornecedor nosso, onde poderão captar bastante informação sobre equipamentos e formas de ligação.
http://www.ivv-aut.com/
http://www.sanco.pt/

Grande parte dos sistemas de alarme de detecção de incêndio regem-se por regras básicas que são comuns á maioria destes.
Principais características que distinguem as variadíssimas centrais de detecção...
- Zonas As zonas são bastante importantes para que possamos configurar de diferentes formas cada sector a proteger pelo sistema.
- Alarmes É outro factor importante nas centrais de incêndio e também nas de intrusão, a configuração da actuação do sistema de alarmes.
Explos:
Primeiro alarme interno e depois o externo
Botão de pânico activa todos os alarmes, etc...
- Contactos Auxiliares Por vezes é aqui que existe uma grande diferença entre as pequenas e as grandes centrais. Estes contactos é o que vamos utilizar para activar splitters de extinção automática, destrancamento de portas, corte de energia eléctrica, etc...
Vamos agora falar no tipo de detectores...
Existem vários tipos de detectores, no entanto estes são os mais comuns e dá para ter uma ideia de como escolhe-los.

Detectores Ópticos
São detectores que accionam por fumo, dentro deles existe um pequeno IR que é emitido e recebido permanentemente, quando o fumo entra no detector e se coloca no meio deste pequeno raio de luz, interrompe a emissão-recepção e activa o alarme.

Detectores Termovelocimétricos
São detectores que ignoram o fumo e disparam por temperatura, conforme as características de cada detector, ele disparará a partir de X Graus ou em aumentos de temperatura bruscos de X Graus em X minutos.
Depois também existem detectores que combinam estas duas características, os Óptico-Térmicos e muitas outras inovações que podem consultar nas páginas dos importadores e/ou fabricantes.
Alguns Esquemas de Ligação


Duvidas, postem
[[[]]]