interruptores para cima ou para baixo ....

burnin
Curioso
Curioso
Mensagens: 58
Registado: 01 mai 2007, 15:12

Re: interruptores para cima ou para baixo ....

Mensagem por burnin »

Duzia12 Escreveu:Olá

Eu acho que no caso de emergência nem se deve mexer nos interruptores

Um abraço
Ai não? Se tens um circuito que pode ser interrompido em caso do emergência por um interruptor vais mexer onde?


Duzia12
Oficial
Oficial
Mensagens: 5252
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Localização: Barcelos
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: interruptores para cima ou para baixo ....

Mensagem por Duzia12 »

E se houver um fuga de gaz se mexer dá chispa não!!
Só se for o corte de emergência gera.l
rafaelopes
Curioso
Curioso
Mensagens: 22
Registado: 22 jun 2007, 00:46
Localização: coimbra

Re: interruptores para cima ou para baixo ....

Mensagem por rafaelopes »

Jokinha Escreveu:Boas,

À excepção dos comutadores de escada, coloco SEMPRE a ligar para cima.

Aliás, basta olhar para um disjuntor... ligam sempre para cima.

Cps,

JL
Boas

Não sabia que os comutadores de escada tinham posição fixa de acender!!

Em relação a posição dos interuptores, acho que seja para cima mas eu, quando são interuptores ou comutadores de lustre meto sempre a ligar em baixo, manias...

rafael
rafa2045
Curioso
Curioso
Mensagens: 61
Registado: 19 fev 2008, 17:28
Localização: Zona de LIsboa

Re: interruptores para cima ou para baixo ....

Mensagem por rafa2045 »

Olá

Para que conste.... a razão para que um interruptor deva ficar posicionado de modo a ligar "para cima" é: em caso de avaria (da mola?) que mantém o interruptor na posição de ligado, por acção da gravidade tenderá a ficar sempre na posição de desligado. É uma questão de segurança e uma boa prática de instalação. Caso contrário ficaria sempre na posição de ligado!!!

Cumprimentos
Tiago Marques
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 22 abr 2008, 23:53

Re: interruptores para cima ou para baixo ....

Mensagem por Tiago Marques »

Segundo o meu professor de electrotécnia começou a colocar-se os interruptores a ligar para cima devido às fábricas antigamente terem os interruptores enormes tipo forquilha a ligar para baixo que devido ao peso descaiam durante a noite e as mákinas ligavam, então optaram por colocar a ligar para cima e assim durante a noite não corriam o risco de gastos desnecessários,desde então ficou assim.Mas não há norma ainda...penso eu!
Capiche?

CMPTS
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8066
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 216 vezes

Re: interruptores para cima ou para baixo ....

Mensagem por Mário »

Boas

Se não há norma para a posição dos interruptores (simples) VAMOS criar a nossa norma. Ligado para CIMA, estamos todos de ACORDO?

Melhor ainda, Ligar sempre para cima.

Os de escada, um para cima o outro para baixo.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Guilherme de Souza
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 1
Registado: 01 out 2016, 14:16

Re: interruptores para cima ou para baixo ....

Mensagem por Guilherme de Souza »

Prezados amigos,
Tenho por norma na minha casa manter todos os interruptores acendendo para a direita ou para cima, com exceção apenas para os paralelos (treeway), por motivos óbvios. Explico o porque: certa vez, na casa de um amigo, observei que uns interruptores acendiam para a esquerda e outros para a direita e fiz a recomendação para que ele corrigisse de modo a todos acenderem para a direita ou para cima, porém sem dar maiores detalhes. Meses depois, numa conversa, ele disse que lembrou da minha observação quando, numa noite, ia sair para viajar e acabou a luz na sua rua. Ele não sabia quais os interruptores acendiam para a esquerda e quais acendiam para a direita. E agora? O que fazer já que iria ausentar-se por muitos dias? Desligar o relógio marcador não, porque tinha geladeira e outros aparelhos. Moral da história, teve que atrasar a sua saída para aguardar a chegada da luz. Por analogia, atentemos para os disjuntores, que sempre ligam para cima.
alucas
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 105
Registado: 05 mar 2012, 11:40
Localização: Almada
Enviou: 11 vezes
Agradecimento recebido: 16 vezes

Re: interruptores para cima ou para baixo ....

Mensagem por alucas »

Boas,
é facultativo desde que fiquem todos na mesma posição, mas se existe uma comutação de escada duplo ?
Narciso Ferreira
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 230
Registado: 25 out 2009, 17:03
Localização: Barcelos
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 18 vezes

Re: interruptores para cima ou para baixo ....

Mensagem por Narciso Ferreira »

Boas

Eu apesar de já ter visto colocado das duas formas, costumo pôr a ligar para cima. Nas comutações de escada, sejam elas com inversão ou não, quando todas as teclas estiverem para baixo está apagado( no caso de uma falha de energia, basta colocar todas as teclas para baixo, para que não fique nada aceso quando a luz voltar).
Avatar do Utilizador
rmcs
Curioso
Curioso
Mensagens: 65
Registado: 08 out 2007, 14:53
Enviou: 7 vezes
Agradecimento recebido: 4 vezes

Re: interruptores para cima ou para baixo ....

Mensagem por rmcs »

Narciso Ferreira Escreveu:Boas

Eu apesar de já ter visto colocado das duas formas, costumo pôr a ligar para cima. Nas comutações de escada, sejam elas com inversão ou não, quando todas as teclas estiverem para baixo está apagado( no caso de uma falha de energia, basta colocar todas as teclas para baixo, para que não fique nada aceso quando a luz voltar).

Exactamente o que faço. Mesmo nas comutaçoes de escada. Aliás até em minha casa fiz questão de instalar assim pois moro numa zona em que frequentemente existem falhas de energia e já precisei de sair de casa a meio de uma falha de energia e não tive problema. Coloquei todos para baixo.
Responder

Voltar para “Dúvidas”