Aumento potência garagem

Responder
Tone
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 28 ago 2016, 08:14

Aumento potência garagem

Mensagem por Tone »

Bom dia Caríssimos,

Tenho uma garagem tipo box com contador/quadro independente, inserido num prédio residencial com outras boxes, apartamento e lojas (tudo alimentado pela mesma coluna/ramal).

Tem uma PMA de 1,15Kva e pretendia fazer aumento de potência para 3,45 no minimo, idealmente para 6,9Kva.

Sou inscrito na dgeg mas nunca exerci apesar de ter formação na área, ou seja, consigo consultar as PMAs das fracções.

A minha questão é se tenho maneira de saber qual a potencia o ramal suporta para conseguir analisar a viabilidade de aumentar a potência sem ser necessário fazer alteração de coluna/ramal €€€.

Obrigado pela ajuda,
T.A
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 22 out 2007, 22:10
Enviou: 4 vezes
Agradecimento recebido: 99 vezes

Re: Aumento potência garagem

Mensagem por amoreira »

Bom dia

Da minha experiência essa informação infelizmente não é possível de obter.
Terá mesmo de passar por todo o processo "burocrático" e no final em função do orçamento apresentado decidir se avança ou não.
Recentemente fiz um projeto semelhante à partida parecia tudo muito simples, mas a e-redes complicou tudo pois quis se aproveitar desta intervenção para fazer o reforço do ramal partindo do pressuposto que outros inquilinos poderiam vir a solicitar também aumentos de potência.
O cliente sendo o 1º tinha d apagar o ramal novo, um armário de distribuição, etc.... resultado desistiu!
Posto isto não significa que o seu caso venha a ser igual até pode correr sem problemas de maior, cada caso é um caso.
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
elfo106
Curioso
Curioso
Registado: 08 nov 2013, 21:23
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 5 vezes

Mensagem por elfo106 »

Boa tarde,

@amoreira no exemplo que a questão original deu, vamos supor que o técnico segue o tal processo burocrático para ver a viabilidade/custos para aumentar a pma para 6.9kva e a resposta que recebe é de que não é viável ou que o custo é insuportável como no exemplo que deu.
Se quisesse depois a mesma informação mas para os 3,45kva, seria necessário repetir de novo o mesmo processo com os custos à e-redes que isso implica?
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 22 out 2007, 22:10
Enviou: 4 vezes
Agradecimento recebido: 99 vezes

Mensagem por amoreira »

Boas,

Sim teria de submeter novo pedido de condições.
O exemplo que eu dei considero inadmissível, porque qualquer instalação deveria ter folga para pequenos aumentos de potência, estamos a falar de valores residuais.

Também podemos colocar a coisa de outra forma para situações similares. Imaginemos uma instalação coletiva que tem folga e pode crescer por exemplo 20kVA, sem necessidade de reforço do ramal.
Os primeiros inquilinos a solicitar o aumento de potência das suas instalações estão são uns sortudos e têm custos menores e os que vierem a seguir têm de pagar a fatura de alterações da instalação, reforço de ramal etc...?
Não me parece justo porque os tais 20 kVA pertencem ao condomínio para usufruto de todos os inquilinos e não apenas de alguns, os custos independentemente de quem venha 1º ou em ultimo devem ser repartidos por todos.
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
Tone
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 28 ago 2016, 08:14

Mensagem por Tone »

Bom dia,

Muito obrigado pela resposta @amoreira. Entendo perfeitamente a sua questão quanto ao condomínio e divisão da potência disponível mas posso dizer que da experiencia que tenho de lidar com condomínios é sempre tudo muito complicado e de elevada resistência à mudança.

Questão bastante pertinente @elfo106.

Obrigado a ambos!
Responder

Voltar para “Eletricidade Residencial”