Data/Hora: quinta set 18, 2014 8:40 am
√ćndice do F√≥rum » ELETRICIDADE » Automatismos / Dom√≥tica

Criar Novo T√≥pico Responder a este T√≥pico  [ 7 mensagens ] 
Autor
Pesquisar por:
Mensagem

Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Registado: s√°bado jul 02, 2011 10:04 am
Enviou: 0 vez
Recebeu: 0 vez

Mensagem Enviado: s√°bado jul 02, 2011 10:47 am 
Cumprimentos a todos :wink:

Sei que existem v√°rios sistemas de dom√≥tica no mercado, at√© com bastante informa√ß√£o para consulta. No entanto, nunca vi informa√ß√£o sobre o tipo de interruptores utilizado, do tipo "bot√£o de press√£o", em sistemas como o Mordomus ou JG Dom√≥tica. Sei que os usados no sistema KNX j√° t√™m a electr√≥nica incorporada e n√£o podem ser utilizados noutros sistemas. Algu√©m que j√° tenha instalado o sistema Mordomus, por exemplo, que tipo de bot√Ķes de press√£o utilizou? Apenas conhe√ßo a gama BTICINO (mais para actuar rel√©s) e da JUNG (muito caros). Algu√©m tem mais informa√ß√Ķes? Muito agradecido.

Curioso
Curioso

Registado: sexta mai 06, 2011 2:50 pm

Mensagem Enviado: segunda jul 11, 2011 1:45 am 
Os bot√Ķes de parede podem ser simples interruptores que fecham um circuito el√©ctrico ou terem incorporado a electronica pr√≥pria do sistema de dom√≥tica instalado.
Qualquer bot√£o que se utilize numa tecnologia propriet√°ria (feita por apenas 1 fabricante), n√£o pode ser utilizado noutros sistemas. Por isso, bot√Ķes exclusivos Mordomus ou de outra marca n√£o gen√©rica, ficar√° dependente sempre desse sistema.
Mas, se usar um interruptor de simples contacto, em principio todos os sistemas estão preparados para essa solução.
Se investigar, não precisa de ser muito, vai verificar que o KNX é o melhor sistema e toda (quase toda) a gente vai dizer-lhe isso.
H√° alguns anos atr√°s o KNX funcionava com bot√Ķes de contacto simples, e ainda pode funcionar. Ainda tenho alguns m√≥dulos desses que agora n√£o servem para nada. A evolu√ß√£o do KNX para os bot√Ķes actuais √© pela simplicidade da sua liga√ß√£o (apenas 1 cabo do bus ao bot√£o), da sua versatilidade (programar a qualquer momento a fun√ß√£o do bot√£o), da economia (1 painel pode contar at√© 8 bot√Ķes), qualquer bot√£o pode ser usado para simples on/off, ou para persianas, ou para dimming, etc. Depois vem a vantagem habitual e no meu ponto de vista a principal do KNX: qualquer marca funciona com qualquer outra marca.
Mas se preferir utilizar os tradicionais bot√Ķes de contacto sem electr√≥nica incorporada, KNX tamb√©m d√°, mas √© uma solu√ß√£o que n√£o tem vantagens nenhumas, nem no pre√ßo.

Cumprimentos,
Jo√£o
----
http://www.ligo.tv/

Perfil Visitar o s√≠tio web do Utilizador  

Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem Enviado: segunda jul 11, 2011 9:31 am 
Caro Jo√£o, agrade√ßo o seu coment√°rio. No entanto a quest√£o n√£o era propriamente sobre qual o melhor sistema de dom√≥tica actualmente no mercado. O que eu gostava de saber √© que tipo (marca/modelo) de interruptores de press√£o s√£o utilizados em alguns sistemas propriet√°rios, como √© o caso do mordomus. Duvido que seja a empresa que desenvolve o mordomus a desenvolver tamb√©m os interruptores, por isso t√™m de vir de um fornecedor externo e ser√£o do tipo bot√Ķes de contacto simples, gen√©ricos. Tamb√©m sei que existem muitos interruptores KNX muito elegantes e com bastantes bot√Ķes (talvez esses 8 que referiu), mas esses n√£o podem ser utilizados no mordomus devido √† electr√≥nica incorporada. Ser√° que existem esses interruptores KNX, com at√© oito bot√Ķes, sem a electr√≥nica incorporada? √Č que se assim n√£o for, imagino que um sistema mordomus tenha v√°rios interruptores espalhados pela casa mas do tipo muito b√°sico: on/off de ilumina√ß√£o; subir/descer estores; e pouco mais, o que seria uma grande limita√ß√£o em rela√ß√£o ao KNX que tem interruptores com v√°rios bot√Ķes (e elegantes) que, al√©m das fun√ß√Ķes b√°sicas atr√°s descritas, tamb√©m podem ser utilizados para criar cen√°rios e afins. Novamente real√ßo que o post n√£o foi para comparar sistemas, mas interruptores utilizados. Gostava de uma opini√£o de algu√©m tenha um sistema mordomus instalado em sua casa ou, sendo instalador, j√° o tenha instalado numa outra qualquer.

Curioso
Curioso

Registado: quinta jun 09, 2011 11:44 am

Mensagem Enviado: quinta ago 25, 2011 12:10 pm 
A quest√£o √© muito relevante, at√© porque pretendo utilizar algumas botoneiras convencionais com acopladores de BUS e os bot√Ķes de press√£o adequam-se mais, esteticamente, √† restante instala√ß√£o.

Se algu√©m souber que ref. esses fabricantes usam, era √ļtil

Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Registado: quinta ago 28, 2008 1:21 am

Mensagem Enviado: domingo ago 28, 2011 11:54 am 
leonelgomes Escreveu:
Caro Jo√£o, agrade√ßo o seu coment√°rio. No entanto a quest√£o n√£o era propriamente sobre qual o melhor sistema de dom√≥tica actualmente no mercado. O que eu gostava de saber √© que tipo (marca/modelo) de interruptores de press√£o s√£o utilizados em alguns sistemas propriet√°rios, como √© o caso do mordomus. Duvido que seja a empresa que desenvolve o mordomus a desenvolver tamb√©m os interruptores, por isso t√™m de vir de um fornecedor externo e ser√£o do tipo bot√Ķes de contacto simples, gen√©ricos. Tamb√©m sei que existem muitos interruptores KNX muito elegantes e com bastantes bot√Ķes (talvez esses 8 que referiu), mas esses n√£o podem ser utilizados no mordomus devido √† electr√≥nica incorporada. Ser√° que existem esses interruptores KNX, com at√© oito bot√Ķes, sem a electr√≥nica incorporada? √Č que se assim n√£o for, imagino que um sistema mordomus tenha v√°rios interruptores espalhados pela casa mas do tipo muito b√°sico: on/off de ilumina√ß√£o; subir/descer estores; e pouco mais, o que seria uma grande limita√ß√£o em rela√ß√£o ao KNX que tem interruptores com v√°rios bot√Ķes (e elegantes) que, al√©m das fun√ß√Ķes b√°sicas atr√°s descritas, tamb√©m podem ser utilizados para criar cen√°rios e afins. Novamente real√ßo que o post n√£o foi para comparar sistemas, mas interruptores utilizados. Gostava de uma opini√£o de algu√©m tenha um sistema mordomus instalado em sua casa ou, sendo instalador, j√° o tenha instalado numa outra qualquer.

Caro Leonelgomes o sistema Mordomus utiliza qualquer tipo de bot√£o simples de contacto seco, podendo assim usar qualquer marca de aparelhagem conforme o gosto de cada um. Cada bot√£o pode fazer 3 fun√ß√Ķes diferentes conforme o toque: Toque simples, duplo ou continuo e pode associar cen√°rios ou qualquer outra coisa que queira com as fun√ß√Ķes If.....Then.

Espero ter ajudado

Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem Enviado: segunda ago 29, 2011 8:53 am 
Bom dia Jo√£o,

Ajudou a esclarecer algumas caracter√≠sticas do sistema Mordomus. Mas o que eu quero mesmo √© marcas/fabricantes de bot√Ķes de press√£o gen√©ricos para aplicar nas paredes de casa, ser√° que me pode ajudar nisso?

Pré Oficial
Pré Oficial

Registado: sexta abr 11, 2008 11:53 am
Enviou: 3 vez(es)
Recebeu: 3 vez(es)

Mensagem Enviado: segunda ago 29, 2011 9:27 am 
Legrand, ABB, Siemens, Merten, Efapel, Busch-Jaeger, Berker, etc.
Quase todas as marcas de dom√≥tica t√™m sensores de v√°rios canais que podem ser instalados em caixas de aparehagem e interligar a bot√Ķes de press√£o/interruptores tradicionais.
√Č uma solu√ß√£o t√≠pica para as habita√ß√Ķes porque permite alterar facilmente o numero de comandos de um dado local.

Criar Novo T√≥pico Responder a este T√≥pico  [ 7 mensagens ] 

Ir para:  

Quem est√° ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído