Data/Hora: sexta abr 18, 2014 4:46 pm
√ćndice do F√≥rum » ELETRICIDADE » Esquemas El√©tricos



Criar Novo T√≥pico Responder a este T√≥pico  [ 7 mensagens ] 
Autor
Pesquisar por:
Mensagem

Offline
Curioso
Curioso

Registado: domingo fev 21, 2010 12:46 am
Mensagens: 67
Localização: braga
Enviou: 0 vez
Recebeu: 0 vez

Mensagem Enviado: sexta abr 23, 2010 5:50 pm 
Topo  
Caros colegas.
Estou com um problema, tenho um motor da RABOR com platinados.
Quando o liguei a corrente ele ficou indeciso para que lado arrancar e arrancou para o lado certo, mas nem sempre arranca para o mesmo lado.
Substitui o condensador que é de 70 micro farades e continua igual.
Nunca me tinha aparecido um motor com platinados, por isso n√£o sei como funcionam.
Alguem me pode ajudar explicando o seu funcionamento?
Desde já agradeço a ajuda.
KWh

 Perfil  

Offline
Pré Oficial
Pré Oficial
Avatar do Utilizador

Registado: segunda jun 11, 2007 3:37 pm
Mensagens: 626
Localização: Faro
Enviou: 0 vez
Recebeu: 0 vez

Mensagem Enviado: sexta abr 23, 2010 7:18 pm 
Topo  
o que chamas de platinados? platinados só conheço o interruptor que os motores a gasolina antigos tinham para detectar a posição da cambota e disparar a vela...

_________________
Eng. de electr√≥nica e telecomunica√ß√Ķes

 Perfil  

Offline
Aprendiz
Aprendiz

Registado: domingo Oct 25, 2009 6:03 pm
Mensagens: 168
Localização: Barcelos
Enviou: 0 vez
Recebeu: 0 vez

Mensagem Enviado: sexta abr 23, 2010 11:04 pm 
Topo  
Boas

O platinado e um interruptor centrifugo ou seja esta fechado quando o motor esta parado e faz com que a tensão do condensador entre no motor para dar o arranque mas depois deste arrancar e atingir cerca de 80% a 90% da rotação este abre e o condensador sai de serviço.

Têm que verificar se os contactos do platinado não estão isolados ou as molas partiram com corrusão etc.. Este situa se dentro da tampa da parte de traz do motor junto da bobinagem.

 Perfil  

Offline
Curioso
Curioso
Avatar do Utilizador

Registado: s√°bado fev 06, 2010 7:25 pm
Mensagens: 42
Localização: Póvoa de Varzim
Enviou: 0 vez
Recebeu: 0 vez

Mensagem Enviado: sexta abr 23, 2010 11:55 pm 
Topo  
√Č como diz o Narciso Ferreira, os "platinados" √© um dispositivo centrifugo que desliga o enrolamento auxiliar depois do arranque, desligando ao mesmo tempo o condensador. O condensador e o enrolamento auxiliar s√≥ s√£o necess√°rios durante o arranque. O motor fica indeciso e n√£o arranca porque n√£o chega ao enrolamento auxiliar a corrente que vai do condensador. Se o condensador est√° bom deve-se vericar todas as liga√ß√Ķes, mas c√° para mim o motor queimou, provavelmente o enrolamento auxiliar que √© o mais frequente por causa do dispositivo actuar muito tarde, o motor precisa de ser rebobinado e verificar o estado do dispositivo

Espero ter ajudado

 Perfil  

Offline
Pré Oficial
Pré Oficial
Avatar do Utilizador

Registado: segunda jun 11, 2007 3:37 pm
Mensagens: 626
Localização: Faro
Enviou: 0 vez
Recebeu: 0 vez

Mensagem Enviado: s√°bado abr 24, 2010 12:52 am 
Topo  
nao conhecia por esse nome.. deve ser ou o enrolamento ou o "platinado"...

_________________
Eng. de electr√≥nica e telecomunica√ß√Ķes

 Perfil  

Offline
Curioso
Curioso
Avatar do Utilizador

Registado: s√°bado fev 06, 2010 7:25 pm
Mensagens: 42
Localização: Póvoa de Varzim
Enviou: 0 vez
Recebeu: 0 vez

Mensagem Enviado: s√°bado abr 24, 2010 3:23 am 
Topo  
O "dispositivo" que é este o nome pelo qual eu conheço é que é composto por umas molas que estão colocadas no veio do motor e que provocam o contacto, através de uns platinados, entre as bobines auxiliares do motor e do condensador no estado de parado motor até o mesmo atingir determinada rotação. Quando o motor atinge determinada rotação e por isso já não precisa do campo mágnético do enrolamento das bobines auxiliares, as molas devido ao movimento centrifugo esticam e os platinados que estão na tampa do motor abrem o circuito da corrente entre as bobines auxiliares e o condensador fica aberto.

De referir, que se por algum acaso o motor n√£o arrancar ou o dispositivo depois do arranque n√£o actuar, o enrolamento das bobines auxiliares queimam de imediato, porque estas s√≥ podem receber corrente por breves momentos, s√≥ o tempo que o motor precisa para ir do estado de parado at√© ao m√°ximo de rota√ß√Ķes por minuto.

 Perfil  

Offline
Curioso
Curioso

Registado: domingo fev 21, 2010 12:46 am
Mensagens: 67
Localização: braga
Enviou: 0 vez
Recebeu: 0 vez

Mensagem Enviado: s√°bado abr 24, 2010 12:14 pm 
Topo  
Caros colegas, muito obrigado a todos pela ajuda prestada.
Vou verificar o que estara mal e reparar a avaria.
KWh

 Perfil  
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo T√≥pico Responder a este T√≥pico  [ 7 mensagens ] 

Ir para:  


Quem est√° ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2014 phpBB Group :: Os Hor√°rios s√£o TMG [ DST ]
Traduzido por phpBB Portugal