Data/Hora: domingo set 21, 2014 11:06 am
√ćndice do F√≥rum » ELETRICIDADE » Discuss√£o Eletricidade

Criar Novo T√≥pico Responder a este T√≥pico  [ 19 mensagens ]  Ir para p√°gina 1, 2  Pr√≥ximo
Autor
Pesquisar por:
Mensagem

Curioso
Curioso

Registado: segunda set 01, 2008 7:46 pm
Enviou: 0 vez
Recebeu: 0 vez

Mensagem Enviado: segunda set 27, 2010 7:12 pm 
Vivam,

Tenho aqui umas d√ļvidas b√°sicas e pe√ßo ajuda aos mais experientes.

Num quadro el√©ctrico com 4 posi√ß√Ķes para barramentos (2 barras em cima e duas barras em baixo) qual √© a forma mais correcta para as distribuir pelo neutro e pela terra?

O neutro nas duas barras de cima e a terra nas duas barras de baixo (como est√° na imagem) ?

Ou o neutro à esquerda e a terra à direita, tanto em cima como em baixo?

J√° agora, podemos ligar v√°rios fios num ponto da barra ou tem que ser um fio por ponto?

Outra questão: o limitador de potência da EDP pode servir como corte geral? Ou temos mesmo que aplicar um corte geral em série com o limitador?

Obrigado

[foto retirada, para não violentar a sensibilidade dos electricistas mais sensíveis ]

Editado pela √ļltima vez por sagan em segunda Oct 04, 2010 7:11 pm, num total de 1 vez.

Aprendiz
Aprendiz

Registado: segunda abr 16, 2007 10:51 pm

Mensagem Enviado: segunda set 27, 2010 7:54 pm 
mas és electricista ?

Curioso
Curioso

Registado: segunda fev 16, 2009 8:07 pm

Mensagem Enviado: segunda set 27, 2010 8:32 pm 
Amigo :!:
√Č melhor chamar um Electricista credenciado para fazer o quadro, e j√° agora para verificar
toda a instalação.

Cordiais sauda√ß√Ķes.

Miguel Alves

Curioso
Curioso

Mensagem Enviado: segunda set 27, 2010 9:10 pm 
Eu compreendo o teor das vossas respostas, mas podem por favor responder √†s quest√Ķes que coloquei?

Desde já agradeço.

sagan

Pré Oficial
Pré Oficial

Registado: sexta abr 24, 2009 12:08 am

Mensagem Enviado: segunda set 27, 2010 10:45 pm 
Boas, eu concordo com os meus colegas, sem d√ļvida.

Sim pode serveir de corte geral, mas aten√ß√£o que agora o limitador da edp J√Ā N√ÉO √Č DIFER√äNCIAL, √© s√≥ limitador de corrente, ai ter que colocar um difer√™ncial para protec√ß√£o contra contactos indirectos.

Em relação aos bornes, ou o neutro em cima ou em baixo.

Cumprimentos,

Curioso
Curioso

Mensagem Enviado: segunda set 27, 2010 11:09 pm 
Obrigado Pedro Mendes,

Então, a solução que preconiza é mesmo juntar as duas barras de cima e formar aí o barramento de neutros e juntar as duas barras de baixo e formar aí o barramento de terras.

Quanto aos diferenciais eu sei que s√£o necess√°rios, tenho previsto um de 300 mA para os circuitos gerais e um de 30 mA (ou 10 mA, ainda n√£o decidi) para os circuitos do WC. Ao contr√°rio do que as minhas d√ļvidas possam sugerir, n√£o sou um aventureiro na mat√©ria. Apenas me faltam algumas no√ß√Ķes pr√°ticas, algumas b√°sicas, reconhe√ßo. Por isso √© que vos pedi ajuda com humildade e agrade√ßo desde j√° as contribui√ß√Ķes positivas.

J√° agora, deixo aqui um link para um software da Legrand de desenho de quadros: http://www-intg43.legrandelectric.com/p ... 803_b3.zip

Sei que a maior parte dos utilizadores já o deve conhecer, mas pode ser que ajude alguém.

Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Registado: sexta set 17, 2010 11:02 am

Mensagem Enviado: quarta set 29, 2010 11:52 pm 
Boas,. Livra!!!!!! Bem, parabens pela coragem de mostrar a foto que ser√° alvo de muitas criticas, mas ninguem nasce ensinado. Lol.

Na minha opini√£o deves posicionar o barramento TERRA no lado onde chegam mais circuitos para evitar cruzar os fios atras dos disjuntores.
Tambem podes posicionar uma barra na parte superior e outra na inferior do quadro e fazer um shunt entre elas com fio de secção sempre superior a 10mm2.

Paro o barramento NEUTRO podes seguir o mesmo raciocinio, mas tem em conta que se usares varios diferencias no quadro deves fazer a separacção dos NEUTROS, mas claro isso deves saber eheheheh.

Curioso
Curioso

Mensagem Enviado: quinta set 30, 2010 4:40 pm 
claudiomscarvalho Escreveu:
Boas,. Livra!!!!!! Bem, parabens pela coragem de mostrar a foto que ser√° alvo de muitas criticas, mas ninguem nasce ensinado. Lol.

Aquilo foi apenas o início e muitos condutores de fase estão saídos para fora do quadro, mas parece que estão lá dentro, o que dá mau aspecto. Mas estou aberto a críticas, de preferência construtivas. O que achas que está muito mal e que devo corrigir?

Na minha opini√£o deves posicionar o barramento TERRA no lado onde chegam mais circuitos para evitar cruzar os fios atras dos disjuntores.
Tambem podes posicionar uma barra na parte superior e outra na inferior do quadro e fazer um shunt entre elas com fio de secção sempre superior a 10mm2.

Pois, também estou cada vez mais inclinado para essa solução, ou seja, ter um barramento de terra e neutro em cima, e outro barramento de terra e neutro em baixo, interligados por condutores de 10 mm2 de secção. Evita que muitos condutores de neutro e terra tenham que atravessar o quadro verticalmente.

Paro o barramento NEUTRO podes seguir o mesmo raciocinio, mas tem em conta que se usares varios diferencias no quadro deves fazer a separacção dos NEUTROS, mas claro isso deves saber eheheheh.

Isso eu sei perfeitamente. Tenho que criar pelo menos dois circuitos diferentes, um para o WC com diferencial de alta sensibilidade. Acreditem que em termos das liga√ß√Ķes el√©ctricas dos circuitos n√£o tenho a m√≠nima d√ļvida. Apenas me falta a experi√™ncia pr√°tica nestes pormenores "art√≠sticos". ;)

Mas conto com a vossa ajuda...

Editado pela √ļltima vez por sagan em quinta set 30, 2010 6:42 pm, num total de 1 vez.

Oficial
Oficial

Registado: sexta fev 22, 2008 3:44 pm
Recebeu: 6 vez(es)

Mensagem Enviado: quinta set 30, 2010 5:04 pm 
Boas,

não há nada que impeça a intalação de 2 barras para cada (N e T), mas se não forem necessárias por falta de bornes para ligar um condutor (e não fio)

por borne, deve ser evitado, pois o condutor de interligação entre barras pode ser mais uma possível fonte de mau contacto ( mau aperto) no futuro.

Também não estou a vêr qual o inconveniente de haver condutores por trás dos disjuntores, desde que devidamente arrumados e ordenados.

Para terminar, não esquecer que os condutores não devem ser cortados "rentes" à exacta medida da ligação aos disjuntores.

ohmico

Curioso
Curioso

Mensagem Enviado: quinta set 30, 2010 6:46 pm 
Obrigado pela sua ajuda. Nesta fase preciso mesmo das duas barras, porque vou precisar de todos os bornes, devido ao facto de todos os circuitos de interruptores e iluminação estarem a ir ao quadro, pois no futuro pretendo instalar uma solução de domótica.

ohmico Escreveu:
Para terminar, não esquecer que os condutores não devem ser cortados "rentes" à exacta medida da ligação aos disjuntores.
ohmico

Quantos cm é que é costume deixar de reserva ?

Este fim de semana vou dar um arranjo ao quadro, para ficar menos vergonhoso. Depois deixo aqui uma foto para vocês criticarem. (ou rirem desalmadamente ;))

Curioso
Curioso

Registado: domingo dez 02, 2007 6:21 pm

Mensagem Enviado: domingo Oct 03, 2010 12:06 pm 
Antes de mais deixa-me elogiar a tua percistência e capacidade de autoaprendizagem.

Uma Simples pergunta és Técnico? pois se o és fico preocupado com o que anda a fazer neste pais.

Nem est√°s a colocar as perguntas convenientemente, nem quem te responde te d√° sempre as respostas correctas.

Disjuntor da EDP a servir de Corte Geral? Nunca foi permitido, e espero que nunca seja, este equipamento serve esclusivamente para regular a potência contratada (DCP - Disjuntor Controlador de Potência).

Além de muitas outras coisas.

Infelizmente é por estes exemplos e muitos outros que sou apologista da CERTIEL.

Toda a gente pensa que √© capaz de realizar instala√ß√Ķes el√©ctricas sem ter forma√ß√£o adequada, depois os acidentes acontecem.

Axo preferivel chaar um técnico, que lhe faça a instalação convenientemente.

Aprendiz
Aprendiz

Registado: segunda Oct 20, 2008 6:36 pm

Mensagem Enviado: segunda Oct 04, 2010 2:30 pm 
caro "sagan"

Desculpa lá estar aqui a dizer isto, não é nada pessoal, mas ninguém publica uma foto com esse aspecto.

Os verdadeiros electricistas regem-se por uma ética de do bem fazer. eses fios deveriam de estar todos alinhadinhos, destorcidos, sei á, não tem por onde pegar.

Um abraço.

Curioso
Curioso

Mensagem Enviado: segunda Oct 04, 2010 7:09 pm 
nsilva Escreveu:
caro "sagan"
Desculpa lá estar aqui a dizer isto, não é nada pessoal, mas ninguém publica uma foto com esse aspecto.

Obrigado pela forma cordial como escreveu. Aquela foto foi tirada antes de endireitar os condutores, porque não valia a pena tratar desse aspecto antes de decidir bem a organização dos barramentos.

Aliás, actualmente o quadro já não está assim, já estou a usar um barramento de terra e neutro em cima e outro de terra e neutro em baixo, o que melhorou consideravelmente a organização e o aspecto dos condutores.

Mas, para n√£o ferir mais a sensibilidade dos utilizadores, vou retirar a foto.

Curioso
Curioso

Registado: domingo mai 09, 2010 6:41 pm

Mensagem Enviado: quarta Oct 06, 2010 7:56 am 
So uma pergunta ja que estamos nos temas dos quadros,

Nao é permitido mais de um condutor em cada ponto do borne?

Obrigado

Técnico Dedicado
Técnico Dedicado

Registado: domingo abr 18, 2010 12:23 pm
Localiza√ß√£o: Set√ļbal
Recebeu: 10 vez(es)

Mensagem Enviado: quarta Oct 06, 2010 9:08 am 
guillaume Escreveu:
So uma pergunta ja que estamos nos temas dos quadros,

Nao é permitido mais de um condutor em cada ponto do borne?

Obrigado

√Č permitido mais do que um condutor (m√°ximo 2), desde que sejam da mesma sec√ß√£o, no entanto sempre que poss√≠vel √© aconselh√°vel utilizar um condutor por ponto de liga√ß√£o.

Cpm.

Criar Novo T√≥pico Responder a este T√≥pico  [ 19 mensagens ]  Ir para p√°gina 1, 2  Pr√≥ximo

Ir para:  

Quem est√° ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído