Assinar alvara

Rocha_28359
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 233
Registado: 19 abr 2010, 10:32
Localização: Lisboa
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 2 vezes

Assinar alvara

Mensagem por Rocha_28359 »

Muito boa tarde, hoje perguntaram-me se queria assinar para um alvará, onde tenho varias questões:
1 - Qual a responsabilidade de assinar para um alvará? A pessoa falou-me que só queria aumentar a classe de alvará para conseguir responder a mais concursos públicos, caso ganha-se a obra a mesma era dada a um subempreiteiro;
2 - Sendo eng.º eletrotécnico da OET e sem formação de ITED e Itur posso assinar alvará para conseguir ter a classe de telecomunicações (não fiz a renovação de ITED e ITUR);
3 - Qual o valor médio mensal que um pessoa leva por assinar alvará?
4 - So posso ser responsável por alvará de uma empresa, certo?
5 - Que documentação é necessária para assinar alvará?

Cumprimentos
Rocha


Cumprimentos
Rocha
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1131
Registado: 11 jan 2008, 17:00
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 3 vezes

Re: Assinar alvara

Mensagem por gemini »

Rocha,

acho que uma consulta da tua parte ao site do InCI já te esclarecia algumas dúvidas....


De qq forma, só podes ser responsável por alvará de uma empresa, tens de estar nos quadros de pessoal dessa empresa, e se o âmbito for subir classe de telecomunicações, e não tendo tu essas habilitações, é lógico que não conseguirás ser responsável/proporcionar o aumento de classe de alvará nessa classe.

A responsabilidade de alvará significa que és tu o responsável por assumires, averiguares e dar as respostas técnicas, e assumir as responsabilidades perante as mesmas, em especial se a coisa der para o torto, o teu nome é o 1º da lista...

O valor depende da classe de alvará, mas como tens de estar nos quadros da empresa, o norma (acho)l é no mínimo 300€
Learning is the goal!!
Avatar do Utilizador
jasilva
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 106
Registado: 19 set 2007, 14:05
Localização: Arouca/Aveiro

Re: Assinar alvara

Mensagem por jasilva »

Boa tarde.

Tenho uma dúvida e gostaria da vossa opinião.
Imagine-se que um Eng. está nos quadros da empresa há vários anos com um determinado salário. A empresa resolve inscrever-se no Inci e o técnico responsável passa a ser o Eng. em causa. Acham que deveria receber algo mais por esta responsabilidade? (pelo menos no papel, pois as funções são as mesmas de antes).

Obrigado.

Cumprimentos,
José Silva
Cumprimentos,
José Silva
Rocha_28359
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 233
Registado: 19 abr 2010, 10:32
Localização: Lisboa
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 2 vezes

Re: Assinar alvara

Mensagem por Rocha_28359 »

gemini Escreveu:Rocha,

acho que uma consulta da tua parte ao site do InCI já te esclarecia algumas dúvidas....


De qq forma, só podes ser responsável por alvará de uma empresa, tens de estar nos quadros de pessoal dessa empresa, e se o âmbito for subir classe de telecomunicações, e não tendo tu essas habilitações, é lógico que não conseguirás ser responsável/proporcionar o aumento de classe de alvará nessa classe.

A responsabilidade de alvará significa que és tu o responsável por assumires, averiguares e dar as respostas técnicas, e assumir as responsabilidades perante as mesmas, em especial se a coisa der para o torto, o teu nome é o 1º da lista...

O valor depende da classe de alvará, mas como tens de estar nos quadros da empresa, o norma (acho)l é no mínimo 300€
Muito boa tarde,

Gemini, muito obrigado pelo seu esclarecimento.
Cumprimentos
Rocha
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1131
Registado: 11 jan 2008, 17:00
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 3 vezes

Re: Assinar alvara

Mensagem por gemini »

jasilva Escreveu:...Acham que deveria receber algo mais por esta responsabilidade? (pelo menos no papel, pois as funções são as mesmas de antes).

..
Acho.
Se tiveres colega de trabalho na empresa com as mesmas funções, mas que não são responsáveis por nada, não será justo receberem o mesmo que tu...
Learning is the goal!!
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Assinar alvara

Mensagem por ENERGY »

Boas
As funções até podem continuar a ser as mesmas, mas as responsabilidades aumentaram para o empregado, e a empresa aumenta o seu lucro, pois não vai ter de pagar mais um ordenado, mais um seguro, mais segurança social, mais medicina do trabalho, etc.
Por estar na empresa à varios anos, e porque a empresa agora decidiu inscrever-se no INCI, nada o obriga a ser responsavél pelo Alvará dessa empresa, no entanto pode começar a ser alvo de retaliações por parte da entidade empregadora.

jasilva Escreveu:Boa tarde.

Tenho uma dúvida e gostaria da vossa opinião.
Imagine-se que um Eng. está nos quadros da empresa há vários anos com um determinado salário. A empresa resolve inscrever-se no Inci e o técnico responsável passa a ser o Eng. em causa. Acham que deveria receber algo mais por esta responsabilidade? (pelo menos no papel, pois as funções são as mesmas de antes).

Obrigado.

Cumprimentos,
José Silva
Cpts.
Energy
Avatar do Utilizador
jasilva
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 106
Registado: 19 set 2007, 14:05
Localização: Arouca/Aveiro

Re: Assinar alvara

Mensagem por jasilva »

Bom dia.
Obrigado pelas V/ respostas.

Relativamente a retaliações, não é assunto que se ponha em causa.

Sei que quem tem avença (não pertence aos quadros da empresa), é normal cobrar pelo serviço prestado (independentemente do valor em causa, em função do tipo de alvará, nº de obras, etc). A minha dúvida, ou pedido de opinião, prende-se com a situação de quem já está na empresa (e há bastantes anos), com boas relações com a entidade patronal e até ocupa lugar com responsabilidade de chefia...

Cumprimentos,
José Silva
Cumprimentos,
José Silva
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Assinar alvara

Mensagem por ohmico »

jasilva Escreveu:Bom dia.
Obrigado pelas V/ respostas.

Relativamente a retaliações, não é assunto que se ponha em causa.

Sei que quem tem avença (não pertence aos quadros da empresa), é normal cobrar pelo serviço prestado (independentemente do valor em causa, em função do tipo de alvará, nº de obras, etc). A minha dúvida, ou pedido de opinião, prende-se com a situação de quem já está na empresa (e há bastantes anos), com boas relações com a entidade patronal e até ocupa lugar com responsabilidade de chefia...

Cumprimentos,
José Silva

Boas,

depois do que acaba de afirmar, não se percebe a razão da questão que levantou.

ohmico
Avatar do Utilizador
jasilva
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 106
Registado: 19 set 2007, 14:05
Localização: Arouca/Aveiro

Re: Assinar alvara

Mensagem por jasilva »

Boa tarde.
Não tenho conhecimento de alguém numa situação destas. A questão levantou-se apenas por questão de opinião!

Cumprimentos,
José Silva
Cumprimentos,
José Silva
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Assinar alvara

Mensagem por Mário »

Boas

Como pode acontecer, estar a assinar um alvará "part-time" e depois ir para uma empresa, e passado uns anos dizem para assinar o alvará da empresa (já não pode). O que pode dar a origem a despedimento dado que faz serviço para outra empresa que é concorrente (ou não diretamente).

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1131
Registado: 11 jan 2008, 17:00
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 3 vezes

Re: Assinar alvara

Mensagem por gemini »

Mário Escreveu:Boas

Como pode acontecer, estar a assinar um alvará "part-time" e depois ir para uma empresa, e passado uns anos dizem para assinar o alvará da empresa (já não pode). O que pode dar a origem a despedimento dado que faz serviço para outra empresa que é concorrente (ou não diretamente).

Cump.
Mário
Pode dar origem a coisas bem piores que o despedimento, pois se esta situação acontecer, é sinal que prestou falsas informações ao InCI, devendo ser responsabilizado por isso.

Normalmente dá direito a queixa na respectiva Ordem, entre outras coimas que o InCI entenda levantar...

E digo isto sabendo que aconteceu exactamente isto a um colega meu, quando o patrão lhe questionou se estava interessado em assinar o alvará da empresa, ao que ele respondeu que não podia porque já assinava um.

Claro que o patrão lhe pergunta de imediato: "Como é que disse? Conte lá isso melhor..."


Para o JASILVA,

no seu caso, e apesar de tudo o que diz, nada melhor que conversar com a administração a ver se "cola" a ideia de se efectivar um aumento de ordenado, ou outros benefícios, em virtude de a responsabilidade enquanto técnico da empresa vir a incrementar...
Learning is the goal!!
jalexandref
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 10
Registado: 01 abr 2016, 15:05
Enviou: 2 vezes

Re: Assinar alvara

Mensagem por jalexandref »

Já andei pelo IMPIC a ler algumas coisas, mas as dúvidas são muitas ainda.

Pelo que entendo, há diferentes tipos de Alvarás e muita ignorância quando se fala em "assinar alvará". O IMPIC emite alvarás na área da Construção e de Mediação Imobiliária. Julgo que mais nenhum tipo de alvará pode ser dado pelo IMPIC, mas corrija-me se estiver errado.

A minha dúvida está dentro do alvará de construção. Será que alguém daqui do fórum me pode explicar quais são os limites da responsabilidade de um Engº Electrotécnico que assine um alvará de construção ?

Em obra há muitas vertentes de engenharia, e não me parece que faça sentido um Engº de uma especialidade ser responsável por todas as especialidades em obra.


Alguém me consegue ajudar a entender este mundo dos alvarás ?

Sim, estou aqui a fazer perguntas porque me foi pedido para assinar o alvará de uma empresa que faz trabalhos de eletricidade, mas tem naturalmente interação com outras áreas como por exemplo de Higiene e Segurança.


Obrigado.
Alexandre Fernandes
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Assinar alvara

Mensagem por Mário »

Boas
jalexandref Escreveu:Já andei pelo IMPIC a ler algumas coisas, mas as dúvidas são muitas ainda.
Pelo que entendo, há diferentes tipos de Alvarás e muita ignorância quando se fala em "assinar alvará". O IMPIC emite alvarás na área da Construção e de Mediação Imobiliária. Julgo que mais nenhum tipo de alvará pode ser dado pelo IMPIC, mas corrija-me se estiver errado. Certo

A minha dúvida está dentro do alvará de construção. Será que alguém daqui do fórum me pode explicar quais são os limites da responsabilidade de um Engº Electrotécnico que assine um alvará de construção ? O limite é o valor do alvará em responsabilidade civil, na criminal não há limite.

Em obra há muitas vertentes de engenharia, e não me parece que faça sentido um Engº de uma especialidade ser responsável por todas as especialidades em obra. Não é responsável por construção civil, essa é do eng, civil. Só é pela que assina no Impic.


Alguém me consegue ajudar a entender este mundo dos alvarás ? Alvarás é um meio para se saber que determinada empresa cumpre os requisitos mínimos para determinada obra (complexidade e valor, tem que ter determinados equipamentos, numero de pessoas nas diversas áreas do alvará etc..)

Sim, estou aqui a fazer perguntas porque me foi pedido para assinar o alvará de uma empresa que faz trabalhos de electricidade, mas tem naturalmente interacção com outras áreas como por exemplo de Higiene e Segurança.
Podes assinar pela electricidade mas se não tiveres a componente reconhecida para HST.não podes ser, tem que haver outro nome a ser responsável pela área de HST.
Para se instalar um ar condicionado, tem que se ter alvará (ou titulo de registo), mas não é necessário um eng. para assinar o alvará, mas depende do valor e classe do mesmo.


Obrigado.
A azul

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Mario Lopes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 250
Registado: 12 jan 2011, 14:37
Localização: Telheiras - Lisboa
Agradecimento recebido: 14 vezes

Re: Assinar alvara

Mensagem por Mario Lopes »

Viva,

Fazendo ressurgir este tema. Tenho as seguintes duvidas. O que é necessário para deixar de ser responsável pelo alvará na empresa onde estou, já que não sou remunerado por isso. A meu ver pode assinar um alvará em "part-time", o que impede um trabalhador ter uma empresa uni-pessoal, pagar os seus impostos e passar as suas facturas e mesmo assim ter um contrato colectivo de trabalho com outra entidade. Evidente se já assinar um alvará, não pode ir assinar outro. Quantos professores, médicos enfermeiros, etc, não trabalham para diversas entidade concorrentes. Agora não poderá nunca no horário laboral de uma entidade prestar o serviço a outra.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Assinar alvara

Mensagem por ENERGY »

Mario Lopes Escreveu: 29 out 2019, 14:08 Viva,

Fazendo ressurgir este tema. Tenho as seguintes duvidas. O que é necessário para deixar de ser responsável pelo alvará na empresa onde estou, já que não sou remunerado por isso. A meu ver pode assinar um alvará em "part-time", o que impede um trabalhador ter uma empresa uni-pessoal, pagar os seus impostos e passar as suas facturas e mesmo assim ter um contrato colectivo de trabalho com outra entidade. Evidente se já assinar um alvará, não pode ir assinar outro. Quantos professores, médicos enfermeiros, etc, não trabalham para diversas entidade concorrentes. Agora não poderá nunca no horário laboral de uma entidade prestar o serviço a outra.
Boas
Em primeiro lugar deve informar a empresa dessa sua decisão e pedir-lhes que o substituíam nessa responsabilidade dentro de um prazo aceitável de tempo.
Se a empresa se fizer esquecida findo o prazo acordado, basta fazer carta registada com AR ao IMPIC a comunicar essa sua decisão, e a empresa será contatada de seguida pelo IMPIC para proceder à apresentação de novo Técnico dentro de 15 dias, se a empresa não o fizer dentro desse prazo fica sem Alvará.
Cpts.
Energy
Responder

Voltar para “Dúvidas”