Data/Hora: sexta abr 25, 2014 1:00 am
√ćndice do F√≥rum » ELETRICIDADE » D√ļvidas

Criar Novo T√≥pico Responder a este T√≥pico  [ 5 mensagens ] 
Autor
Pesquisar por:
Mensagem

Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Registado: domingo abr 15, 2012 5:34 pm
Enviou: 0 vez
Recebeu: 0 vez

Mensagem Enviado: segunda abr 16, 2012 12:57 pm 
Boas,

√Č poss√≠vel ter uma instala√ß√£o onde de um lado tenho um comutador de escada duplo que pode apagar ou acender uma ou outra (ou duas) l√Ęmpada e do outro lado um comutador simples que pode apagar ou acender uma ou outra (ou as duas) l√Ęmpada conforme aquilo que estiver ligado no comutador duplo?

√Č assim que tenho em minha casa, com dois inversores pelo meio, mas n√£o estou a ver como se faz a liga√ß√£o dos fios entre um comutador duplo e um simples para poder fazer o que faz.

Abraço

JMag

Oficial
Oficial

Registado: segunda abr 07, 2008 1:20 pm
Recebeu: 1 vez

Mensagem Enviado: segunda abr 16, 2012 7:37 pm 
é assim amigo ...
no duplo podes acender en lampadas com esse comutador e depois apagar no tal comutador simples ...
ainda no comutador duplo na outra tecla podes comandar en pontos de luz também , MAS , só apartir dessa tecla ...

qualquer manda vir , que estamos aqui ...

Team Apoio
Team Apoio

Registado: quarta fev 18, 2009 10:21 pm
Enviou: 13 vez(es)
Recebeu: 41 vez(es)

Mensagem Enviado: segunda abr 16, 2012 11:40 pm 
jmpnm Escreveu:
Boas,

√Č poss√≠vel ter uma instala√ß√£o onde de um lado tenho um comutador de escada duplo que pode apagar ou acender uma ou outra (ou duas) l√Ęmpada e do outro lado um comutador simples que pode apagar ou acender uma ou outra (ou as duas) l√Ęmpada conforme aquilo que estiver ligado no comutador duplo?

√Č assim que tenho em minha casa, com dois inversores pelo meio, mas n√£o estou a ver como se faz a liga√ß√£o dos fios entre um comutador duplo e um simples para poder fazer o que faz.

Abraço

JMag

Boas
Se pesquisares por aqui no forum vais encontrar esquemas de ligação, um comutador de escada duplo não é mais que dois comutadores de escada simples agrupados, logo num comutador de escada simples ligas a alimentação e no outro ligas o ponto de luz, e passas 2 condutores diretos entre comutadores, se tiver inversor é intercalado nesses 2 condutores diretos entre comutadores.

Aprendiz
Aprendiz

Registado: domingo Oct 16, 2011 10:26 pm
Enviou: 4 vez(es)
Recebeu: 1 vez

Mensagem Enviado: s√°bado abr 21, 2012 1:04 pm 
jmpnm Escreveu:
Boas,

Abraço

JMag

Boas, pelo que sei e tambem estou sempre a aprender comutador duplo pode ser usado para uma comutação com um comutador simples e ao mesmo tempo de interruptor para outro ponto de luz,
Um comutador simples só faz um ponto de luz quer de comutação quer de interruptor.
Um comutador simples só tem uma tecla, como consegues apagar dois pontos de luz?

Rochinha

Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Registado: domingo abr 15, 2012 5:34 pm
Recebeu: 0 vez

Mensagem Enviado: domingo abr 22, 2012 7:12 pm 
Boas,

√Č assim mesmo que est√°...eu √© que tinha um dos inversores partido e n√£o estava a perceber onde estava o problema e julgava que os dois pontos de luz podiam ser desligados no comutador simples...erros de principiante.

Isto é uma sala grande que tem um candeeiro com dois pontos de luz....um é comandado por uma das teclas do comutador de escada duplo e só daí...e o outro ponto de luz do candeeiro é comandado pela outra tecla do comutador de escada duplo que está ligada na outra extremidade da sala a um comutador de escada simples passando por dois inversores de grupo pelo meio.

Ou seja, é tipo um comutador de lustre em que um dos pontos de luz é comandado por um circuito de comutação de escada.

Obrigado pelas respostas...

Abraço,

JMag

Criar Novo T√≥pico Responder a este T√≥pico  [ 5 mensagens ] 

Ir para:  

Quem est√° ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído