Data/Hora: terça set 02, 2014 5:47 pm
√ćndice do F√≥rum » ELETRICIDADE » D√ļvidas

Criar Novo T√≥pico Responder a este T√≥pico  [ 8 mensagens ] 
Autor
Pesquisar por:
Mensagem

Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Registado: quarta mai 11, 2011 9:00 am
Enviou: 0 vez
Recebeu: 0 vez

Mensagem Enviado: quarta mai 11, 2011 10:01 am 
Bom dia a todos os participantes deste fórum
Se algum dos participantes possuir o esquema eléctrico do quadro de uma bomba de furo com 2 sondas (mín. e Ref.) e relé de nível temporizado e reservatório de balão agradecia que me fornecesse para eu tentar identificar uma avaria, dado que o relé não arma com a indicação de falta de água e como não sei se a avaria é das sondas que já se encontram dentro de água à 7 anos se é do relé.
Já shuntei os terminais onde liga a sonda e o relé não rearmou será que é do relé?
O relé que está instalado é da Mosal RN 31.
Agradecia a vossa ajuda.
Alex

Técnico Dedicado
Técnico Dedicado

Registado: domingo abr 18, 2010 12:23 pm
Localiza√ß√£o: Set√ļbal
Recebeu: 8 vez(es)

Mensagem Enviado: quarta mai 11, 2011 2:33 pm 
isidro Escreveu:
Bom dia a todos os participantes deste fórum
Se algum dos participantes possuir o esquema eléctrico do quadro de uma bomba de furo com 2 sondas (mín. e Ref.) e relé de nível temporizado e reservatório de balão agradecia que me fornecesse para eu tentar identificar uma avaria, dado que o relé não arma com a indicação de falta de água e como não sei se a avaria é das sondas que já se encontram dentro de água à 7 anos se é do relé.

O schunts a efetuar é entre a terra de referência e os terminais de ligação da sonda de mínima e máxima, se o relé não atuar ou o problema está ao nível da terra de referência, ou será mesmo o relé avariado.[/color]

Já shuntei os terminais onde liga a sonda e o relé não rearmou será que é do relé?
O relé que está instalado é da Mosal RN 31.
Agradecia a vossa ajuda.
Alex

Pré Oficial
Pré Oficial

Registado: sexta abr 24, 2009 12:08 am

Mensagem Enviado: sexta mai 13, 2011 11:16 pm 
Boas,

Já agora aproveito para tirar um duvida, o terra de protecção, o terra normal de casa se faltar num quadro de sondas, dará algum problema no funcionamento no relé de nível, ou só é com a montagem que tem 2 sondas?, é que tive um cliente que me veio com a história que a bomba estar sempre a ligar e a desligar era falta de terra, será possivel?

Cumprimentos, Pedro Mendes

Técnico Dedicado
Técnico Dedicado

Mensagem Enviado: domingo mai 15, 2011 11:08 am 
pedro_mendes Escreveu:
Boas,

Já agora aproveito para tirar um duvida, o terra de protecção, o terra normal de casa se faltar num quadro de sondas, dará algum problema no funcionamento no relé de nível, ou só é com a montagem que tem 2 sondas?, é que tive um cliente que me veio com a história que a bomba estar sempre a ligar e a desligar era falta de terra, será possivel?

A terra de refer√™ncia (Que √© a terra de prote√ß√£o da instala√ß√£o) necessita estar ligada no rel√©, e a gama de funcionamento do rel√© normalmente anda entre os 10 Kohms e os 68 Kohms (Regul√°vel atrav√©s de potenci√≥metro incorporado no rel√©) quando a resist√™ncia entre as sondas sai fora destes par√Ęmetros o rel√© deixa de dar condi√ß√Ķes ao sistema.
Quanto √° bomba ligar e desligar com falta de terra, se essa falta de terra for intermitente √© poss√≠vel; mas normalmente n√£o √© isso que acontece, tem mais a ver com varia√ß√Ķes bruscas na press√£o devido a anomalias no sistema.

Cpm.

Pré Oficial
Pré Oficial

Registado: sexta abr 24, 2009 12:08 am

Mensagem Enviado: segunda mai 16, 2011 11:03 pm 
Josecalado Escreveu:
pedro_mendes Escreveu:
Boas,

A terra de refer√™ncia (Que √© a terra de prote√ß√£o da instala√ß√£o) necessita estar ligada no rel√©, e a gama de funcionamento do rel√© normalmente anda entre os 10 Kohms e os 68 Kohms (Regul√°vel atrav√©s de potenci√≥metro incorporado no rel√©) quando a resist√™ncia entre as sondas sai fora destes par√Ęmetros o rel√© deixa de dar condi√ß√Ķes ao sistema.
Quanto √° bomba ligar e desligar com falta de terra, se essa falta de terra for intermitente √© poss√≠vel; mas normalmente n√£o √© isso que acontece, tem mais a ver com varia√ß√Ķes bruscas na press√£o devido a anomalias no sistema.

Cpm.

Boas,

Obrigado pela sua resposta, realmente o terra era intermitente, porque o fio terra tinha sido cortado, agora a minha duvida é e se a bomba não tiver terra, o quadro de sondas funcionará bem..

Técnico Dedicado
Técnico Dedicado

Mensagem Enviado: ter√ßa mai 17, 2011 9:14 am 
Se a bomba n√£o tiver terra n√£o tem qualquer import√Ęncia para o funcionamento do rel√© de n√≠vel, visto que ele vai controlar a resist√™ncia da √°gua atrav√©s das sondas.

Cpm.

Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Registado: terça jun 14, 2011 12:22 pm

Mensagem Enviado: ter√ßa jun 14, 2011 4:41 pm 
Penso que te referes a este esquema.

Cumprimentos..

N√£o tem Permiss√£o para ver os Ficheiros anexados nesta Mensagem. Tem de estar registado e ser Utilizador activo.

Curioso
Curioso

Registado: s√°bado Oct 23, 2010 6:28 pm

Mensagem Enviado: segunda jun 20, 2011 5:22 pm 
pedro_mendes Escreveu:
Boas,

Por vezes o que acontece para que o motor ligue e desligue sem razão aparente, é o balão ou o autoclave que não tem a pressão do ar correta, 25lt/1,5kg 50lt/2kg 100lt/2,5kg.
Cumprimentos Carlos

Perfil YIM  
Criar Novo T√≥pico Responder a este T√≥pico  [ 8 mensagens ] 

Ir para:  

Quem est√° ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

Criar Tópicos: Proibído
Responder Tópicos: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído