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Mensagem Enviado: s√°bado nov 14, 2009 10:45 pm 
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Boa noite pessoal
Estou com uma pequena duvida,
para ligar um condensador, num motor monofásico, ligo-o paralelamente ( em fase e neutro), ou ligo-o em série com o condutor de fase.

Obrigado

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Mensagem Enviado: s√°bado nov 14, 2009 10:56 pm 
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Boas

Nem de uma nem da outra.

O condensador em motores sem dispositivo de arranque e sem relé de arranque, é ligado entre o enrolamento de trabalho e do arranque.

Pode ser que ajude viewtopic.php?f=17&t=5175&start=0&hilit=motor+monofasico

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Mensagem Enviado: domingo nov 15, 2009 3:41 pm 
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Boas,

O outro tópico deixa ainda algumas duvidas, por isso....
No caso do motor monofásico com condensador de arranque o esquema que deverás montar é o seguinte :

Imagem

No caso de teres acesso às 4 pontas dos enrolamentos ou a 3 ( uma delas é a comum ), medes e verificas a resistência Ohmica dos dois enrolamentos, o enrolamento auxiliar( enrolamento de arranque ) tem aproximadamente o dobro da resistência do enrolamento de trabalho, o interruptor é ligado durante o arranque.
Caso te depares com dois enrolamentos com a mesma resistência, então é um motor que trabalha com um condensador permanente, ligas exactamente do mesmo modo mas tendo em atenção que o dispositivo que abre após o arranque nesse caso não é montado ( neste esquema principio seria o interruptor).

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Mensagem Enviado: domingo nov 15, 2009 6:42 pm 
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Boas
Nelson_1492 Escreveu:
Boas,

O outro tópico deixa ainda algumas duvidas, por isso....
No caso do motor monofásico com condensador de arranque o esquema que deverás montar é o seguinte :

Cuidado dado que ele n√£o diz condensador de arranque

No caso de teres acesso às 4 pontas dos enrolamentos ou a 3 ( uma delas é a comum ), medes e verificas a resistência Ohmica dos dois enrolamentos, o enrolamento auxiliar( enrolamento de arranque ) tem aproximadamente o dobro da resistência do enrolamento de trabalho, o interruptor é ligado durante o arranque.

E se não tiveres interruptor de arranque, tens relé



Caso te depares com dois enrolamentos com a mesma resistência, então é um motor que trabalha com um condensador permanente, ligas exactamente do mesmo modo mas tendo em atenção que o dispositivo que abre após o arranque nesse caso não é montado ( neste esquema principio seria o interruptor).

Tens motores com dispositivo de arranque ou relé que tem condensador de arranque e condensador permanente
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Mensagem Enviado: domingo nov 15, 2009 9:18 pm 
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Viva,

M√°rio Escreveu:
Boas
Tens motores com dispositivo de arranque ou relé que tem condensador de arranque e condensador permanente
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Exacto e nesse caso tem em conta que a capacidade do condensador permanente em geral é cerca de 10 a 20% superior à capacidade do condensador de arranque. Posso indicar-te o esquema de ligação se for esse o caso.

Cumps.

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Mensagem Enviado: segunda nov 16, 2009 1:39 am 
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Boas

"Exacto e nesse caso tem em conta que a capacidade do condensador permanente em geral é cerca de 10 a 20% superior à capacidade do condensador de arranque."

Olha que não, o condensador de arranque é sempre maior em capacidade, e menor em tensão, e o de plena carga é de menor capacidade e de tensão superior.

Cump.
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Mensagem Enviado: segunda nov 16, 2009 11:00 am 
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Obrigado pela correcção. :wink:


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