Prezados colegas,
Eu não sei se costumam utilizar o software ECODIAL. Qual é a vossa opinião sobre o mesmo?
Estou calcular correntes de curto-circuito com base num conjunto de fórmulas utilizadas pelo programa ECODIAL e estou com muitas dúvidas. Por exemplo, no caso do cálculo do valor de X nos cabos (ver imagem), as fórmulas para o seu cálculo são: X = 0,008 x L (para cabos trifásicos) e X = 0,12 x L (para cabos unipolares).
No caso do exemplo, em que são aplicados 3 cabos unipolares por fase, o valor de L utilizado na fórmula é dividido por 3, porquê? Será por haver três cabos para cada fase?
Software "Ecodial"
-
- Velha Guarda
- Registado: 26 fev 2009, 18:21
- Has thanked: 5 times
- Been thanked: 3 times
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 abr 2008, 11:53
- Been thanked: 4 times
Re: Software "Ecodial"
O Ecodial 3.4 tem como base de cálculo o "resumo CENELEC R064-003 estabelecido pelo comité SC 64B do CENELEC e rectificada pelo 89º gabinete técnico ( Outubro de 1996)".
Deixo o documento que me foi cedido pela Schneider Electric.
O documento é um guia extremamente útil para cálculo de correntes de curto-circuito, tendo em conta a mais recente normalização em vigor.
Cumprimentos.
Deixo o documento que me foi cedido pela Schneider Electric.
O documento é um guia extremamente útil para cálculo de correntes de curto-circuito, tendo em conta a mais recente normalização em vigor.
Cumprimentos.
-
- Velha Guarda
- Registado: 26 fev 2009, 18:21
- Has thanked: 5 times
- Been thanked: 3 times