Data/Hora: terça set 02, 2014 7:43 am
√ćndice do F√≥rum » ELETRICIDADE » Problemas El√©tricos

Criar Novo T√≥pico Responder a este T√≥pico  [ 5 mensagens ] 
Autor
Pesquisar por:
Mensagem

Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Registado: sexta Oct 12, 2012 11:21 pm
Enviou: 0 vez
Recebeu: 0 vez

Mensagem Enviado: sexta Oct 12, 2012 11:33 pm 
Ol√°,

Tenho que trocar uma tomada antiga de dois pinos (a tomada n√£o tem terra) por uma tomada no padr√£o novo.

Ao abrir a caixa há 4 fios iguais, mesma cor (azul), ligados em pares no fase e no neutro. Dois fios vem de um conduíte de cima da caixa, e os outros dois fios vem (ou vão) para a esquerda.

Ao tentar fazer este esquema na tomada nova, o disjuntor desarma ao tentar religar. Como sou leigo, eu nem me liguei de conferir exatamente qual é o fase e qual o neutro.

Agora desconfio que h√° quatro fios (dois no tubo de cima e dois no debaixo) por ser uma gambiarra do antigo eletricista que fez a casa da minha sogra, pois uma tomada na bancada da cozinha deixou de funcinoar (a esquerda da tomada que estou consertando)

O que eu preciso saber é como identificar o fio fase e o fio neutro, pois são da mesma cor, e o que fazer com o par de fio adicional que eu não sei o que fazer...

Obrigado para quem puder me ajudar, pois sou leigo no assunto.

Team Apoio
Team Apoio

Registado: quarta fev 18, 2009 10:21 pm
Enviou: 18 vez(es)
Recebeu: 58 vez(es)

Mensagem Enviado: sexta Oct 12, 2012 11:41 pm 
kikomasuda Escreveu:
Ol√°,

Tenho que trocar uma tomada antiga de dois pinos (a tomada n√£o tem terra) por uma tomada no padr√£o novo.

Ao abrir a caixa há 4 fios iguais, mesma cor (azul), ligados em pares no fase e no neutro. Dois fios vem de um conduíte de cima da caixa, e os outros dois fios vem (ou vão) para a esquerda.

Ao tentar fazer este esquema na tomada nova, o disjuntor desarma ao tentar religar. Como sou leigo, eu nem me liguei de conferir exatamente qual é o fase e qual o neutro.