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Mensagem Enviado: segunda ago 16, 2010 7:56 pm 
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Esta informação foi retirada de um outro forum, ainda nao efectuei esta montagem.

O alternador que eu estou usando era de 12V, do modelo mais moderno. Todos os alternadores Bosch modernos já são de 12 pólos, o que facilita. Mas eu tenho outro alternador modelo antigo de 6 pólos, que fiz o bobinamento para 12 pólos e ficou ótimo também.
A minha receita experimental para a altera√ß√£o do alternador de 12V para usar com este regulador/excitador √© fazer o bobinamento para 12 p√≥los com o triplo do n√ļmero de espiras original. Para isso usa-se um fio com aproximadamente metade da bitola do original e enrolam-se as 6 bobinas de cada fase no mesmo sentido de enrolamento, assim se formam 12 p√≥los com 6 bobinas. Se voc√™ usar um alternador de 24V, ele n√£o precisa necessariamente ser alterado. Mas eu tenho preferido usar os de 12V, que s√£o mais comuns. E neste caso, sim, √© necess√°rio fazer um novo bobinamento do estator. E penso que com o alternador de 12V modificado o rendimento √© melhor do que com o de 24V original.
Mas não esqueça que, mesmo usando um alternador de 24V, o circuito regulador/excitador vai regular a tensão em 14V, para carregar baterias de 12V.
Para verificar se um alternador √© capaz de se auto-excitar, ligue os dois fios das escovas(que v√™m do induzido), um ao terminal positivo de sa√≠da do alternador e outro √† carca√ßa (terminal negativo) e com um motor, fa√ßa o alternador girar a uma velocidade acima de 600 RPM. Se ele causar peso ao motor √© porque ocorreu a auto excita√ß√£o. Para tirar a d√ļvida, com o motor funcionado, desligue um dos fios das escovas. Se o motor ficar leve e aumentar de velocidade, est√° confirmada a auto-excita√ß√£o. A id√©ia √© usar um alternador de maior corrente poss√≠vel, se quiser obter uma boa pot√™ncia, e se tiver umas boas p√°s tamb√©m, √© claro.
Você não deve usar necessariamente fio 19 ou 20. Deve contar quantas espiras tem em cada bobina, e escolher o fio mais grosso possível para fazer 3x mais espiras e ocupar um pouco mais de espaço que a bobina original. Por um acaso nos alternadores que tenho usado, tem dado para fazer com fio 19 ou 20 AWG.
Um alternador original de 12V x 75A vem de f√°brica com aproximadamente 400g de fio. Mas como sempre o bobinamento original ainda deixa algum espa√ßo vazio no estator, conv√©m usar um pouco mais de fio e fazer uma bobina um pouco mais cheia. Neste caso gasta-se aproximadamente 500g de fio, ao inv√©s de 400g. Quando dizemos "fazer novo bobinamento com o triplo do n√ļmero de espiras do original" √© exatamente isso que queremos dizer. Se o bobinamento original possui 12 espiras, como 12 x 3 = 36, deve-se refazer o bobinamento com 36 espiras. √Č claro que para isso precisaremos usar um fio mais fino. E esse fio de deve ter uma bitola 3 vezes menor? N√£o necessariamente. Nos bobinamentos comerciais, por quest√Ķes de facilidade, sempre existe um certo desperdi√ßo de espa√ßo. Ent√£o podemos usar um fio com aproximadamente metade da sec√ß√£o do fio original. Neste caso o bobinamento ficar√° mais cheio, e o espa√ßo ser√° melhor aproveitado. D√° um pouquinho mais de trabalho, mas compensa. Usando um fio mais grosso teremos mais pot√™ncia dispon√≠vel. Se no final n√£o der para por exatamente o triplo das espiras, uma diferen√ßa de at√© 10% menos, pouco vai fazer diferen√ßa. Logo se ao inv√©s de 36 s√≥ conseguir por 33, n√£o h√° problema algum, funciona perfeitamente.

Sobre as fases, todo alternador automotivo é trifásico, isto é possui 3 fases, logo saem 3 ou 6 fios do seu bobinamento. A maioria já vem com apenas 3 fios para fora, logo neste caso cada fio representa uma fase. Para ligar ao circuito regulador/excitador é necessário seguir o esquema. Como você vai ter que montar, vai ter que estudar o esquema, quando chegar na fase de montagem deve ficar mais fácil de entender.
Eu uso caixas pl√°sticas pr√≥prias para montagem de circuito eletr√īnicos, e uso cola de silicone na tampa e no furo de sa√≠da dos fio. Isso tem funcionado muito bem. O alternador pode pegar sol e chuva √† vontade, que n√£o d√° problema, mas pelo sim, pelo n√£o, eu uso uma prote√ß√£o de pl√°stico poli√©ster entre o bobinamento e a carca√ßa, apenas para proteger um pouco do sol. O pl√°stico poli√©ster √© o mesmo que √© usado para fazer o isolamento do estator, vendido em lojas de material para bobinamento. Sobre as p√°s, eu tenho usado elas feitas em chapa de alum√≠nio com espessura de 2mm. Existe uma conven√ß√£o muito usada sobre as medidas que indica que a largura de cada p√° na base deve ser de 15% do comprimento e a largura na ponta deve ser de 5% do comprimento. Assim, para uma h√©lice com p√°s de 1m as medidas seriam: 1m x 0,15m x 0,05m. Como na minha regi√£o os ventos s√£o fracos, eu uso elas com 4 p√°s ou mais.
O que est√° por tr√°s da h√©lice √© uma polia em v de 200mm, e no gerador estou usando uma polia de 50mm, o que d√° 1:4, mas a minha estrutura mec√Ęnica da turbina permite trocar esta polia grande, e eu tenho de outras medidas onde, conforme a h√©lice eu escolho a que apresenta melhor rendimento. Por exemplo, tenho uma h√©lice de 3 p√°s de 70cm que uso com a rela√ß√£o 1:2. Ainda n√£o cheguei a valores conclusivos mas observo que uma h√©lice maior produz maior torque e velocidade mais baixa, logo podemos ampliar mais, enquanto uma h√©lice menor apresenta maior velocidade e menor torque, logo deve usar menor amplia√ß√£o.
A minha experiência tem mostrado que para uma ampliação de 1:4 você precisaria ter uma hélice de 4 pás de 1m. Com 3 pás de 60cm eu penso que, devido ao baixo torque, as perdas de ampliação serão muito grandes, mesmo para uma relação de 1:2. Então seria melhor usar a hélice direto no eixo do alternador ou aumentar o tamanho das pás.
Procure se preocupar tamb√©m com a aerodi√Ęmica das p√°s, para conseguir tirar delas o m√°ximo de velocidade e torque. Elas devem ter o perfil torcido da base para a ponta, de modo que o passo na base seja de 20¬ļ a 40¬ļ e nas pontas chegue a 0¬ļ ou pr√≥ximo disso. Uma ideia pr√°tica para definir as medidas das p√°s e conseguir um bom ganho √© cortar as p√°s com a largura de 15% do comprimento na base e de 5% do compimento na ponta.
O n√ļmero ideal de p√°s para qualquer condi√ß√£o de vento, e que est√° consagrado mundialmente √© 3. Para condi√ß√Ķes de ventos fracos pode-se pensar em usar 4 p√°s. Mais do que isso acaba-se incorrendo em erro semelhante a usar muito mais espiras do que o neces√°rio no alternador. A rota√ß√£o fica muito baixa e produz pouco torque.
Uma ideia mais vi√°vel √© usar um di√Ęmetro maior. Com uma h√©lice de di√Ęmetro maior ter√° uma perda de velocidade, mas essa perda √© bem menor do que se aumentar o n√ļmero de p√°s. E neste caso consegue varrer uma √°rea maior e captar mais energia do vento.
Anexo:
clip_image001.jpg
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Mensagem Enviado: segunda ago 16, 2010 8:04 pm 
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Aqui est√£o algumas fotos
Anexo:
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Mensagem Enviado: segunda ago 16, 2010 8:28 pm 
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Qual a potência?

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Mensagem Enviado: segunda ago 16, 2010 9:41 pm 
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Para montar o projeto, uma das primeiras coisas a fazer, mesmo antes de montar o circuito √© √© desmontar o alternador. Depois que estiver com ele aberto facilmente vai identificar tudo. o + √© a sa√≠da de positivo do alternador (o parafuso mais grosso e que est√° isolado, e normalmente indicado com +B), o - √© o negativo (qualquer ponto da carca√ßa), o AC √© qualquer uma das tr√™s fases do bobinamento, e os dois √ļltimos, como j√° est√° dito, s√£o os fios das duas escovas (que v√£o para o induzido).
Sobre as fases, todo alternador automotivo é trifásico, isto é possui 3 fases, logo saem 3 ou 6 fios do seu bobinamento. A maioria já vem com apenas 3 fios para fora, logo neste caso cada fio representa uma fase. Para ligar ao circuito regulador/excitador é necessário seguir o esquema. Quando fizer o novo bobinamento do alternador vai ver que desta bobina saem 3 fios que são ligados à ponte retificadora do alternador, localizada da tampa traseira do mesmo. Escolha qualquer um dos três e solde um fio que deve ser ligado no terminal AC do regulador/excitador, pois ele vai precisar de corrente alternada.
Para testar o regulador, use duas l√Ęmpadas automotivas e ligue conforme o esquema abaixo.
1) Gire o trimpot de 2k2 e observe que o brilho da l√Ęmpada 1 deve aumentar e diminuir um pouco, conforme a posi√ß√£o deste trimpot.
2) Ligue o terminal AC ao +12V e observe que a l√Ęmpada 2 deve acender.
3) Gire o trimpot de 20k e observe que o brilho da l√Ęmpada 2 se altera. Se assim acontecer, est√° tudo √≥timo. Agora falta fazer uma calibragem provis√≥ria do regulador.
Anexo:
clip_image001.jpg

1) Gire o trimpot de 20K para aproximadamente 70% do seu curso. Esta regulagem determina a corrente de saída que vai ser fornecida à carga. Se você têm uma turbina com torque de sobra para mover o alternador (pelo menos 4 pás de 1m), pode girar todo para a direita. Gire para menos se observar que o gerador está causando muito peso para a turbina.
2) Gire o trimpot de 2k2 para aproximadamente 50% do curso. Esta é a regulagem da tensão de saída. Na posição mínima terá aprox. 12,5V, no meio aprox. 14,5V e no máximo em torno de 18V.
3) Gire o trimpot de 100k para a posição de maior resistência. Este é o ajuste da corrente de excitação e também influencia no peso do alternador à turbina e na corrente máxima produzida. A posição ideal vai ser conforme a rotação da turbina, mas difilmente vai passar de 50% do curso.
Algumas observa√ß√Ķes:
1) O led vermelho deve acender juntamente com a l√Ęmpada 1. Se a l√Ęmpada acende e ele n√£o, ent√£o est√° com a polaridade invertida, retire-o e solde na posi√ß√£o contr√°ria a que est√°.
2) O led verde deve acender junto com a l√Ęmpada 2.
3) Os dois leds servem para indicar quando está ocorrendo a excitação do alternador (vermelho) e quando está sendo enviada energia para a saída (verde).
4) O capacitor de 10uF é eletrolítico bipolar de 100V, que cabe perfeitamente no local indicado. Este que você colocou é de poliéster, por isso é muito grande, mas vai funcionar.
5) Verifique a sua fonte de alimenta√ß√£o, pois a l√Ęmpada 2 s√≥ vai acender se tiver tens√£o acima de 13,5V. Logo com uma fonte de 12V ou bateria, n√£o vai ser poss√≠vel acend√™-la.
6) Observe que quando você liga o fio AC no 12V, escuta um "tac" no relé, pois ele fecha os contatos para fornecer energia para a carga. E quando desliga este fio, o mesmo som deve ser ouvido um pouco mais baixo. Se isso não acontecer, verifique o diodo 4001 e o relé, que podem estar com defeito.
7) Não esqueça de usar um dissipador de calor entre os dois IRFZ44 próximos ao led verde. Não precisa usar material isolante entre eles.
8 ) Próximo ao canto indicado com NF no relé saem dois fios, o AC (ligado ao diodo 4001) e o EXC- (ligado ao capacitor de 10uF). Na sua foto só vejo um deles, que me parece ser o EXC-. Verifique este detalhe.
9) O fio amarelo est√° ligado ao +12V e o preto no GND (negativo), mas no canto inferior esquerdo da sua foto parece que est√° sobrando o fio azul.
10) No pino -BAT parece estar ligado um fio preto, que pode ser confundido com o negativo. Procure usar um fio cinza ou outra com que ainda n√£o tenha sido usada. Este √© o fio que vai para o negativo da bateria. O positivo da bateria vem do +12V. Quando tiver o alternador, no lugar da bateria voc√™ pode usar um l√Ęmpada, e girando o alternador a uma rota√ß√£o superior a 200RPM, ela deve acender.

Os três fios que saem da bobina do estator do alternador devem ser ligados na ponte retificadora do mesmo, que se encontra na tampa traseira, como já era usado originalmente. Assim a corrente alternada gerada pelo alternador será convertida em corrente contínua pelos diodos originais, e o terminal positivo de saída do alternador será ligado no positivo da bateria, conforme o esquema de ligação. Dessa forma a energia será enviada para a bateria.
Apenas um dos três fios do estator é ligado ao circuito diretamente, e isso é necessário apenas como um forma de sensoriar o momento de ser acionada a excitação. E mesmo este fio que vem para o circuito deve continuar ligado à ponte retificadora.
O fato de a excitação ser ligada e desligada muitas vezes não chega a ser um problema. Pelo contrário, isso é extremamente importante para se obter um bom rendimento com ventos fracos e oscilantes, e o circuito não sofre nada com isso.
1 - B+
2 - W (é um terminal de conector de encaixe que fica ao lado do B+)
3 - D+
4 - W
5 - B- (é só um furo nao tem terminal)
B+ - Saída de tensão + após rectificação
B- - Saída de tensão - após rectificação (toda a carcaça é B-)
D+ - Ligação à lampada de aviso de carga (e/ou resistência). (excitação inícial)
W - Liga√ß√£o a uma fase do estactor para recolher impulsos para conta-rota√ß√Ķes ou similar.

Na verdade, para o nosso regulador de tensão você só deve se preocupar com o B+, B- e os fios das duas escovas que vêm do induzido. O B+, como já foi visto é a saída de tensão positiva regulada e que deve ser ligado no positivo da bateria e ao regulador. O B- é o terminal de saída negativo e que vai para o GND do regulador. Para ter acesso aos fios das escovas solte o regulador de tensão original, esta caixa preta que está parafusada com um parafuso de cada lado. Retire o circuito do regulador e use apenas a carcaça com o porta escovas, soldando um fio em cada terminal.
De fato, ele esclarece uma parte do problema da auto-excita√ß√£o. A parte relacionada aos geradores que est√£o originais, sem modifica√ß√Ķes, e foram projetados para se auto-excitarem, indicando motivos para que a auto-excita√ß√£o n√£o ocorra ou seja prejudicada. E tamb√©m apresentando solu√ß√£o como aplicar corrente cont√≠nua ao enrolamento de armadura para recriar o magnetismo residual que pode ter sido perdido.

O nosso caso é um pouco diferente porque estamos tratando de fazer um gerador modificado com auto-excitação. E ainda mais com uma rotação bem menor do que a rotação para a qual ele foi projetado.
Mas vejam que temos a√≠ alguma coisa importante a proveitar para o nosso projeto. Como por exemplo o efeito da carga no impedimento da excita√ß√£o. √Č importante saber que para que a excita√ß√£o ocorra sem problemas a carga deve estar desligada da sa√≠da do gerador. Somente depois que o gerador atinge a sua tens√£o normal de opera√ß√£o √© que deve ser alimentada a carga, sen√£o a carga consome a m√≠nima corrente inicial que iria alimentar o campo e o gerador n√£o chega a se auto-excitar.
No nosso regulador para o alternador automotivo aqui apresentado essa foi uma das primeiras providências a serem tomados quando do projeto do circuito. Vejam que esta é a função do relé de 12V no circuito. Ele possui um contato reversível e sua bobina está ligada à saída do gerador. Enquanto não existe tensão suficiente na saída do alternador para ligar a bobina do relé, o contato está comutando o terminal negativo da saída do alternador à bobina do induzido, alimentando o campo. Quando a tensão na saída ultrapassar 9V o relé fecha o contato para o lado que alimenta a carga e o circuito chaveador assume a alimentação do campo. Mas na verdade, neste ponto a carga ainda não recebe alimentação porque existe um circuito intermediário que só deixa passar alimentação para a carga após a tensão ultrapassar 13V. E se a tensão cai abaixo deste valor a carga deixa de ser alimentada. Se a tensão cai abaixo de 8V o relé é desligado e se inicia novamente o ciclo de auto-excitação.
Anexo:
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Reg_alt.JPG
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Reg_alt1.jpg
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Torre_14.JPG
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Torre_14_ok.JPG


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Mensagem Enviado: segunda ago 16, 2010 9:50 pm 
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A potencia depende do alternador a ser usado se f√īr um de 12V 40 Amp a potencia √© de 480 W se f√īr de 80 Amp √© de 960W.

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Mensagem Enviado: segunda ago 16, 2010 11:48 pm 
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força aí, muito bom

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Mensagem Enviado: ter√ßa ago 17, 2010 12:33 am 
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Boas electronick
Vamos tentar manter o fórum arrumado. Tudo o que seja referente a aerogerador, coloca aqui e apenas neste tópico. Criaste 4 tópicos sobre o mesmo assunto, o que vai entulhar o fórum e baralhar quem esteja interessado no projecto.
Os restantes tópicos serão bloqueados e proposta a remoção.
Abraço

_________________
Aprender sem pensar √© tempo perdido - Conf√ļcio
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto

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Mensagem Enviado: ter√ßa ago 17, 2010 11:25 am 
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Boas "electronick"

"Esta informação foi retirada de um outro forum, ainda nao efectuei esta montagem."

Deve de ser site com medidas "imperiais", dado que fazes referencia a medidas de fio n√£o usadas c√°.

Tens que saber que as liga√ß√Ķes de 6 polos n√£o s√£o normais (as entradas e saidas da bobinagem).

"Mas não esqueça que, mesmo usando um alternador de 24V, o circuito regulador/excitador vai regular a tensão em 14V, para carregar baterias de 12V"

Com um alternador de 24V tens que usar regulador de 24V.

Qual a vantagem de pores as espiras multiplicadas por 3 ?

Tens que ter cuidado com as 6 pontas de saída da bobinagem do alternador, dado que tens saber quais são as entradas e as saídas da bobinagem.

Usar 3 p√°s tem haver com a velocidade e com a resson√Ęncia criada, porque se usares 12 p√°s (por ex.) √© poss√≠vel que a cerca de 50 metros as possas ouvir.

Na bobinagem do alternador que mencionas, fica a saber o seguinte:
Quando se usa mais espiras, é para aumentar a tensão.
Quando se usa fio mais grosso, é para baixar a tensão.

Ex. Se for de 24V e queres a 12V, tens que por o dobro da secção do fio e metade das espiras. Isto para manteres a mesma relação. Não esquecer o rotor dado que a tensão de excitação em principio é mesma, seja de 12 ou 24V.
E se o de 24Vfor de 100Amp em 12V d√° 200Amp.

Tens que ter cuidado num caso de vento anormal.

Cump.
M√°rio

_________________
"Crença" é a aceitação de uma hipótese, na ausência de dados.
"Preconceito" √© ter uma opini√£o que n√£o √© suportado pela preponder√Ęncia dos dados.
"Conhecimento" só é encontrada através da acumulação e análise de dados .

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Mensagem Enviado: ter√ßa ago 17, 2010 12:42 pm 
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Boas "electronick"

"Esta informação foi retirada de um outro forum, ainda nao efectuei esta montagem."

Deve de ser site com medidas "imperiais", dado que fazes referencia a medidas de fio n√£o usadas c√°.

Tens que saber que as liga√ß√Ķes de 6 polos n√£o s√£o normais (as entradas e saidas da bobinagem).

"Mas não esqueça que, mesmo usando um alternador de 24V, o circuito regulador/excitador vai regular a tensão em 14V, para carregar baterias de 12V"

Com um alternador de 24V tens que usar regulador de 24V.

Qual a vantagem de pores as espiras multiplicadas por 3 ?

Tens que ter cuidado com as 6 pontas de saída da bobinagem do alternador, dado que tens saber quais são as entradas e as saídas da bobinagem.

Usar 3 p√°s tem haver com a velocidade e com a resson√Ęncia criada, porque se usares 12 p√°s (por ex.) √© poss√≠vel que a cerca de 50 metros as possas ouvir.

Na bobinagem do alternador que mencionas, fica a saber o seguinte:
Quando se usa mais espiras, é para aumentar a tensão.
Quando se usa fio mais grosso, é para baixar a tensão.

Ex. Se for de 24V e queres a 12V, tens que por o dobro da secção do fio e metade das espiras. Isto para manteres a mesma relação. Não esquecer o rotor dado que a tensão de excitação em principio é mesma, seja de 12 ou 24V.
E se o de 24Vfor de 100Amp em 12V d√° 200Amp.

Tens que ter cuidado num caso de vento anormal.

Cump.
M√°rio


Amigo M√°rio, como referi, esta montagem foi retirada de um outro forum e aida n√£o a meti em pr√°tica.
As medidas do fio para a bobinagem s√£o americanas, mas h√° tabelas para as converter para as usadas por c√°.
Em relação ao alternador de 24v, ter de usar um regulador de 24v ou mais precisamente 28v, então nao seria um alternador modificado.
Ent√£o √© assim, como deve saber os alternadores dos carros, camioes, etc, s√≥ se excitam com bastante rota√ß√£o, claro que com o vento apenas conseguimos umas 300 a 500 rota√ßoes e como sabemos o alternador nao iria carregar.Porisso h√° duas ip√≥teses, ou arranjamos um alternador de 24V e por exemplo de 80 amperes, retiramos o regulador e a√≠ vamos ligar o regulador que est√° aqui tamb√©m neste t√≥pico. Com a rota√ß√£o √© menor e ele vai auto excitar-se, com as altera√ßoes j√° explicadas e nunca vai debitar os 24v 80 amperes, mas sim os 12 a 14v com 40amperes. Outra solu√ß√£o √© de facto encontra um alternador de 12v 80A e retirar tembem o regulador, a√≠ ele iria dar apenas 6v 40 amperes, porque a rota√ß√£o √© muito menor com o vento, da√≠ a necessidade da outra alternativa, bobinar o estator do alternador de 12V com fio mais fino, para termos a compensa√ß√£o da quebra de tensao e assim o alternador de 12v que com o vento iria apenas dar 6v, passamos a ter com a bobinagems do estator 3 vezes mais de espiras e claro com metade da corrente 40 Amperes. Concluindo ou se encontra um alternador por exemplo de 24v 80A e retira-se o regulador e liga-se ao outro regulador para o qual foi concebido e teremos assim um alternador a rodar com a for√ßa do vento, a debitar 12 a 14v 40amperes, ou encontra-se um alternador de 12V 80Amperes e retira-se a bobinagem do estator, para bobinar com fio mais fino, de modo a que se consiga meter 3 vezes mais o numero de espiras de origem, ficando na mesma um alternador a girar com a for√ßa do vento de 12 a 14v 40 Amperes.Segundo a experiencia de quem j√° fez estas altera√ß√Ķes, a segunda ip√≥tese obt√™m-se melhores resultados. Com j√° disse eu ainda n√£o testei, mas se assim f√īr com um alternador usado, eu comprei um de 24V 80 Amp por 75 euros, mais o regulador construido por n√≥s e as p√°s feitas em aluminio, poder√° dar um pouco de trabalho, mas decerto ficar√° mais econ√≥mico em rela√ß√£o aos que por a√≠ andam √† venda no mercado, que v√£o dos 800 euros aos 3.000 euros dentro da gama dos 400 a 1.000W. Eu pessoalmente quando tiver tempo vou fazer esta altera√ßao num alternador de 24v, porque tenho um terreno no sul do pa√≠s, onde tenho um furo, tenho um gerador a gas√≥leo, por n√£o ter EDP, √© uma zona de bastante vento quase o ano inteiro, da√≠ eu ir para a e√≥lica, por ser mais rent√°vel e mais econ√≥mica do que a solar, isto numa zona onde h√° sempre vento, depois ser√° obviamente necess√°rio um inversor de 24V 220AC de onda sinosoidal pura, para converter a tens√£o das baterias.
Cumprimentos a todos do forum.

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200 A?

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200A, não percebi bem a pergunta, se é em relação a um alternador, dá sempre, mas conforme a potencia, a dimensão das pás terão de ser maiores.

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Mensagem Enviado: ter√ßa ago 17, 2010 3:15 pm 
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O que eu penso é que para 200 A, qual a secção do estator???

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Mensagem Enviado: ter√ßa ago 17, 2010 3:29 pm 
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Boas
Duzia12 Escreveu:
O que eu penso é que para 200 A, qual a secção do estator???


Quando escrevi 200Amp, foi para tentar explicar que o alternador de 24V a 100Amp, em 12V d√° 200Amp, metade da tens√£o o dobro da intensidade, ou a 240V 10Amp.

N√£o alterando o n¬ļ de polos, visto que at√© nos ensaios j√° passaram de 6 polos para 12.

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Mensagem Enviado: ter√ßa ago 17, 2010 4:01 pm 
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Neste caso o alternador de 24V 100A a girar com pouca rotação, porque com o vento nao se consegue a mesma rotação de um motor, este alternador, como gira a menos velocidade nao consegue alcançar os 24V, por essa razão ele ao baixar a tensão para 12V tambem baixa a corrente para 50A, é só aplicar a lei de ohm. O mesmo se passa com a outra situação, alternador de 12V 100A, ao bobinar o estator para 3 vezes mais o numero de espiras, é óbvio que a secção do fio tem de ser menor, não quer dizer que seja também 3 vezes menos mas mais ou menos metade da secção original, aí vamos manter os 12V mas como a rotação tambem é menor, temos a compensação do estator ter o triplo dos enrolamentos, mas como tem uma secção menor, também como é obvio a corrente cai para metade.
Por essa razão, o alternador que referem de 200A, ao ser rebobinado, tem de ter 3 vezes mais o numero de enrolamentos, com uma secção de mais ou menos metade do enrolamento original, ficando a dar 100A, isto mais uma vez,acontece porque a rotação de qualquer alternador de carro, vem preparado de fabrica, para funcionar a muitas rotaçoes/minuto e nós o que estamos a fazer, é uma adaptação para eólica, onde a rotação é muito menor.
Aproveito para perguntar, como posso ver os anexos que vêm nos tópicos, já enviei uma MP ao administrador e não consigo ver nada.
Cumprimentos

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Mensagem Enviado: ter√ßa ago 17, 2010 5:05 pm 
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Se é 12 V a 50 A são 600 W


20 AWG equivale a secção de 0,5 mm^2-----10 A


Para 50A ???

A dar 100 A??

Bobines de menor secção em paralelo




Afinal como é???


Qualquer coisa n√£o est√° bem cheira-me a "esturro"



Anexo:
AWG.png


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