Bom dia caros colegas,
O que se entende por poder de corte em serviço e poder de corte último?
Ao que parece, o primeiro é uma característica dos disjuntores tipo doméstico e o segundo é uma característica dos disjuntores tipo industrial.
Poder de corte em serviço e poder de corte último
-
- Velha Guarda
- Registado: 26 fev 2009, 18:21
- Has thanked: 5 times
- Been thanked: 3 times
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Re: Poder de corte em serviço e poder de corte último
Boas
Valor da corrente presumida que um aparelho de ligação é capaz de interromper sob uma determinada tensão, nas condições definidas pela norma. Refere-se em
geral ao poder de corte último (Icu) e de serviço (Ics).
Poder estipulado de corte último (Icu)
A-6 Expresso em kA, caracteriza o desempenho de corte máximo que o disjuntor pode
realizar. É validado por um ensaio: 1 abertura e 1 fecho/abertura a Icu, seguido de
verificação do correcto seccionamento do circuito. Este ensaio garante a
segurança do utilizador.
Poder de corte de serviço em curto-circuito (Ics)
A-6 Expresso em % de Icu, dá uma indicação da robustez do aparelho em condições
de emprego severas. É validado por um ensaio: 1 abertura e 1 fecho/abertura a Ics,
seguido de verificação do funcionamento correcto do aparelho sob a sua corrente
nominal: 50 manobras a In, aquecimento conforme, sem deterioração do sistema
de protecção.
Poder de fecho
A-6 Valor da corrente presumida que um aparelho de ligação é capaz de estabelecer
sob uma determinada tensão e nas condições definidas pela norma.
Refere-se em geral ao poder de fecho em curto-circuito Icm.
Poder de fecho em curto-circuito (Icm)
A-56 Valor que caracteriza a capacidade do aparelho para fechar e estabelecer uma
corrente elevada sem repulsão dos contactos. Exprime-se em kA crista
Retirado da http://www.schneiderelectric.pt/documen ... ge_258.pdf
Cump.
Mário
Poder de corte A-6Electro 99 Escreveu:Bom dia caros colegas,
O que se entende por poder de corte em serviço e poder de corte último?
Ao que parece, o primeiro é uma característica dos disjuntores tipo doméstico e o segundo é uma característica dos disjuntores tipo industrial.
Valor da corrente presumida que um aparelho de ligação é capaz de interromper sob uma determinada tensão, nas condições definidas pela norma. Refere-se em
geral ao poder de corte último (Icu) e de serviço (Ics).
Poder estipulado de corte último (Icu)
A-6 Expresso em kA, caracteriza o desempenho de corte máximo que o disjuntor pode
realizar. É validado por um ensaio: 1 abertura e 1 fecho/abertura a Icu, seguido de
verificação do correcto seccionamento do circuito. Este ensaio garante a
segurança do utilizador.
Poder de corte de serviço em curto-circuito (Ics)
A-6 Expresso em % de Icu, dá uma indicação da robustez do aparelho em condições
de emprego severas. É validado por um ensaio: 1 abertura e 1 fecho/abertura a Ics,
seguido de verificação do funcionamento correcto do aparelho sob a sua corrente
nominal: 50 manobras a In, aquecimento conforme, sem deterioração do sistema
de protecção.
Poder de fecho
A-6 Valor da corrente presumida que um aparelho de ligação é capaz de estabelecer
sob uma determinada tensão e nas condições definidas pela norma.
Refere-se em geral ao poder de fecho em curto-circuito Icm.
Poder de fecho em curto-circuito (Icm)
A-56 Valor que caracteriza a capacidade do aparelho para fechar e estabelecer uma
corrente elevada sem repulsão dos contactos. Exprime-se em kA crista
Retirado da http://www.schneiderelectric.pt/documen ... ge_258.pdf
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Velha Guarda
- Registado: 26 fev 2009, 18:21
- Has thanked: 5 times
- Been thanked: 3 times
Re: Poder de corte em serviço e poder de corte último
Obrigado Mário,
Daquilo que escreves, pressupõe que para cada disjuntor ou fusível, terei que pesquisar as respectivas características para identificar essas grandezas, certo?
Esta dúvida, surge pelo seguinte: nas memórias descritivas que tenho tido acesso, os projectistas apenas se referem aos cálculos para as sobrecargas (IB<=IN<=Iz;I2<=1.45xIz) e aos cálculos das quedas de tensão.
Mas, no que concerne aos curto-circuitos, nada referem. E pelo que eu estive a pesquisar, para termos a garantia de protecção contra curto-circuitos, dever-se-ia obedecer à seguinte condição: t=K^2xS^2/Icc^2, em que o valor de t terá que ser inferior a 5 segundos.
Mas, como é que eu consigo determinar o valor de Icc???
Abraço,
Electro 99.
Daquilo que escreves, pressupõe que para cada disjuntor ou fusível, terei que pesquisar as respectivas características para identificar essas grandezas, certo?
Esta dúvida, surge pelo seguinte: nas memórias descritivas que tenho tido acesso, os projectistas apenas se referem aos cálculos para as sobrecargas (IB<=IN<=Iz;I2<=1.45xIz) e aos cálculos das quedas de tensão.
Mas, no que concerne aos curto-circuitos, nada referem. E pelo que eu estive a pesquisar, para termos a garantia de protecção contra curto-circuitos, dever-se-ia obedecer à seguinte condição: t=K^2xS^2/Icc^2, em que o valor de t terá que ser inferior a 5 segundos.
Mas, como é que eu consigo determinar o valor de Icc???
Abraço,
Electro 99.