instalação desligada
-
- Velha Guarda
- Registado: 14 fev 2010, 13:12
- Enviou: 413 vezes
- Agradecimento recebido: 89 vezes
instalação desligada
boas. pergunto se se numa instalação, que foi desligada há cerca de 20 anos, e ficou o contador na caixa, agora para voltar a ligar , é preciso cumprir as normas em vigor? digo isto porque a entrada não tem portinhola, o cabo que sai para a casa é de 6mm e 50m, e tem 10,35kv. pelo que sei esta marcado par quinta feira a colocação do contador. sera que isto passa? muito obrigado
-
- Quadro de Honra
- Registado: 22 out 2007, 22:10
- Enviou: 4 vezes
- Agradecimento recebido: 95 vezes
Re: instalação desligada
Boas,
Nessas instalações antigas é importante verificar se tem terra e se está em condições.
A instalação elétrica no interior parecer-me óbvio que por questões de segurança tem de estar em conformidade.
Sei que a E-Redes quando as instalações ficam desligadas muito tempo retiram do sistema e depois as pessoas têm de tratar de tudo como se fosse nova instalação. Isto não é regra cada caso é um caso.
Depois dê o feedback a ver como correu.
Nessas instalações antigas é importante verificar se tem terra e se está em condições.
A instalação elétrica no interior parecer-me óbvio que por questões de segurança tem de estar em conformidade.
Sei que a E-Redes quando as instalações ficam desligadas muito tempo retiram do sistema e depois as pessoas têm de tratar de tudo como se fosse nova instalação. Isto não é regra cada caso é um caso.
Depois dê o feedback a ver como correu.
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
-
- Velha Guarda
boas. amanhã digo alguma coisa. quanto ao fio de terra pelo que vi tem, mas não consigo perceber porque razão ele aparece dentro da caixa do contador fixado na propria caixa com um parafuso. a caixa do contador esta a 50m de distancia da casa, e tambem não vejo caixa de terra. cump
-
- Velha Guarda
boas. parece mentira mas ate hoje a e redes não compareceu no local, ajendam mas depois não aparecem, e ainda por cima mentem como foi o caso de hoje, dizerem que estiveram no local. num contato feito foram apanhados, e desculparam-se que não tinham material , isto é tinham de subir ao poste e não estavam preparados. pela conversa deduso que a instalação é ligada como está não vão exigir que se cumpra as normas. envio foto da caixa do contador, e só gostava de saber porque é que a caixa esta ligada á terra, e tem uma caixa de terra por baixo já enterrada no asfalto. cump
-
- Quadro de Honra
Boas,
Essa terra parece-me que não está ai a fazer nada, tem a certeza que lá na habitação chega o condutor de terra?
Se essa instalação não tem portinhola como é feita a proteção desse cabo de 6mm ?
Para a PMA de 10,35 kVA com um comprimento de 50m esse cabo devia ser uns 16mm ou 25mm.
Essa terra parece-me que não está ai a fazer nada, tem a certeza que lá na habitação chega o condutor de terra?
Se essa instalação não tem portinhola como é feita a proteção desse cabo de 6mm ?
Para a PMA de 10,35 kVA com um comprimento de 50m esse cabo devia ser uns 16mm ou 25mm.
-
- Velha Guarda
boas. posso dizer é que a instalação foi ligada,não tem fusivel em lado nenhum, pois o fio ficou logo ligado no poste direto, apenas desligaram a fase na saida do contador.sim o cabo é de 6mm e cerca de 50m e ficou com 45a monofasico. quanto á terra ela esta no quadro e tem caixa de terra na casa. o que me diz? cump
-
- Quadro de Honra
Boas,
O que dizer ?... em minha opinião a instalação não deveria ter sido religada.
1. O cabo entre a origem da instalação (contador) e o Quadro de Entrada não está protegido, os fusíveis na Portinhola serve para isso!
2. A queda de tensão para cabo de 6mm / 50m anda entre 7% e 8% pelas regras devia ser 1,5%. Se trocar este cabo por um de 25mm tem uma q.d.t. +/- 1,8% que é aceitável.
3. Será que a instalação está dentro dos valores normalizados ? ..atualmente o valor harmonizado de 230/400 V, com as tolerâncias de + 6 % e - 10 %.
4. Terra feita lá junto da habitação. OK
O que dizer ?... em minha opinião a instalação não deveria ter sido religada.
1. O cabo entre a origem da instalação (contador) e o Quadro de Entrada não está protegido, os fusíveis na Portinhola serve para isso!
2. A queda de tensão para cabo de 6mm / 50m anda entre 7% e 8% pelas regras devia ser 1,5%. Se trocar este cabo por um de 25mm tem uma q.d.t. +/- 1,8% que é aceitável.
3. Será que a instalação está dentro dos valores normalizados ? ..atualmente o valor harmonizado de 230/400 V, com as tolerâncias de + 6 % e - 10 %.
4. Terra feita lá junto da habitação. OK
-
- Velha Guarda
boas. estou de acordo consigo, mas a mim ninguem me pediu o parecer, apenas me disseram que a dona que é holandesa foi pedir para ligar a instalação e eles aceitaram. agora se ela faz melhoria nesta parte isso não sei. o engraçado é que o tecnico da e-redes disse que só no caso de haver uma inspeção é que podiam exigir os requesitos, agora como esta ligada é mais dificil. posso dizer a ela, que como esta isto esta mal.cump
-
- Quadro de Honra
Sim também estou de acordo, não podemos impor, aos técnicos cabe informar as pessoas, para que estas possam tomar em consciência a decisão de corrigir ou não as desconformidades.
Assim se um dia mais tarde algo acontecer não será da sua responsabilidade.
Assim se um dia mais tarde algo acontecer não será da sua responsabilidade.
-
- Velha Guarda
boas. o que me preocupa neste caso, é que ela vai alterar um pouco a cozinha,e vai colocar forno e placa alem de mll e mlr o resto não é nada significativo. o quadro peca pois não tem diferencial para os circuitos apenas o da edp, e nem corte geral cump
-
- Quadro de Honra
Agora tocou na ferida ... é aproveitar e fazer tudo bem feito!
Aproveite e faça um QE novo com todas as proteções diferenciais necessárias, assim pode pedir para remover o limitador da EDP porque os novos contadores já têm essa função.
Aproveite e faça um QE novo com todas as proteções diferenciais necessárias, assim pode pedir para remover o limitador da EDP porque os novos contadores já têm essa função.
-
- Curioso
- Registado: 31 mai 2018, 10:44
- Enviou: 2 vezes
- Agradecimento recebido: 6 vezes
Chamo a atenção para o Despacho n.º 13961/2024, acerca de alterações nas instalações existentes e na responsabilidade em que incorre um técnico ao efetuar estes trabalhos (Artigo 3º).
https://www.dgeg.gov.pt/pt/destaques/de ... eletricas/
-
- Quadro de Honra
Boas,fiat_uno Escreveu: 28 mai 2025, 08:20 Chamo a atenção para o Despacho n.º 13961/2024, acerca de alterações nas instalações existentes e na responsabilidade em que incorre um técnico ao efetuar estes trabalhos (Artigo 3º).
É bem lembrado este despacho que está em vigor à 6 meses.
O problema é que a instalação foi ligada á rede a partir daqui deixa de haver controlo, fica à responsabilidade de cada um.
A meu ver este procedimento devia ser revisto, as instalações que ficassem desligadas da rede por exemplo 5 anos ou mais deviam ser alvo de vistoria antes de poderem ser novamente ligadas à rede.
-
- Velha Guarda
boas.totalmente de acordo era isso que eu pensava. agora perante esta situação com que cara fica o cliente, ligarem a luz e agora dizerem que tem de se fazer tudo novo, eu não sei o que fazer. neste caso esteve desligado cerca de 19 anos, visto o dono abandonar a casa, e quem é o novo dono, pelos vistos comprou, e tratou de legalizar a casa, pedindo para ligar a corrente. terei de explicar a ela? cump
-
- Curioso
- Registado: 31 mai 2018, 10:44
- Enviou: 2 vezes
- Agradecimento recebido: 6 vezes
Não tem de fazer tudo de novo, tem (obrigação legal) de garantir as condições mínimas indispensáveis à proteção das pessoas - terra de proteção e diferencial. Pode é alertar o cliente que os equipamentos novos que vai instalar podem vir a ter problemas devido ao estado da instalação e que deveria existir uma remodelação. Aí a opção é do cliente, desde que estejam cumpridos os mínimos em termos de segurança.pedro caetano Escreveu: 28 mai 2025, 12:35 boas.totalmente de acordo era isso que eu pensava. agora perante esta situação com que cara fica o cliente, ligarem a luz e agora dizerem que tem de se fazer tudo novo, eu não sei o que fazer. neste caso esteve desligado cerca de 19 anos, visto o dono abandonar a casa, e quem é o novo dono, pelos vistos comprou, e tratou de legalizar a casa, pedindo para ligar a corrente. terei de explicar a ela? cump