Data/Hora: quinta abr 24, 2014 9:26 am
√ćndice do F√≥rum » ELETRICIDADE » ITED / ITUR

Criar Novo T√≥pico Responder a este T√≥pico  [ 9 mensagens ] 
Autor
Pesquisar por:
Mensagem

Curioso
Curioso

Registado: segunda dez 15, 2008 7:33 am
Enviou: 0 vez
Recebeu: 0 vez

Mensagem Enviado: segunda dez 15, 2008 9:51 am 
Boas,

Parabéns a todos vocês que, com a vossa ajuda, fazem deste forum um poço (sem fundo) de conhecimento.

A minha questão é a seguinte:

Como ligo os fios na placa na caixa BPA?
os fios que saiem da caixa BPA e que v√£o para a tomada rita s√£o 2 fios finos e brancos;
depois tenho mais 2 fios, com a mesma espessura dos anteriores, preto e vermelho;
mais 2 fios de uma campainha externa;
e os 3 fios pretos que são os da linha (um, segundo o técnico, funciona como fio terra) - ligação já com vários anos;
a placa dentro do BPA tem 2 conectores. De um lado tem E1, E2 e E3. Do outro tem S1, S2 e S3;

Se precisarem / quiserem mais informação:

ISP: Sapo
Tarifário: 24Mbs (24.000kbs de downstream e 1024kbs de upstream -> nem pó)
Router ADSL 2+ SpeedTouch 516v6
Valores exibidos na p√°gina do router: download - 18.431kbs ___ upload - 511kbs
Valores obtidos da p√°gina Sapo em downloads: 730-840kbs
Valores obtidos na p√°gina http://www.speedtest.net: download - 7690kbs ___ upload - 380kbs

Contactei a Sapo e reportei que os valores do router n√£o correspondiam aos valores do tarif√°rio contratado (24.000kbs de downstream e 1024kbs de upstream). Responderam-me que a minha linha n√£o aguentava os 24Mbs e que a sincroniza√ß√£o tinha ficado naqueles valores por uma quest√£o de estabilidade. Quanto ao facto de n√£o ter os 18.431kbs, depois de algum tempo, resolveram mandar um t√©cnico averiguar. Medi√ß√Ķes do t√©cnico no BPA (d√©bitos m√°ximos): downstream - 19.949kbs ___ upstream - 964kbs. Palavras do t√©cnico: "da dist√Ęncia n√£o √© porque a central √† qual a sua linha est√° agregada fica a menos de 1km. Vou mandar trocar a linha que j√° √© muito antiga e o fio est√° um pouco escuro. E vou tamb√©m substituir isto (a placa no BPA) por um condensador (um cubo verde com 2 fios)."
Após ter ligado o condensador, os valores de downstream baixaram ligeiramente e os de upstream subiram ligeiramente. Acrescento que os valores medidos na caixa BPA foram exactamente os mesmos exibidos pelo meu router (não estou a falar dos máximos). Algum tempo depois de o técnico ter saido, vi que não tinha telefone e que tinha internet com valores ainda inferiores e com constantes quebras de ligação. Daí querer re-ligar a velha placa... para voltar a ter telefone e internet estável.

J√° abri a caixa BPA e as liga√ß√Ķes est√£o da seguinte forma:
o fio que o técnico disse que funcionava como terra (1 dos 3 que vem do exterior) está desligado;
os fios finos, preto e vermelho, est√£o desligados;
a um preto do exterior está ligado um que vem à tomada rita, 1 da campainha e um do condensador;
ao outro preto do exterior est√° ligado o outro fio que vem da tomada rita, o outro da campainha e o outro do condensador;

Obrigado pela vossa atenção a este assunto.

Team Apoio
Team Apoio

Registado: quinta jun 14, 2007 1:17 am
Enviou: 1 vez
Recebeu: 4 vez(es)

Mensagem Enviado: ter√ßa dez 16, 2008 2:22 am 
Akura Escreveu:
Boas,

Parabéns a todos vocês que, com a vossa ajuda, fazem deste forum um poço (sem fundo) de conhecimento.

A minha questão é a seguinte:

Como ligo os fios na placa na caixa BPA?
os fios que saiem da caixa BPA e que v√£o para a tomada rita s√£o 2 fios finos e brancos;
depois tenho mais 2 fios, com a mesma espessura dos anteriores, preto e vermelho;
mais 2 fios de uma campainha externa;
e os 3 fios pretos que são os da linha (um, segundo o técnico, funciona como fio terra) - ligação já com vários anos;
a placa dentro do BPA tem 2 conectores. De um lado tem E1, E2 e E3. Do outro tem S1, S2 e S3;

Se precisarem / quiserem mais informação:

ISP: Sapo
Tarifário: 24Mbs (24.000kbs de downstream e 1024kbs de upstream -> nem pó)
Router ADSL 2+ SpeedTouch 516v6
Valores exibidos na p√°gina do router: download - 18.431kbs ___ upload - 511kbs
Valores obtidos da p√°gina Sapo em downloads: 730-840kbs
Valores obtidos na p√°gina http://www.speedtest.net: download - 7690kbs ___ upload - 380kbs

Contactei a Sapo e reportei que os valores do router n√£o correspondiam aos valores do tarif√°rio contratado (24.000kbs de downstream e 1024kbs de upstream). Responderam-me que a minha linha n√£o aguentava os 24Mbs e que a sincroniza√ß√£o tinha ficado naqueles valores por uma quest√£o de estabilidade. Quanto ao facto de n√£o ter os 18.431kbs, depois de algum tempo, resolveram mandar um t√©cnico averiguar. Medi√ß√Ķes do t√©cnico no BPA (d√©bitos m√°ximos): downstream - 19.949kbs ___ upstream - 964kbs. Palavras do t√©cnico: "da dist√Ęncia n√£o √© porque a central √† qual a sua linha est√° agregada fica a menos de 1km. Vou mandar trocar a linha que j√° √© muito antiga e o fio est√° um pouco escuro. E vou tamb√©m substituir isto (a placa no BPA) por um condensador (um cubo verde com 2 fios)."
Após ter ligado o condensador, os valores de downstream baixaram ligeiramente e os de upstream subiram ligeiramente. Acrescento que os valores medidos na caixa BPA foram exactamente os mesmos exibidos pelo meu router (não estou a falar dos máximos). Algum tempo depois de o técnico ter saido, vi que não tinha telefone e que tinha internet com valores ainda inferiores e com constantes quebras de ligação. Daí querer re-ligar a velha placa... para voltar a ter telefone e internet estável.

J√° abri a caixa BPA e as liga√ß√Ķes est√£o da seguinte forma:
o fio que o técnico disse que funcionava como terra (1 dos 3 que vem do exterior) está desligado;
os fios finos, preto e vermelho, est√£o desligados;
a um preto do exterior está ligado um que vem à tomada rita, 1 da campainha e um do condensador;
ao outro preto do exterior est√° ligado o outro fio que vem da tomada rita, o outro da campainha e o outro do condensador;

Obrigado pela vossa atenção a este assunto.

Boas, neste momento tens ADSL a funcionar com o BPA colocado??
ou est√° a funcionar sem o BPA???

p.s já estou a ver muitos fios, por acaso o teu intercomunicador é 1 telefone "normal" marca Olympia e sistema na escada da marca Farfisa???

Curioso
Curioso

Mensagem Enviado: ter√ßa dez 16, 2008 2:35 pm 
Boas Varejo,

Antes de mais, obrigado pelo teu tempo e interesse em ajudar-me.

Neste momento tenho ADSL sem o BPA, pois o técnico trocou-o pelo condensador.
Daí eu querer trocar o condensador pelo BPA outra vez. Pois, com o condensador, o ADSL ficou ainda pior e o telefone ficou completamente "morto".
Antes, com o BPA ligado, o ADSL era est√°vel e o telefone + campainha exterior funcionavam perfeitamente.

N√£o tenho intercomunicador.
O telefone que tenho é um normal da PT, com um visor, de marca DOMO. A campainha exterior também é da PT.
Tirando os dois fios finos, preto e vermelho, e o "cabo terra" que vem do exterior, junto com os cabos da linha, os outros s√£o:
fios da linha da PT (que vêm do exterior);
fios da campainha exterior;
fios da tomada RITA;
os outros dois são do condensador que o técnico instalou;

Ontem andei lá a mexer e descobri que se não ligar os fios da campainha, o telefone funciona. O ADSL também continua a funcionar,
mas funciona exactamente como quando a campainha estava ligada. Isto é, instável e com valores inferiores aos obtidos com o BPA.
Com o condensador, a campainha parece "roubar" a alimentação ao telefone, coisa que não acontecia com o BPA.
Quando ligo os fios (incluíndo os da campainha), o telefone fica ligado, mas assim que se levantar o auscultador ele "morre" (fica sem sinal de linha
e o visor fica sem informação).

Peço desculpa por estes testamentos. Estou apenas a tentar explicar bem a situação.

Obrigado, uma vez mais, pela tua atenção.

Team Apoio
Team Apoio

Mensagem Enviado: ter√ßa dez 16, 2008 7:31 pm 
Akura Escreveu:
Boas Varejo,

Antes de mais, obrigado pelo teu tempo e interesse em ajudar-me.

Neste momento tenho ADSL sem o BPA, pois o técnico trocou-o pelo condensador.
Daí eu querer trocar o condensador pelo BPA outra vez. Pois, com o condensador, o ADSL ficou ainda pior e o telefone ficou completamente "morto".
Antes, com o BPA ligado, o ADSL era est√°vel e o telefone + campainha exterior funcionavam perfeitamente.

N√£o tenho intercomunicador.
O telefone que tenho é um normal da PT, com um visor, de marca DOMO. A campainha exterior também é da PT.
Tirando os dois fios finos, preto e vermelho, e o "cabo terra" que vem do exterior, junto com os cabos da linha, os outros s√£o:
fios da linha da PT (que vêm do exterior);
fios da campainha exterior;
fios da tomada RITA;
os outros dois são do condensador que o técnico instalou;

Ontem andei lá a mexer e descobri que se não ligar os fios da campainha, o telefone funciona. O ADSL também continua a funcionar,
mas funciona exactamente como quando a campainha estava ligada. Isto é, instável e com valores inferiores aos obtidos com o BPA.
Com o condensador, a campainha parece "roubar" a alimentação ao telefone, coisa que não acontecia com o BPA.
Quando ligo os fios (incluíndo os da campainha), o telefone fica ligado, mas assim que se levantar o auscultador ele "morre" (fica sem sinal de linha
e o visor fica sem informação).

Peço desculpa por estes testamentos. Estou apenas a tentar explicar bem a situação.

Obrigado, uma vez mais, pela tua atenção.

Boas, essa tanga de andar a colocar intercomunicadores junto a telecomunica√ß√Ķes d√° sempre buraco, porque quando esse sistema foi "inventado" n√£o existia ADSL era s√≥ voz, agora com ADSL esses sistemas ranhosos d√£o barraca, j√° apanhei um caso parecido com o teu e resolvi, v√™ l√° no t√≥pico deste for√ļm se o problema/sistema √© o mesmo!!!

http://www.hardware.com.pt/forum/viewto ... highlight=

p.s nesse forum tenho o mesmo nick Varejo!!!

Curioso
Curioso

Mensagem Enviado: ter√ßa dez 16, 2008 10:00 pm 
Boas Varejo,

√Č parecido... mas n√£o tenho intercomunicador nem a instala√ß√£o foi feita a pensar num.
Acho que compliquei o assunto ou n√£o me expliquei bem.
A campainha exterior toca quando o telefone toca. A sua função é a de alertar que o telefone está a tocar quando se está longe do telefone.

Portanto, o que eu quero saber é:
Tenho 9 fios: 3 da linha, 2 da tomada RITA, 2 da campainha e mais 2 do mesmo tipo dos que v√£o para a tomada rita, os quais penso que sejam o outro par.
Um é preto e outro é vermelho.
Nos conectores do BPA, com as designa√ß√Ķes E1, E2 e E3 - S1, S2 e S3, que fios ligo?
Exemplo:
- os 2 fios da linha que vem do exterior: ligo 1 no S1 e outro no S2? E o "terra"? Deixo desligado?
- os 2 fios que v√£o para a tomada rita ligo no E1 e E2?
- os 2 fios que v√£o para a campainha exterior ligo no S3 e no E3? Ou ligo-os juntos com os que v√£o para a tomada rita?

J√° estive para experimentar mas tenho medo de queimar algum componente do BPA.

Obrigado mais uma vez, Varejo.

Team Apoio
Team Apoio

Mensagem Enviado: ter√ßa dez 16, 2008 11:19 pm 
Akura Escreveu:
Boas Varejo,

√Č parecido... mas n√£o tenho intercomunicador nem a instala√ß√£o foi feita a pensar num.
Acho que compliquei o assunto ou n√£o me expliquei bem.
A campainha exterior toca quando o telefone toca. A sua função é a de alertar que o telefone está a tocar quando se está longe do telefone.

Portanto, o que eu quero saber é:
Tenho 9 fios: 3 da linha, 2 da tomada RITA, 2 da campainha e mais 2 do mesmo tipo dos que v√£o para a tomada rita, os quais penso que sejam o outro par.
Um é preto e outro é vermelho.
Nos conectores do BPA, com as designa√ß√Ķes E1, E2 e E3 - S1, S2 e S3, que fios ligo?
Exemplo:
- os 2 fios da linha que vem do exterior: ligo 1 no S1 e outro no S2? E o "terra"? Deixo desligado?
- os 2 fios que v√£o para a tomada rita ligo no E1 e E2?
- os 2 fios que v√£o para a campainha exterior ligo no S3 e no E3? Ou ligo-os juntos com os que v√£o para a tomada rita?

J√° estive para experimentar mas tenho medo de queimar algum componente do BPA.

Obrigado mais uma vez, Varejo.

Boas, a entrada de linha PT ligas no E1 E2 e a terra no E8 (ultimo), a saida para a tomada RITA e campainha ligas no S1 e S3!!! :wink:

p.s isso sem BPA é melhor, mete uns ligadores de tremoço!!!

http://www.navagear.com/wp-content/uplo ... ectors.jpg

Curioso
Curioso

Mensagem Enviado: quarta dez 17, 2008 6:06 pm 
Boas Varejo,

Quem sabe, sabe! :D
J√° est√° tudo a funcionar como deve ser.

Eu pensava que o S significava sinal e o E equipamento. :lol:
H√° BPA's com 8 liga√ß√Ķes?! O meu s√≥ vai at√© 3...

Sim, já li que os BPA's causam ruído e ecos. Mas, no meu caso, parece que funciona melhor.
Com o condensador o adsl ficou instável e o telefone deixou de funcionar. Talvez o condensador não seja compatível com a campainha.
Não sei. O que sei é que com o BPA, a net não cai, os valores obtidos aumentam e o telefone + campainha funcionam.

Sou técnico de informática e programador de software específico e de páginas web. Se algum dia precisares de alguma coisa nestas áreas
chuta para aqui: csilva-1@hotmail.com. :wink:

Muito obrigado pelo teu tempo e ajuda, Varejo.

1 abraço.

Team Apoio
Team Apoio

Mensagem Enviado: quarta dez 17, 2008 7:57 pm 
Akura Escreveu:
Boas Varejo,

Quem sabe, sabe! :D
J√° est√° tudo a funcionar como deve ser.

Eu pensava que o S significava sinal e o E equipamento. :lol:
H√° BPA's com 8 liga√ß√Ķes?! O meu s√≥ vai at√© 3...

Sim, já li que os BPA's causam ruído e ecos. Mas, no meu caso, parece que funciona melhor.
Com o condensador o adsl ficou instável e o telefone deixou de funcionar. Talvez o condensador não seja compatível com a campainha.
Não sei. O que sei é que com o BPA, a net não cai, os valores obtidos aumentam e o telefone + campainha funcionam.

Sou técnico de informática e programador de software específico e de páginas web. Se algum dia precisares de alguma coisa nestas áreas
chuta para aqui: csilva-1@hotmail.com. :wink:

Muito obrigado pelo teu tempo e ajuda, Varejo.

1 abraço.

Boas, existem BPA até E8 E5 E3, como tb não tinha a certeza qual era o teu disse E8 (ultimo) que seria o ultimo E.

Normalmente com o BPA interfere a nivel de ADSL, por isso tiramos e melhora, e no meu caso melhorou, agora se no teu com BPA funciona melhor, deixa estar, em equipa que ganha n√£o se mexe!!!
:wink:

Curioso
Curioso

Mensagem Enviado: quarta dez 17, 2008 8:36 pm 
Boas,

Pois, como tinhas dito "(ultimo)", eu liguei-o no E3.

Citar:
em equipa que ganha n√£o se mexe

Nem mais. Por sorte o técnico deixou ficar o BPA por esquecimento.
Quando vierem trocar o cabo vou tir√°-lo... se houver espiga sem ele, pumba! Volto a lig√°-lo. :lol:

1 abraço.

Criar Novo T√≥pico Responder a este T√≥pico  [ 9 mensagens ] 

Ir para:  

Quem est√° ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído