Bao tarde,
precisava de fazer o arranque de um motor a +/- 600m de distância em linha de vista,
tendo em conta que não tenho cabo (Energia e Comando) entre o Motor e o local onde pretendo fazer o arranque.
O que posso usar para activar um circuito que me fassa o arranque do motor?
Se alguem me poder ajudar ficava grato.
Cumprimentos,
Xmassas
Já dizia um vizinho meu há uns bons anos atrás:
" Aí, ó menino olha que a electricidade é tramada, morde sem nós a vermos"
Agradeço a ajuda,
embora ainda não tenha testado não me parece que tenha alcançe, e como não tenho onde colocar repetidores, não sei se dá.
Mas obrigado na mesma.
Cumprimentos,
Xmassas
Já dizia um vizinho meu há uns bons anos atrás:
" Aí, ó menino olha que a electricidade é tramada, morde sem nós a vermos"
se tiveres em campo é capaz de dar.
já uma vez fiz isso para uma iluminação no alentejo e se não tinha 600 metros pouco faltava. eram uns receptores da NICE
Podes fazer via radio, pois os mais fracos dão até 3km podes inclusivé enviar e receber sinais digitais ou analogicos. Por experiencia própria funcionam muito bem.
Paulooliv Escreveu:Podes fazer via radio, pois os mais fracos dão até 3km podes inclusivé enviar e receber sinais digitais ou analogicos. Por experiencia própria funcionam muito bem.
Podes mostrar algum exemplo do sistema, se não for pedir demais?
Boas...
As licenças rádio são o menor problema. Para essa distancia, com um par de PMR faz-se na boa, e não precisam de licença. Agora a parte má, é que para usar os PMR(ou outra ligação rádio) convém montar um encoder/decoder de sinal, para as ordens seguirem codificadas via rádio. Isto, porque qualquer sinal rádio, circula por todo o lado, e pode ser escutado por qualquer pessoa que esteja em redor. Para os que pensam que não há problema em escutarem as ordens, eu esclareço: o mal não é escutar, mas sim emitir ordens adversas sem autorização.
Em tempos houve um depósito de água, que comandava as bombas de abastecimento via rádio, com uma portadora intermitente com uns x khz áudio. Como o sistema estava numa frequência destinada a serviços e chamadas de emergência, alguém simulou os sinais de tanque cheio. Pouco tempo depois, estava a malta sem água, pois com o sinal de tanque cheio, as bombas não ligavam. A dita emissão foi retirada dessa frequência, para outra ou para outro sistema.
Aprender sem pensar é tempo perdido - Confúcio Participar neste fórum é um privilégio e não um direito A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
O sistema tem que poder ler o conteúdo do SMS, e reagir de acordo com o mesmo. É um sistema simples de implementar.
Reacções pelos apitos que o telemovel dá, são uma perfeita insegurança para as instalações. Imaginem se estiver a servir de activador/desactivador de alarme de casa. O larápio pode entrar à vontade, sem que a corneta dê sinal.
Como o josebrites disse, o motor pode arrancar/parar, apenas porque a operadora enviou um SMS, e o telemovel apitou.