condutor cinza como neutro
condutor cinza como neutro
olá pessoal
precisava de ajuda no seguinte:
Estou a fazer uma instalação EIB ( Dootica ) em que os modulos dos estores estão colocados no quadro electrico e por isso tenho que levar ao estor as 2 fases neutro e terra, aminha duvida é a seguinte:
Ao comprar cabo FV de 2fases mais neutro mais terra foi-me dito que este cabo não era fabricado ou melhor fabricado só por encomenda e que podia instalar 3fases mais neutro mais terra em que o condutor cinza ficaria a fazer de neutro.
Segundo as normas isto é verdade? se sim alguem me diz em que secção se encontra isto ou algo a falar do codigo de cores?
obrigado
kakai
precisava de ajuda no seguinte:
Estou a fazer uma instalação EIB ( Dootica ) em que os modulos dos estores estão colocados no quadro electrico e por isso tenho que levar ao estor as 2 fases neutro e terra, aminha duvida é a seguinte:
Ao comprar cabo FV de 2fases mais neutro mais terra foi-me dito que este cabo não era fabricado ou melhor fabricado só por encomenda e que podia instalar 3fases mais neutro mais terra em que o condutor cinza ficaria a fazer de neutro.
Segundo as normas isto é verdade? se sim alguem me diz em que secção se encontra isto ou algo a falar do codigo de cores?
obrigado
kakai
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Re: condutor cinza como neutro
É exactamente com lhe disseram, algumas marcas só disponibilizam o cabo 3+T (em que um dos 3 é neutro), por ecomenda.
O melhor que pode fazer é instalar o 4+T, em que o neutro (condutor azul) já aparece, inutilizando uma das outras cores.
No entanto, não sei se por parte das regras técnicas, é possivel usar cabo, em que os condutores são todos a negro, mas numerados, podendo assim comprar o cabo 3+T, sem se preocupar com as cores.
O melhor que pode fazer é instalar o 4+T, em que o neutro (condutor azul) já aparece, inutilizando uma das outras cores.
No entanto, não sei se por parte das regras técnicas, é possivel usar cabo, em que os condutores são todos a negro, mas numerados, podendo assim comprar o cabo 3+T, sem se preocupar com as cores.
- patinhofeio
- Quadro de Honra
- Registado: 30 mar 2008, 10:45
Boas.kakai Escreveu: ...
...
No cabo de 3 fases + neutro + terra, não precisas por o cinza a fazer de neutro.
Por norma, os cabos de 4 condutores é que têm 1 preto; 1 castanho; 1 cinza; 1 terra, e é nestes que se costumava usar o cinza como neutro. Este uso que foi dado ao cinza, NÃO É PERMITIDO. Em tempos ainda se pintava o cinza de azul, mas agora até com isso eles implicam.
Como solução, ou tentas saber se podes usar cabo olflex(condutores pretos numerados + terra)
Código: Selecionar todos
http://www.policabos.pt/catalogo/detalhes_produto.php?id=112
Aprender sem pensar é tempo perdido - Confúcio
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
olá
acho que me enganei em cima ou expliquei-me mal, então é assim:
tenho um cabo com preto castanho cinza e terra, posso meter o cinza a fazer de neutro? é legal?????
Cpts
kakai
tenho um cabo com preto castanho cinza e terra, posso meter o cinza a fazer de neutro? é legal?????
Cpts
kakai
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boas Kakai
As cores estão normalizadas, e tem que se cumprir a normalização.
Cump.
Mário
As cores estão normalizadas, e tem que se cumprir a normalização.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
kakai Escreveu:olá
Cpts
kakai
Olá,
Não, não pode utilizar o condutor cinza como neutro em que circunstância for! com o condutor de terra de protecção tb é a mesma coisa...
No entanto há outros casos em que se podem identificar com fita adequada nas duas extremidades... refriro-me a condutores de fases e sinalização e comando.
Mirandes,
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 21 jul 2008, 08:37
segundo as normas, a cor do neutro nao é obrigatoriamente o azul´
este é dado como exemplo.
o que é obrigatorio, é que o neutro seja a cor mais clara.
um abraço, que no teu caso é o cinzento

olápauloadaes Escreveu:segundo as normas, a cor do neutro nao é obrigatoriamente o azul´
agora é que estou baralhado, afinal é possivel ou não utilizar o cinza como neutro.
Relembro que o meu caso é ter um cabo com preto castanho cinza e terra e querer aproveitar o cinza para o neutro.
Agradecia já agora se souberem em que sitio das normas se fala nas cores dos condutores que me dessem uma dica.
Cpts
Carlos Seguro
vou reformular a minha resposta se tiver enganado por favor alguem corrija
o cinzento nao pode ser utilizado como neutro, ponto final paragrafo.
isso da cor mais claro é verdade sim senhor mas em alguns casos especificos tais como se em vez de cabo tivesse fios e em vez de cinzento o conductor fosse de cor branca ai sim era possivel
o cinzento nao pode ser utilizado como neutro, ponto final paragrafo.
isso da cor mais claro é verdade sim senhor mas em alguns casos especificos tais como se em vez de cabo tivesse fios e em vez de cinzento o conductor fosse de cor branca ai sim era possivel
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boas
As cores normalizadas são;
Terra - verde e amarelo, cada cor a 50%
Neutro - Azul.
Nos dois casos acima Não é permitido alterações.
Fase - Preto
Fase - Castanho avermelhado
Fase - Cinzento claro
E não se pode utilizar outras cores em sistemas básicos.
Em quadros de comando as cores são outras, mas só para comando e ou ligações de motores em que é permitido a cor preto em múltiplos e têm que estar numerados.
Não é permitido utilizar a cor Azul sem ser em Neutro.
Não é permitido utilizar a cor do Terra sem ser em Terra.
Cump.
Mário
As cores normalizadas são;
Terra - verde e amarelo, cada cor a 50%
Neutro - Azul.
Nos dois casos acima Não é permitido alterações.
Fase - Preto
Fase - Castanho avermelhado
Fase - Cinzento claro
E não se pode utilizar outras cores em sistemas básicos.
Em quadros de comando as cores são outras, mas só para comando e ou ligações de motores em que é permitido a cor preto em múltiplos e têm que estar numerados.
Não é permitido utilizar a cor Azul sem ser em Neutro.
Não é permitido utilizar a cor do Terra sem ser em Terra.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
kakai Escreveu:olápauloadaes Escreveu:segundo as normas, a cor do neutro nao é obrigatoriamente o azul´
agora é que estou baralhado, afinal é possivel ou não utilizar o cinza como neutro.
Relembro que o meu caso é ter um cabo com preto castanho cinza e terra e querer aproveitar o cinza para o neutro.
Agradecia já agora se souberem em que sitio das normas se fala nas cores dos condutores que me dessem uma dica.
Cpts
Carlos Seguro
quer trabalhar com qualidade e ao mesmo tempo cumprir normas, aqui vai:
CENELEC HD 308.S2
Portaria n.º 949-A2006 RTIEBT
514.3 — Identificação dos condutores neutro e de protecção.
514.3.1 — Os condutores neutro e de protecção, quando
forem separados, devem ser identificados de acordo
com o indicado na Norma IEC 60446.
IEC 60446:
Neutral or mid-point conductor
If a circuit includes a neutral or mid-point conductor, then it should be identified by a blue colour (preferably light blue). Light blue must not be used for any other type of conductor.
http://www2.theiet.org/Publish/WireRegs ... olours.pdf
agora acho estranho haver pessoas que consigam ganhar dinheiro...
olánelmindo Escreveu:kakai Escreveu:olápauloadaes Escreveu:segundo as normas, a cor do neutro nao é obrigatoriamente o azul´
Cpts
Carlos Seguro
quer trabalhar com qualidade e ao mesmo tempo cumprir normas, aqui vai:
CENELEC HD 308.S2
Portaria n.º 949-A2006 RTIEBT
514.3 — Identificação dos condutores neutro e de protecção.
514.3.1 — Os condutores neutro e de protecção, quando
forem separados, devem ser identificados de acordo
com o indicado na Norma IEC 60446.
IEC 60446:
Neutral or mid-point conductor
If a circuit includes a neutral or mid-point conductor, then it should be identified by a blue colour (preferably light blue). Light blue must not be used for any other type of conductor.
http://www2.theiet.org/Publish/WireRegs ... olours.pdf
agora acho estranho haver pessoas que consigam ganhar dinheiro...
Se leu o meu post com atenção eu não disse que fiz a instalação com o fio cinza a fazer de neutro mas sim que fui informado que era possivel faze-lo.
Como fiquei com duvidas fui informar-me e um dos sitios onde resolvi faze-lo foi aqui no forum, porque alem de esclarecer a minha duvida de certeza que esclareço as de muitos colegas que também leem este post.
Cpts
kakai