Chuveiro não esquenta pouco. Tentei muita coisa já.
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 04 jun 2025, 20:02
- Profissão: Técnico de Telecomunicações
Chuveiro não esquenta pouco. Tentei muita coisa já.
Boa tarde pessoal.
Estou fazendo um serviço em um cliente de instalação de um chuveiro, na nova residência deles( apartamento no quarto andar). Um chuveiro 127v está esquentando pouco em relação à potência dele.
É um chuveiro eletrônico da Lorenzetti 5500w, Porém esse chuveiro fica a uma distância de 27 metros do quadro principal e vai direto para o chuveiro sem parar em nenhum outro lugar, além da distância do quadro principal para o padrão de rua.
Como vi a distância coloquei cabos 10mm e terminais em todas as pontas para não ter problemas com esse chuveiro. Quando fui testar nada de esquentar, só fica morninho. Troquei o chuveiro e o disjuntos e continua morninho.
Alguém poderia me ajudar?
Estou fazendo um serviço em um cliente de instalação de um chuveiro, na nova residência deles( apartamento no quarto andar). Um chuveiro 127v está esquentando pouco em relação à potência dele.
É um chuveiro eletrônico da Lorenzetti 5500w, Porém esse chuveiro fica a uma distância de 27 metros do quadro principal e vai direto para o chuveiro sem parar em nenhum outro lugar, além da distância do quadro principal para o padrão de rua.
Como vi a distância coloquei cabos 10mm e terminais em todas as pontas para não ter problemas com esse chuveiro. Quando fui testar nada de esquentar, só fica morninho. Troquei o chuveiro e o disjuntos e continua morninho.
Alguém poderia me ajudar?
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Enviou: 23 vezes
- Agradecimento recebido: 201 vezes
Re: Chuveiro não esquenta pouco. Tentei muita coisa já.
Se quando o choveiro liga e se medir a tensão que lá chega, se valor apresentar 127V pode concluir que o problema não é da instalação.
Se medir a corrente que passa pelo chuveiro e dividir pela 5500 pela tensão que acabou de medir, se o valor for próximo 43A então não é do chuveiro também.
Agora a pergunta que se coloca é, o chuveiro é mesmo preparado para funcionar a 127V???
Se medir a corrente que passa pelo chuveiro e dividir pela 5500 pela tensão que acabou de medir, se o valor for próximo 43A então não é do chuveiro também.
Agora a pergunta que se coloca é, o chuveiro é mesmo preparado para funcionar a 127V???
-
Testei com dois chuveiros de modelos diferentes, ambos 5500w 127v e nenhum deles esquenta. Será que a distância está interferindo tanto assim? Cabeamento 10mm² da megatron, fiação boa. Só não testei a amperagem com o chuveiro ligado para ver se está chegando intensidade correta.
-
- Curioso
- Registado: 29 out 2014, 13:58
- Agradecimento recebido: 4 vezes
Boas
Poderá ter a ver com a pressão de água?
Nos esquentadores influencia.
Poderá ter a ver com a pressão de água?
Nos esquentadores influencia.
-
Pressão de água eu sei que tem. A Caixa fica a 3,5 metros do encanamento do chuveiro e sai muita água em pressão.
-
Pelo Alicate Amperímetro mostra que está com uma intensidade de 35A nesse chuveiro. Vou tentar trocar o disjuntor geral de 70A. Rezar para ser isso.
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Enviou: 23 vezes
- Agradecimento recebido: 201 vezes
Não percebi... a solução que encontrou é trocar o disjuntor?eessouza Escreveu: 06 jun 2025, 00:44 Pelo Alicate Amperímetro mostra que está com uma intensidade de 35A nesse chuveiro. Vou tentar trocar o disjuntor geral de 70A. Rezar para ser isso.
-
- Velha Guarda
- Registado: 14 fev 2010, 13:12
- Enviou: 413 vezes
- Agradecimento recebido: 89 vezes
boas. esse sintoma esta como sendo na tensão que é baixa, pelo menos consta no manual do aparelho. não sera 220v? cump
-
- Electricista de 2ª
- Registado: 10 set 2021, 17:26
- Enviou: 15 vezes
- Agradecimento recebido: 37 vezes
Rezar não é solução.eessouza Escreveu: 06 jun 2025, 00:44 Pelo Alicate Amperímetro mostra que está com uma intensidade de 35A nesse chuveiro. Vou tentar trocar o disjuntor geral de 70A. Rezar para ser isso.
O fio de 10 mm2 só suporta 50A, por isso colocar um disjuntor superior a esse é colocar em risco a instalação!
Se até agora o disjuntor que está não disparou, claramente esse não é oa causa do problema.
Já foi sugerido num comentário anterior para medir a tensão.
Deve medir com o chuveiro funcionando, antes do cabo, e depois do cabo, para assim perceber se tem muita queda de tensão que justifique colocar um cabo mais grosso.
Fazendo contas, eu acho que já sei qual é o problema efetivo.
A intensidade esperada é:
5500 / 127 = 43 A
A intensidade que obtém é 35A.
Como o chuveiro é uma resistência, a intensidade varia proporcionalmente com a tensão.
Vamos então calcular a tensão que provavelmente está aos terminais do chuveiro:
127 " 35 / 43 = 103 V
Questões a colocar-se:
* Essa zona não será de tensão 110V em vez de 127V?
* Se for 110V, então deve usar um chuveiro de 110V;
* Se for 127V e só estão chegando 110V, então deve averiguar onde está a haver as perdas e resolver essa questão se for na sua instalação. Se o problema já estiver fora, deverá reclamar com o seu operador de eletricidade.
Boas,
continuando com a analise dos colegas:
Sendo a tensão no chuveiro igual a 103 V e a Corrente igual a 35 A a Potencia vem igual a 3605 W.
Em percentagem, cerca de 66% da que deveria ser. Nitidamente insuficiente!
Supondo que a rede seja de 127V:
A perda não é devida à secçao (resistencia) do cabo mas sim a outros pontos do circuito: maus contactos ou rede sobrecarregada, etc.
Um abraço
continuando com a analise dos colegas:
Sendo a tensão no chuveiro igual a 103 V e a Corrente igual a 35 A a Potencia vem igual a 3605 W.
Em percentagem, cerca de 66% da que deveria ser. Nitidamente insuficiente!
Supondo que a rede seja de 127V:
A perda não é devida à secçao (resistencia) do cabo mas sim a outros pontos do circuito: maus contactos ou rede sobrecarregada, etc.
Um abraço