Dúvida limitador/potência contratada

Responder
pmf
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 08 jun 2022, 23:46

Dúvida limitador/potência contratada

Mensagem por pmf »

Boa noite,

Após instalação de placa de indução, tenho o limitador (Merlin Gerin DB90) a disparar quando tenho outros equipamentos a funcionar em simultâneo.
No limitador tenho Ir = 30A.
Neste momento tenho contratado 3,45 kVA (15A), que não é suficiente.
O contador de fração é um SAGEMCOM S212, que indica 3,45 kVA de potência contratada.

Do que li no fórum, é comum os limitadores antigos estarem acima da potência contratada.

A minha questão é a seguinte:
O meu consumo é superior a 30A e por isso o limitador dispara?
Ou o consumo é superior a 15A e o contador faz disparar o limitador?

Tenho intenções em aumentar para 5,75 kVA, mas preciso de entender se já tenho 30A disponíveis ou não.

Obrigado.
mromeiro
Electricista de 2ª
Electricista de 2ª
Registado: 10 set 2021, 17:26
Has thanked: 15 times
Been thanked: 37 times

Re: Dúvida limitador/potência contratada

Mensagem por mromeiro »

Boa noite,
Parece-me que não é uma nem outra situação.
A razão pela qual é comum colocarem o disjuntor diferencial acima do valor contratado, está relacionado com os contadores já terem a funcionalidade de limitar a potência, e assim, no caso do cliente pretender fazer um pedido de aumento de potência, já podem fazer essa alteração remotamente sem necessidade de irem a casa do cliente.

O contador não tem forma de fazer disparar o disjuntor.
Parece ser uma avaria desse disjuntor, o que parece ser comum, e já tem vários casos desses aqui no fórum.
Poderá ter de pedir para o retirar.
Para isso, é conveniente assegurar-se que a instalação não fica em risco, e assim, deverá falar com um eletricista para validar as normas de segurança, nomeadamente se tem interruptor diferencial e se o mesmo suporta a nova potência contratada.
Também deve ser averiguada se a instalação está preparada para a nova potência.
Responder

Voltar para “Eletricidade Residencial”