Duvida sobre iluminação de moradia nova

Responder
quiksilver26
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 17 mar 2009, 08:10

Duvida sobre iluminação de moradia nova

Mensagem por quiksilver26 »

Sou novo aqui no forum, apesar de já à algum tempo andar a ver o forum, hoje é o primeiro dia que vou postar e será para tirar umas duvidas.

Estou neste momento a construir uma moradia que podem ver aqui http://homeoftheslope.blogspot.com/ a minha duvida é sobre a iluminação, que tipo de iluminaçºao devo colucar?
O que esta previsto é colucar na cozinha focus com lampadas de baixo consumo e no resto de toda a casa focos de halogenio alimentados a 12V, será esta a melhor opção? Leds acho que esta fora de questão, pelo que sei os leds para darem boa luz ainda fica muito caro.
As lampadas de halogenio de 12V gastam menos que a 220 não gastam?
Havera melhor opção sem ser as de halogenio...?
:?: :?: :?: :?: :?:
Miguel P.
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 13 jan 2008, 10:42

Re: Duvida sobre iluminação de moradia nova

Mensagem por Miguel P. »

Deixo aqui um documento que espero que ajude!

MP
Anexos
Bch_LuzCerta.pdf
(3.47 MiB) Transferido 181 vezes
Eng.º Electrotécnico
Perito RSECE-Energia
Auditor SGCIE
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Has thanked: 18 times
Been thanked: 34 times

Mensagem por joaoosvaldo »

quiksilver26 Escreveu:Sou novo aqui no forum, apesar de já à algum tempo andar a ver o forum, hoje é o primeiro dia que vou postar e será para tirar umas duvidas.

Estou neste momento a construir uma moradia que podem ver aqui http://homeoftheslope.blogspot.com/ a minha duvida é sobre a iluminação, que tipo de iluminaçºao devo colucar?
O que esta previsto é colucar na cozinha focus com lampadas de baixo consumo e no resto de toda a casa focos de halogenio alimentados a 12V, será esta a melhor opção? Leds acho que esta fora de questão, pelo que sei os leds para darem boa luz ainda fica muito caro.
As lampadas de halogenio de 12V gastam menos que a 220 não gastam?
Havera melhor opção sem ser as de halogenio...?
:?: :?: :?: :?: :?:
O problema dos Led's é a nível de preço que ainda saí mt caro, porque em relação ao nível de iluminação já existem Led's bem capazes de garantir bons níveis de iluminação.

Em relação aos halogéneos consumirem menos a 12V que a 230V não é verdade depende é da potência dos halogéneos, por exemplo uma lâmpada de halogéneo de 50W alimentada a 12V consome o mesmo que outra lâmpada de halogéneo de 50W alimentada a 230V porque ao ter uma menor tensão vai consumir mais corrente é a lei de ohm por isso os consumos são iguais, não é por aí!!!
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

E se quizermos ser mais precisos, podemos dizer que um lâmpada de 50W/12V, no seu "conjunto" lâmpada+tranformador, vai acabar por consumir mais do que 50W.
10W a 20W em perdas, é bem capaz de existir no tranformador (ferromagnético).

Aqui já foi referido as vantagens e desvantagens do 12V e 230V, só que não estou a conseguir encontrar... :oops:
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio

nelmindo Escreveu:E se quizermos ser mais precisos, podemos dizer que um lâmpada de 50W/12V, no seu "conjunto" lâmpada+tranformador, vai acabar por consumir mais do que 50W.

Aqui já foi referido as vantagens e desvantagens do 12V e 230V, só que não estou a conseguir encontrar... :oops:
Uma das vantagens dos 12V (corrente AC) pode ser para instalar em balneários, WC's, Piscinas, etc., nos volumes 0 e 1 em TRS (tensão reduzida de segurança) e com o transformador fora dos volumes de protecção (nas piscinas só podem ser luminárias apropriadas para piscinas, ter também em atenção IP's em ambos os casos).

Uma desvantagem dos 12V é se o tranformador estiver longe da luminária por uma razão qualquer serão necessárias secções dos condutores muito maiores que as "normais" devido às quedas de tensão.
Última edição por joaoosvaldo em 31 mai 2010, 09:01, editado 1 vez no total.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

quiksilver26
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

nelmindo Escreveu:E se quizermos ser mais precisos, podemos dizer que um lâmpada de 50W/12V, no seu "conjunto" lâmpada+tranformador, vai acabar por consumir mais do que 50W.

Os balastros serão electonicos :|
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio

quiksilver26 Escreveu:

Os balastros serão electonicos :|
Mesmo os balastros electrónicos também apresentam perdas embora sejam quase insignificantes, são muito melhores que os ferromagnéticos neste aspecto!!! Mas mesmo com os balastros electrónicos as lâmpadas de halogéneo a nível de consumo vai ser sempre superior às fluorescentes compactas de baixo consumo. Por exemplo se for considerado lâmpadas fluorescentes compactas de 21W (até podem ser de potência inferior mas estas acho que são uma boa equivalência) consomem muito menos que os halogéneos de 50W. Mas também pode ponderar o factor estético, os halogéneos ficam mais "bonitinhos" :) .

Ver os seguintes link's do porquê de utilizar as lâmpadas fluorescentes compactas:

http://www.osram.pt/osram_pt/Profission ... index.html

http://www.ecocasa.pt/energia_content.php?id=2
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

quiksilver26
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Desde já obrigado por todos os comentários.

Já que os focus de halogenio a 12 ou 24V não é a melhor opção, que tipo de focos e lampadas aconselhavam para a casa, tendo em conta que é toda com focus embutidos :?:
Responder

Voltar para “Dúvidas”